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Alternador problemas

Frederico

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8 Abr 2006
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boas,

Já procurei por todo forum e nao encontrei nada daquilo que procuro... nao sei se tenho ou nao de reparar o alternador mas pelo menos brevemente irei tirar fora para uma inspecçao e limpeza.

Problema é o seguinte, o jipe depois de ser colocado trabalhar a luz de bateria apenas apaga se acelerar prai as 2mil rotaçoes e nao acende mais. o jipe se tiver parado uma semana irá pegar bem, esteja frio ou calor. Outro problema e julgo estar associado é o esqueiro do carro ( nao posso por um telemovel carregar ou gps pois os fusiveis dos carregadores queimam de seguida). julgo que o regulador esteja mandar demasiada carga mas como o meu multimetro nao esta la muito bom , só poderei testar assim que comprar outro.

O que procurei pelo forum e nao encontrei foram as referencias do alternador, para poder confirmar se as peças que tenho sao as indicadas e as que poderei ter que comprar sao as certas.

portanto, as referencias que tenho sao as seguintes:

Alternador Bosch
0120 489 189 358
14v 28/70a


Espero que o autor da foto nao se importe de eu ter utilizado a sua foto ( como ainda nao tirei o meu fora e este é parecido/igual ao meu sempre dá para ajudar).

peça redonda ( circulo verde ):
1 197 311 090
el 14v 4c

Peça quadrada ( circulo azul ) :
2uF 100v
0 2900 800 036


Desculpem chamar peça redonda e peça quadrada mas sinceramente estou pouco comfuso, ja vi chamarem peça azul de regulador e na net chamam "capacitor" e a peça verde chamarem de regulador.

O que pergunto é o seguinte, estas referencias estao certas?
 

whitexoc

UMM
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10 Dez 2006
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Isso da luz se apagar as 2mil rotações tem a ver com a tensão da correia,tenta esticar um pouco a correia.
Agora o resto espera por opiniões.

cUMMprimenTTos


Sérgio Silva-AlterII 90

 

Frederico

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8 Abr 2006
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poderia ser uma possivilidade mas a correia está esticada e a cerca de um ano foram colocadas novas correias e tantas as novas como as antigas a luz nunca apagou (fui a bocado ver mas apenas para tirar ideia e a correia está com tensao..) . a luz fica sempre ligada inicialmente mas se passar as duas mil rotaçoes a luz apaga ( digo duas mil pois tenho de acelarar um pouco pois nao faço ideia se é as duas mil ou quase pois o umm nao tem conta-rotaçoes). Ja pensei em varias situaçoes:
- Alternador nao adequado para este motor pois nao faço ideia qual o modelo para o umm 2.5d atmosferico.

-Alternador reparado com peças que nao era edequadas para este alternador.

-Algum fio traçado e fazer mau contacto ( nao creio mas nao confirmo).

-A cerca de meio ano pensava que era a bateria estragada ( levou uma nova e continua igual).

-O que estou mais virado, alternador com avaria e a devitar mais Voltos o que faz queimar os carregadores de esqueiro ( tenho de comprar um multimetro para testar isto).



 

Frederico

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8 Abr 2006
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boas,

testei hoje com o multimetro e desligado dava 12,5v...a trabalhar e com a luz da bateria ligada dava 12,2v e lá dei uma acelaradela e a bateria já estava carregar 13,3v...portanto, tudo indica que terá de levar uma limpeza se nao mesmo troca de componentes. Alguem sabe que peça deverei trocar caso a limpeza nao dé resultados?
 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Pode ser que com uma limpeza isso fique porreiro, até pode ser simples a reparação. Fala com um electricista e pede um orçamento.

A questão que falaste em cima do isqueiro, o teu deve estar em curto-circuito o meu também estava assim, basta um bocado de oxidação que é logo um problema. Isso compra-se barato aí nas grandes superfícies por um par de euros e fica impecável.

cUMMprimentos;
 

Frederico

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8 Abr 2006
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boas,

ó Abreu nao me parece que uma limpeza chegue... o esqueiro era algo que andava algum tempo mas aos fios chega a voltagem correcta, o problema deve mesmo passar por fios trocados ou o esqueiro estragado ( o esqueiro tambem para ja nao é importante).

Voltando para o alternador...contava que alguem podesse saber qual a referencia do alternador alter II mas pelos vistos ninguem sabe. o que ja descobri é que a referencia do meu alternador é o mesmo que o do peugeot 604 2.3td, do 604 2.5td e do p4 2.5d ( nunca ouvi falar neste modelo mas os catalogos da bosch falam nele..nao falam é em alter ou cournil infelizmente)...o alternador do peugeot 505 2.5d é outro mas leva as mesmas peças do 604 td ( embora existam alternadores com 50 amperes e com 70 no 505 2.5d )...

O regulador que tenho no meu alternador nao é daquele alternador mas faz o mesmo efeito portanto o problema da luz nao é dai, ou melhor, ate pode ser mas é porque está estragado e nao por nao pertencer lá.

O regulador que lá deveria estar é o 1197311022 que por acaso já nao se fabrica pois foi substituido pelo 1197311028.

mais a baixo vou colocar fotos do meu alternador ( e do seu bom estado :blush: )



...


...

O regulador que nao dá pra ver muito bem pois qualidade da foto deixa desejar mas parece-me que os carvoes ja estao nas lonas.


Agora fica algo que julgo que dá muito jeito que consegui arranjar e nao foi pela net.


...
http://img847.imageshack.us/img847/3814/esquema122.jpg/img]
 

Frederico

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8 Abr 2006
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raios parta que tem de ser sempre a ultima foto ficar mal...aqui vai:
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Frederico

Isto de dar opiniões por fotografia, não é o mesmo que um médico observar uma radiografia.

Parece-me, por aquilo que vejo que as 2 placas do coletor no rotor (onde assentam as escovas) já deram a alma ao Criador:dizzy_face:, pois estão já demasiadamente cavadas. Ao proceder a uma eventual retificação, as cescovas (que nem me parecem más !), ficarão a trabalhar demasiadamente em vão (sem apoio). No entanto ao será daí que virão os problemas que sente.

Perece-me, também pelo que vejo, que o rotor ou estará muito sujo (o que é natural) ou terá já sinais de algum aquecimento a mais, pois está demasiadamente escuro (!?).

Existem casas na zona de Lisboa que recebem esse alt. e dão-lhe outro igual reconstruido, ou reparam-lhe bem esse se já não houver no mercado peças inteiras de substituição. Essas casas têm (geralmente) toda a aparelhagem neçessária ao teste de qualquer alternador.

Se calhar só compliquei:blush:

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

Martins

UMM
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12 Fev 2007
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Boas

Vou contar uma historia que me sucedeu com um Nissan patrol do serviço, que utiliza um alternador com o mesmo regulador de tenção do nossos UMM´s

A viatura deixou de pegar de chave, no primeiro dia pensei que tivessem deixado o radio Vhf ligado o que já era normal; Solução: por bateria á carga
No segundo dia verifiquei que o voltimetro estava nos 10V e ao acelerar subia para o maximo que era 16V (solução retirar alternador; e o resultado foi: escovas gastas, o que faz com que a exitação estacionária do Rotor seja descontrolada porque o regulador de tenção regula a exitaçao do rotor e não a saida da corrente directamente

Cumprimentos
Rui Martins
 
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