• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Anti ferrugem

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Hoje tive uma hora a mais no dia e tive que a gastar em Paços de Ferreira. Não tendo eu nenhuma chave de bejons na minha "oficina", resolvi passar numa grande superficie mais ligada e bricolage a ver se encontrava uma, mas nada feito.

Aproveitei fui ver das tintas. Encontrei um anti ferrugem branco da Hammerite - Hammerite directo a ferrugem esmalte para metais, 75cl por 17€. Não será caro??? Será o produto certo???

Por favor, falem devagar e mansinho, que não percebo nada de tintas. Para já é para remover a ferrugem e borrar de branco, não será a pintura final, mas vai andar assim algum tempo.

Aguardam se opiniões.

Obrigado!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1.269
Localização
Sintra
Boas Alexandre,
Nao aconcelho a dar hamerite directo na ferrugem, raspa bem, tira os podres e aplica um robilac conversor de ferrugem em sima, deixa secar pelo menos 6h. Atenção o conversor de ferrugem e um produto caro! tipo 21€ litro.

cUMMps
mogo
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.500
Localização
Portugal
Alex, nem pensar nisso é bom!

Isso é apenas e só um tapa-olhos!

Limpa-me bem essa ferrugem, depois aplica o conversor, seguido de primário e finalmente a tinta.



UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!



 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.781
Localização
Cortegaça
Já tens aqui bons conselhos, só me resta mesmo acrescentar o seguinte:
Decapar com jacto de areia e metalizar as peças decapadas é uma intervenção que fica um pouco dispendiosa, mas para quem não tem ideias de despachar o jipe talvez seja a melhor coisa a ser feita, uma vez que não há ferrugem que resista!!.
Cumprimentos.

 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Obrigado pelas opiniões.

O meu pai tem uma máquina de lavar a pressão em que uma das ponteiras tem a possibilidade de meter areia na agua. É isso que consideram jacto de areia? Infelizmente não há dinheiro para metalizar...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.601
Localização
Portugal
Alex, o sandblast ou em tuga, jacto de areia, é a projecção de areia muito fina (não é qualquer
areia) com uma máquina de pressão. O nome técnico final de uma peça com esse tratamento é foscado.
Da mesma forma que as lavadoras automáticas projectam a água, essas máquinas fazem o mesmo mas com areia.
Agora essa máquina que o teu pai tem não conheço mas nada como experimentar.
Penso que não resultará!

UMM abraço
Pedro R
 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.880
Localização
Portugal
Boas!
Eu comprei uma garrafa de Conversor de ferrugem de 1litro e custou 3 euros.
Segundo me dizem, temos que aplicar, deixar actuar e ir raspando com um raspador metalico. Repetir até deixar de ver ferrugem ou o liquido deixar de reagir.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.601
Localização
Portugal
Toz, asneira!
O conversor de ferrugem transforma a ferrugem em óxido por isso não há necessidade de retirar
a ferrugem.
Ao retirar a ferrugem agora preta depois do tratamento, estás a retirar metal que te vai fazer
falta e aí, tudo bem fica um trabalho melhor, terás de repòr as cavidades ou zonas mais enfraquecidas com betume/massa de ferro.
No meu UD tinha as uniões das 2 chapas do chassi e o rebordo da cavidade do motor muito largas
completamente corroídas o que fez alargar espessura nessa zona.
Meti-lhe para lá conversor de ferrugem e Hamerite no fim que depois de pintado não se vê uma nesga de qualquer ponto de ferrugem.
No meu entender o conversor de ferrugem branco existente no mercado não é tão eficaz.
Numa drogaria o melhor é mesmo comprar Felcot.

UMM abraço
Pedro R
 

Calhau

UMM
Registo
15 Jan 2007
Mensagens
299
Localização
Portugal
Alex.

O teu UMM não tem palamenta?

Se isso acontecer, a chave de bejon dos diferenciais e carter está lá.

Um Abraço.

