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Anilhas do autoblocante

Marques

UMMzito
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16 Fev 2007
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Boas,

penso que as minhas já foram, foi de um momento para o outro, estava tudo bem antes de almoço, e depois de fazer 10 Km em alcatrão, a seguir ao almoço e principalmente em curva dentro do diferencial é um reboliço que não se pode, não dá estalos parecem coisas a roçar umas nas outras da eu pensar que sejam as anilhas mas como de mecânica não percebo nada peço alguma ajuda aos entendidos e possiveis diagnósticos.
Pelo barulho bom não será e já sinto a carteira a reclamar

Obrigado a todos




Um abraço
Ricardo Marques
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Boas,

Aqui vai disto:
Quando parti as minhas anilhas, os sintomas eram outros, o UMM de vez em quando queria sair de frente nas curvas:p. e o que se ouvia não era roçar mas sim estalos, mais tarde verifiquei que andou por lá parte do metal das anilhas a liar os satelite e companhia:devilish:.
Conclusão tudo substituido.
Mas os sintomas não eram esses :).

Aderito
 
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8 Jun 2006
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Amigo Ricardo

Não terá nada a haver com a digestão:blush:

Se puder tire a tampa do dif. e talvez consiga vislumbrar alguma coisa com a ajuda de uma boa luz, mas bom não deverá ser.

Se tiver ferramenta(12/13 0u 14/15? e um "bom" macaco), coragem e algum conhecimento elementar de mecânica:

Com o carro desengatado, destravado (mas com calços!:astonished: e numa superfície plana;)), ponha o eixo de trás no ar, tire (descole) a tampa (vai sair cerca de 1lt de óleo, se tiver lá algum;)). Gire muito devagar uma das rodas (talvez necessite de travar de alguma maneira a outra) e vá vendo com muita atenção os dentes do pinhão (está lá no fundo!), os dentes da coroa, os satélites e os planetários dentro da "pinha", veja se existe limalha ou bocados de aço no óleo que escorreu ou no fundo da caixa.

Poderá haver problemas nas an. sinc. mas não me parece, pelo grau de barulho que sente "é um reboliço que não se pode"

Se vir algo de mau, que ultrapasse os seus conhecimentos (?), pode fechar a tampa (mesmo que a junta esteja má) com a ajuda de silicone vulgar (qualquer cor:blush:), por de novo o óleo que tirou (cuidado com fragmentos de metal) e guiar muito suavemente até um mecânico.

Vá dando noticias, estamos curiosos e possivelmente alguém o poderá ajudar mais.

UMM abraço

João

(desculpe a brincadeira inicial, mas, mesmo quando a coisa corre mal, um pequeno sorriso alivia)

Onde se lê "an. sinc." (anilhas sincronizadoras), obviamente deverá lêr-se "anilhas auto blocantes"!:blush:
 

Marques

UMMzito
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16 Fev 2007
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Amigo João,

não tem problema nenhum com a brincadeira

muito obrigado pelo comentário e passo de seguida a tentar explicar melhor, durante as primeiras centenas de metros percorridas não se ouve vive alma depois começa o barulho a aparecer, menos a direito mais em curva mas mais acentuado ainda em curva para a direita.
O reboliço a que me refiro é algo a roçar mas que tem mais intensidade em determinado ponto, como algo que ande de roda e roça mais num sitio que nos outros.
Com esta explicação não sei se ajudei mais ou ainda compliquei, agora uma pergunta de que percebi disto:D:D:D:D poderão ser rolamentos???

Obrigado a todos




Um abraço
Ricardo Marques
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Ricardo

Seria muito importante saber se a frequência do barulho está ligada directamente com a velocidade. Pelo que descreve algo entra em torção (por falta de um apoio correcto) o que faz com que uma determinada peça (que deveria estar livre de contactos), friccione noutra "menos a direito mais em curva" .

Poderá ser o rolamento de uma das rodas com demasiada folga (ou a desfazer-se), fazendo com que a polie roce no prato. Eventualmente poderia ser uma simples roda desapertada, mas nesse caso os sintomas seriam outros.

