• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Amortecedor de direcção

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
142
Localização
Portugal
Boas a todos,

aqui vái mais um pedido nas fotos do 2º encontro está um vermelho commatricula JR que tem um amortecedor de direcção montado, gostava de pedir ao proprietário (não sei quem é) se podia por umas fotos pois também estou a pensar montar um.
Se mais alguém usar este tipo de montagem poder por fotos agradeço e gostava também que se pronuciassem quanto á utilização, vantagens e desvantagens.

Obrigado a todos



Cumprimentos
Ricardo Marques
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
O AlterI vermelho é do Nuno de Torres Vedras,que (ainda) não é membro daqui do Forumm.
O amortecedor de direcção foi ele que o montou mas os apliques já estavam feitos,era tambem de um UMM,e não teve que soldar nada a peças do carro,mas só com fotos é que dá para ver bem os suportes.A ver se estes dias consigo tirar uma foto...
No Jipe dele melhorou a direcção principalmente em estrada,não deixa o carro dar "guinadas" quando passamos por buracos ou lombas.
O que o amortecedor faz é mesmo isso ,evita o virar rapido da direcção.


Filipe Pinheiro
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas
estas fotos são de um Alter I em que o amortecedor foi adaptado

nesta foto o amortecedor está fixo ao eixo através d um suporte feito



Aqui o amortecedor está fixo na barra de direcção



perfil do suporte que liga ao eixo



perfil frontal



espero que possam ajudar estas fotos.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
A foto a que o Marques se refere deve ser esta


Neste o amortecedor está ligado ao diferencial com uma base parecida com as bases das molas presas com 2 braçadeiras tambem como as molas e nessa base é que esta soldado o olhal para o amortecedor.E depois liga á barra que sai da caixa de direcção com abraçadeira feita á medida da barra e nesta abraçadeira é que está soldado o outro olhal para o amortecedor.
Eu sou mais defensor desta forma pois não tem nada soldado directamente a orgãos do carro,e no caso da barra de direcção eu não arriscava mesmo a soldar nada!Além de que na IPO podem reprovar se quiserem...


Filipe Pinheiro
 

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
142
Localização
Portugal
Boas,

Obrigado Dias
Obrigado Filipe

agora as minhas dúvidas quais os pontos de fixação, ou seja, na barra de direcção deve ser colocado mais para a frente ou mais para tráz e qual o tipo de amortecedor, um qualquer ou alguma coisa especifica



Cumprimentos
Ricardo Marques
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Estão aqui as fotos do UMM vermelho,ainda com restos do 2º aniversário:D

A fixação ao diferencial


A fixação na barra de direcção




Agora preços e marcas não sei,mas qualquer loja de equipamentos TT tem isso,faz uma busca na net que ficas com ideias de preços.
Este é Rancho.
A montagem deve garantir que o amortecedor não obstrua o movimento original da direcção,e claro tem que ter sempre mais curso do que a direcção para não ser o limitador.


Filipe Pinheiro
 

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Mensagens
601
Localização
DOIS PORTOS
A melhor opção parece ser essa a melhor, com o tipo de uma braçadeira, porque se por soldado o apoio do amortecedor na barra de direccão qundo se for alinhar a direccão tá sujeito a mudar de sitio (ficar com outra inclinação).
Não se me faço entender mas pronto...ao menos escrevi praki umas letras...:D

http://photos.hi5.com/0004/954/493/6p2TX4954493-01.jpg
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Cournel,puseste aqui umas letras e bem;),com este metodo de abraçadeira temos sempre hipotese de rodar as barras de direcção para afinar ,tanto a caixa de direcção como a abertura das rodas,e se for soldado temos que dar uma volta completa na barra de direcção e não ser esse o ponto exacto de alinhamento.Já para não falar da facil montagem e afinação do amortecedor de direcção.


Filipe Pinheiro
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Tb já tinha pensado em colocar um amortecedor de direcção, mas no caso de direcção mecânica, ela tende a ficar um pouco mais pesada, certo?
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas
este sistema sem soldar é muito melhor pode ser ajustado de forma a não perder barcagem, enquanto que no sistema soldado teremos que tirar bem as medidas, caso contrário podemos correr o risco de diminuir a barcagem.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal


http://satao.no.sapo.pt
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas, tal como o Nuno eu já pensei em montar um amortecedor de direcção no meu cournil mas tenho medo que fique muito pesada, já alguém aplicou numa direcção mecânica?


AbraçUMM, André Pires

 

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
142
Localização
Portugal
Boas,

espectáculo as fotos era mesmo assim que precisava, vou ver se monto no meu agora só me falta arranjar um amortecedor. Esse Rancho que está montado parece um amortecedor normal, é mesmo???

Obrigado a todos pelas fotos e pelos comentários




Cumprimentos
Ricardo Marques
 

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
205
Localização
-
Não aconselho um amortecedor normal, tem de ser um específico para direcção, para que não torne a direcção muito pesada.
 
Top Inferior