 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Obrigado pela explicação! Vou investir em meia dúzia de barris de coca cola!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Falaram aqui em jacto de areia e eu como ando a estudar essa hipotese vou escrever aqui o que me vai chegando.

O jacto de areia é proíbido neste momento em Portugal. Já sei que há quem o continue a fazer mas o facto é que a areia foi substituida por grenalha de aço, pelo que será mais aceitavel o nome de jacto de aço. A decapagem efectuada por este método é medida segundo uma tabela a qual se não me engano tem 3 níveis, em que o mais eficiente não aceita (leia-se deixa) qq resto de ferrugem ou tinta e o menos eficiente limpa a ferrugem quando a mesma é superficial. Este último processo é que é apelidado de foscagem. (Caso esteja a fazer confusão alguém que me corrija).

A decapagem por jacto de aço deve observar algumas caractristicas, seja o tipo de grenalha, a difusão da mesma, o seu ângulo de dispersão e não menos importante a pressão que é aplicada.
Se nos UMM's a chapa existente na carroçaria despojada de portas, tejadilho, aro do para-brisas, e capô até pode aguentar alguns excessos noutras viaturas o resultado pode ser catastrofico, assim a escolha de um operador que tenha experiência na decapagem de viaturas e não de metal variado é de vital importância e pode fazer a diferença na conta do chapeiro.

Quanto ao que foi aqui mencionado de aplicar apenas numa area, não digo que não possa ser efectuado mas o resto do carro teria de ser isolado porque a grenalha usada nas decapagens é tendencialmente fina e ficaria pelo resto da viatura como se fosse areia de Marrocos (aquela que nunca mais sai dos carros).

Metalizar uma viatura depois de uma decapagem por jacto seria o ideal mas pelo que eu vou tendo conhecimento os preços são absolutamente proíbitivos. Pelo que a solução passa por um bom primário/aparelho que proteja a chapa.

Se cometi alguma gafe, peço Desculpa e ajuda pa perceber mais da coisa... afinal é também para isso que aqui estamos.


Abraço
Bruno
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Hoje andei aqui numas lojas a volta e nenhuma tinha anti-ferrugem, só encontrei passivadores de ferrugem a base de ácido tânico... Será que também serve?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.601
Localização
Portugal
Alex, o teu orçamento é curto e por isso dou-te uma dicas :

- com o disco e rebarbadeira, ferrugem fora
- com disco de lixa a seguir
- passivador de ferrugem (foscote)
- tinta Hamerite de primário de aplicação directa (2 demãos entre cerca de 12 horas)
- pinta por cima .
Na zona do fundo do carro pinta à trincha, esquece a pistola. Depois com a alcatifa e os tapetes de borracha ninguém vê. Foi o que fiz com o meu FD Cournil há uns anos e andei mais de 7 anos sem problema de ferrugem.
Com a experiencia vamos fazendo testes e vendo os resultados.
Uma das coisas essenciais e agora que vem o Verão, é todos os anos retirar os tapetes e levantas as alcatifas deixando uma boa tarde solarenca tratar das humidades.
Outra coisa: noutro tópico informo onde se pode arranjar gravitex e outros produtos.
Os preços acho que são convidativos e resolve os problemas do pessoal mais pequenos.
Se em determinados vincos e esquinas acumuladores de lamas, limpas tudo bem, foscote em cima, pintas e depois (nem é caro) colocas PUR expandido.
No meu Alter, os ferros de encaixe dos parachoques que ficam por dentro, enchi-os com poliuretno expandido e assim não entra nada lá para dentro.
Não meter tapetes de borracha directamente em contacto com a chapa!
EPDM em estado bruto (vulgar nome caotchouc ou borracha para todos os efeitos) é de célula fechada e não deixa respirar.
È só ver que quando se tira os tapetes está tudo húmido por baixo mesmo não entrando água.
Aconselho no caso de meter directo na chapa, uma manta plástica daquela que se coloca nos tapetes para não escorregar.

UMM abraço
Pedro Reis

 
Top Inferior