• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Alterações para melhoria de performance

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Andei à procura dum tópico que tivesse uma listagem de várias melhorias que poderiam ser feitas aos motores (originais) e que se traduzissem em melhorias de performance. Apesar de ter encontrado essa informação espalhada, achei interessante criar um tópico só sobre isso. Se já existir digam-me que eu apago. Partilhem as vossas experiências/alterações. Pelo que pude investigar, aqui ficam algumas:

- Mudança dos turbos para um TGVs - Alteração complicada e dispendiosa
- Mudança de bomba injectora para uma de maior débito
- Mudança de injectores
- Mudança de intercooler - Quais os mais apropriados a adaptar com melhor rendimento?
- Mudança do filtro do gasóleo (quando está em mau estado pode causar constrangimentos)
- Filtro de ar - Faz alguma diferença?
- Escape - Faz alguma diferença? Já li que só aumenta mesmo é o barulho, experiências?

Mais alguma coisa que se lembrem e tenham feito, partilhem ;)

The things you own end up owning you

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Bom dia.
Na minha opinião, pela seguinte prioridade de investimento/facilidade de alterar/contra-partidas:
0º Impensável é não mudar os filtros regularmente.
1º Filtro de ar, tubo largo com menos curvas e direto o possível, esgana menos o ar ao motor, melhora o desempenho e fumos, aconselho e não fica muito caro;
2º Escape, tubo 60mm o mais direito possível com panela para abafar som, torna o motor mais rápido e solto;
3º Injetores, reparados e afinados é o suficiente, melhoria substancial no consumo/desempenho/fumos;
4º Bomba injetora, aconselho Bosch de 10mm, com melhoria substancial no desempenho e consumo;
5º Intercooler, é importante mas não ponham intercooler enormes porque o ar comprime dentro dele e perde tempo de resposta, não conheço nenhum para sugerir pois tirei o meu. Aconselho a melhorar mas não traduz-se em grandes melhorias.
6º Mudar turbo, existem soluções mais baratas que os TGV e com um desempenho muito bom. Aconselho a trocar, mas aviso que para ficar em condições tem que gastar algum dinheiro, por isso é que está em ultimo... :) Se mesmo assim estiver interessado posso dar mais feedback em privado, basta enviar PM.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Não pretendo fazer nada no meu UMM, pelo menos por enquanto. Tentava apenas compilar este tipo de informações num único tópico, para que se partilhassem experiências pessoas e alguns conselhos.

The things you own end up owning you

Top Inferior