• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Alternador problemas

Frederico

Iniciado
Registo
8 Abr 2006
boas,

Já procurei por todo forum e nao encontrei nada daquilo que procuro... nao sei se tenho ou nao de reparar o alternador mas pelo menos brevemente irei tirar fora para uma inspecçao e limpeza.

Problema é o seguinte, o jipe depois de ser colocado trabalhar a luz de bateria apenas apaga se acelerar prai as 2mil rotaçoes e nao acende mais. o jipe se tiver parado uma semana irá pegar bem, esteja frio ou calor. Outro problema e julgo estar associado é o esqueiro do carro ( nao posso por um telemovel carregar ou gps pois os fusiveis dos carregadores queimam de seguida). julgo que o regulador esteja mandar demasiada carga mas como o meu multimetro nao esta la muito bom , só poderei testar assim que comprar outro.

O que procurei pelo forum e nao encontrei foram as referencias do alternador, para poder confirmar se as peças que tenho sao as indicadas e as que poderei ter que comprar sao as certas.

portanto, as referencias que tenho sao as seguintes:

Alternador Bosch
0120 489 189 358
14v 28/70a

Espero que o autor da foto nao se importe de eu ter utilizado a sua foto ( como ainda nao tirei o meu fora e este é parecido/igual ao meu sempre dá para ajudar).

peça redonda ( circulo verde ):
1 197 311 090
el 14v 4c

Peça quadrada ( circulo azul ) :
2uF 100v
0 2900 800 036

Desculpem chamar peça redonda e peça quadrada mas sinceramente estou pouco comfuso, ja vi chamarem peça azul de regulador e na net chamam "capacitor" e a peça verde chamarem de regulador.

O que pergunto é o seguinte, estas referencias estao certas?

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Isso da luz se apagar as 2mil rotações tem a ver com a tensão da correia,tenta esticar um pouco a correia.
Agora o resto espera por opiniões.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

Frederico

Iniciado
Registo
8 Abr 2006
poderia ser uma possivilidade mas a correia está esticada e a cerca de um ano foram colocadas novas correias e tantas as novas como as antigas a luz nunca apagou (fui a bocado ver mas apenas para tirar ideia e a correia está com tensao..) . a luz fica sempre ligada inicialmente mas se passar as duas mil rotaçoes a luz apaga ( digo duas mil pois tenho de acelarar um pouco pois nao faço ideia se é as duas mil ou quase pois o umm nao tem conta-rotaçoes). Ja pensei em varias situaçoes:
- Alternador nao adequado para este motor pois nao faço ideia qual o modelo para o umm 2.5d atmosferico.

-Alternador reparado com peças que nao era edequadas para este alternador.

-Algum fio traçado e fazer mau contacto ( nao creio mas nao confirmo).

-A cerca de meio ano pensava que era a bateria estragada ( levou uma nova e continua igual).

-O que estou mais virado, alternador com avaria e a devitar mais Voltos o que faz queimar os carregadores de esqueiro ( tenho de comprar um multimetro para testar isto).

Frederico

Iniciado
Registo
8 Abr 2006
boas,

testei hoje com o multimetro e desligado dava 12,5v...a trabalhar e com a luz da bateria ligada dava 12,2v e lá dei uma acelaradela e a bateria já estava carregar 13,3v...portanto, tudo indica que terá de levar uma limpeza se nao mesmo troca de componentes. Alguem sabe que peça deverei trocar caso a limpeza nao dé resultados?

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Pode ser que com uma limpeza isso fique porreiro, até pode ser simples a reparação. Fala com um electricista e pede um orçamento.

A questão que falaste em cima do isqueiro, o teu deve estar em curto-circuito o meu também estava assim, basta um bocado de oxidação que é logo um problema. Isso compra-se barato aí nas grandes superfícies por um par de euros e fica impecável.

cUMMprimentos;

Frederico

Iniciado
Registo
8 Abr 2006
boas,

ó Abreu nao me parece que uma limpeza chegue... o esqueiro era algo que andava algum tempo mas aos fios chega a voltagem correcta, o problema deve mesmo passar por fios trocados ou o esqueiro estragado ( o esqueiro tambem para ja nao é importante).

Voltando para o alternador...contava que alguem podesse saber qual a referencia do alternador alter II mas pelos vistos ninguem sabe. o que ja descobri é que a referencia do meu alternador é o mesmo que o do peugeot 604 2.3td, do 604 2.5td e do p4 2.5d ( nunca ouvi falar neste modelo mas os catalogos da bosch falam nele..nao falam é em alter ou cournil infelizmente)...o alternador do peugeot 505 2.5d é outro mas leva as mesmas peças do 604 td ( embora existam alternadores com 50 amperes e com 70 no 505 2.5d )...

O regulador que tenho no meu alternador nao é daquele alternador mas faz o mesmo efeito portanto o problema da luz nao é dai, ou melhor, ate pode ser mas é porque está estragado e nao por nao pertencer lá.

O regulador que lá deveria estar é o 1197311022 que por acaso já nao se fabrica pois foi substituido pelo 1197311028.

mais a baixo vou colocar fotos do meu alternador ( e do seu bom estado :blush: )

...

...

O regulador que nao dá pra ver muito bem pois qualidade da foto deixa desejar mas parece-me que os carvoes ja estao nas lonas.

Agora fica algo que julgo que dá muito jeito que consegui arranjar e nao foi pela net.

...
http://img847.imageshack.us/img847/3814/esquema122.jpg/img]

Frederico

Iniciado
Registo
8 Abr 2006
raios parta que tem de ser sempre a ultima foto ficar mal...aqui vai:

Registo
8 Jun 2006
Amigo Frederico

Isto de dar opiniões por fotografia, não é o mesmo que um médico observar uma radiografia.

Parece-me, por aquilo que vejo que as 2 placas do coletor no rotor (onde assentam as escovas) já deram a alma ao Criador:dizzy_face:, pois estão já demasiadamente cavadas. Ao proceder a uma eventual retificação, as cescovas (que nem me parecem más !), ficarão a trabalhar demasiadamente em vão (sem apoio). No entanto ao será daí que virão os problemas que sente.

Perece-me, também pelo que vejo, que o rotor ou estará muito sujo (o que é natural) ou terá já sinais de algum aquecimento a mais, pois está demasiadamente escuro (!?).

Existem casas na zona de Lisboa que recebem esse alt. e dão-lhe outro igual reconstruido, ou reparam-lhe bem esse se já não houver no mercado peças inteiras de substituição. Essas casas têm (geralmente) toda a aparelhagem neçessária ao teste de qualquer alternador.

Se calhar só compliquei:blush:

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

Vou contar uma historia que me sucedeu com um Nissan patrol do serviço, que utiliza um alternador com o mesmo regulador de tenção do nossos UMM´s

A viatura deixou de pegar de chave, no primeiro dia pensei que tivessem deixado o radio Vhf ligado o que já era normal; Solução: por bateria á carga
No segundo dia verifiquei que o voltimetro estava nos 10V e ao acelerar subia para o maximo que era 16V (solução retirar alternador; e o resultado foi: escovas gastas, o que faz com que a exitação estacionária do Rotor seja descontrolada porque o regulador de tenção regula a exitaçao do rotor e não a saida da corrente directamente

Cumprimentos
Rui Martins

Top Inferior