Além do que foi dito e ao ter as rodas no ar(neste caso, uma de cada vez), veja se existe folga em cada uma das 2 rodas (com força, fazendo-as oscilar para diversos lados e empurrando e puxando). Como o conjunto é pesado(n), talvez fosse bom tirar o pneu e actuar directamente na polie, a não ser que o meu amigo seja tipo armário e faça musculação:cool: (no meu caso, que sou do tipo "radiografia";) é assim que me safo). Dê noticias!

UMM abraço
João
 

Marques

UMMzito
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16 Fev 2007
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Boas,

ora cá vamos nós a evolução (mas pouca), saí de casa em direcção á oficina (casa da sogrinha) e passados 7Km nada de barulho, mais 3 ou 4 em terra e buracos e nada de barulho, bem regressei e estacionei para montar o novo mimo para o bixUMM (dois amortecedores a gás para a frente).
Bem levantei- lhe a traseira e rodei as rodas á mão e em ambas faz um barulho de roçar em mais de meia volta e ambas as rodas "entram e saem" do diferencial uns 2mm.
Depois da operação de troca de amortecedores rumei a casa e não é que passados 3 ou 4Km lá voltou o ca:devilish::devilish::devilish::devilish: do barulho, fiz algumas experiências e o resultado foi o seguinte, a direito barulho menor, a curvar para a esquerda diminui mas não desaparece, para a esquerda aumenta quando travo mantem o que estava antes de travar nem mais nem menos.

No primeiro post esqueci-me de referir que depois do passeio de sábado fiquei com o travão a travar mesmo no fundo e o travão de mão mesmo cá em cima para remediar isto o que fiz foi dar um aperto no afinador junto aos cabos do travão de mão. Poderá isto ter alguma coisa a ver pois o barulho que hoje ouvi ao rodar as rodas á mão pareceu-me ser dentro dos tambores mas também o barulho que se ouve em andamento é uma coisa mais violenta que este roçar.

E pronto não houve tempo para mais hoje se ouver alguém que tenha uma ideia que se pronuncie para vermos o que isto dá

Obrigado a todos



Um abraço
Ricardo Marques
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Marques!!!

"ora cá vamos nós a evolução (mas pouca)", MAS MUITA!!!

Se ao puxar a roda (como se ela fosse leve) para a tirar fora, ela se desloca, mesmo que seja 2mm, PARE:astonished:! Algo de errado se passa ou com os rolamentos, ou com a anilha que retem o semi eixo, ou com a chapa que os segura no exterior! O carro não deverá andar. Com perigo de danificar mais essa zona ou de a roda saltar fora...:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

Agora tudo depende da sua habilidade em mecânica, se não estiver para aí caído, vá de imediato a um mecânico, não sem antes ouvir outras opiniões, que naturalmente aparecerão!

UMM abraço e atenção a esse problema.

João
 

Marques

UMMzito
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16 Fev 2007
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Boas,

em primeiro lugar um muito obrigado ao amigo João (Verdes Rádios),

ora então cá vamos nós,
o amigo Mário ganhou as fichas do rolamento de roda, pois é hoje com a ajuda de um mecânico desmanchei o semi eixo e lá estava o magano com os roletes todos á mostra a rirem-se para mim. Agora parece que nem tudo é mau, segundo informação do mecânico que me ajudou o meu diferencial será igual aos do troféu ou seja o semi eixo é mais grosso e a ponta estriada tem menos estrias mas mais grossas. Alguém tem mais alguma informação acerca disto, será mesmo assim???

Obrigado




Um abraço
Ricardo Marques
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Marques

De facto existem desse tipo de pontes em que tudo é sobredimensionado (dif. de fab. brasileiros, cópia de dif. USA?), o mesmo se passa no meu Counil (83).

No meu caso fico contente por ser mais resistente, por outro lado tudo é 3x mais caro.

UMM abraço

João
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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essa situaçao pode ser o rolamento
mas na parte em que dizes "que o travao ficou em baixo" tambem pode te ter acontecido o afinador dos calços ter saltado e ele andar a rebolar dentro dos tambores (ja me aconteceu isso 1 vez(quando troquei os calços nao estiquei a mola o sufecienete e o afinador saltou)

Paulo Alves
 
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