• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Alteração Caixa Velocidades

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Boa noite,

É possivel alterar a caixa de 4 velocidades para uma de cinco. Motor 2.5 ATM de um ALTER I.

Cumprimentos,

Registo
18 Jul 2010
viva.
tens aqui no forum muita informação sodre caixas de quatro versos cinco.
a tua caixa é de ferro?
se for esse o caso,vais ter que arranjar uma caixa de aluminio uma caixa de trasferencia compativel(as do alterll) fazer alteração nos apoios, mudar os veios( ou mandar curtar o ve tras e aumentar o da frente qualquer torneiro faz isso)
se a tua caixa e de aluminio é mais facil,mas mesmo assim passa por ter que mudar os veios o da frente tera que ser mais comprido pois a caixa de transferencias vai mais para tras o de tras por sua vez tera que ser mais curto e ainda teras que fazer um alteração na ligação entre a caixa de velo.. e a de trasferencias.
abraço moreira

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Tendo em consideração que tens a coloche é sim. Alias, até podes colocar uma caixa de qualquer viatura que utilize s nossos motores (por exemplo 505) mais ai claro as manetes e apoios não devem ser iguais claro, ate porque o 505 (execpto o angel) não tem caixa de transferencias. è sempre ter atenção que teoricamente qualquer caixa pode ser adaptada a qualquer motor. Como qualquer motor indenor 2.1, 2.3, 2.5 2.3d e 2.5 td tem a mesmo furação de ligação à caixa, estas trocas são relativamente faceis de fazer. Não sei como serão os apoios das caixas, mas isso dá para ver a olho :)

Carripana on the way ...

Registo
18 Jul 2010
viva.
o amigo fante estas a partir do prencipio que ele já tem uma caixa de aluminio.
porque se for de ferro,o problema não e por a caixa apertada no motor pois todos sabemos que serve o problema é por a caixa de 5 a trabalhar com a caixa de transferencias de ferro.
abraço moreira

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Boa noite a todos,

Voltando a este assunto novamente.
Estou a pensar seguir com a alteração. Como a minha caixa é de ferro quero adquirir a caixa de velocidades com a caixa de transferências e os eixos de transmissão do Alter II. Assim, de acordo com o que leio no forum, a alteração é relativamente simples, correto?

Tenho uma dúvida, os eixos de transmissão são iguais mesmo que sejam diferenciais diferentes?

Vou colocar brevemente umas fotos dos apoios da caixa para me ajudarem no modo de fixação da nova caixa.

cUMMprimentos,
Tiago Santos

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
A alteração é bastante complicada, como já se escreveu bastante no forumm.

O alter 1 trabalha com o motor sem inclinação devido aos pontos de apoio motor+caixa de velocidades.

Se colocares no teu Alter 1 uma caixa de 5 velocidades+caixa de transferências, vais ter que alterar os apoios do motor e da caixa e o teu motor vai passar a trabalhar com inclinação como nos alter 2.

Em conclusão, vais ter que alterar: caixa de velocidades+caixa de transferências, suportes dos apoios do motor, apoios da caixa, travessa da caixa de velocidades, tampa no interior (a que fica entre os bancos da frente onde saem as alavancas), eixo de transmissão da frente, eixo de transmissão traseiro.

Desvantagens desta alteração:
- Perda de originalidade; deixas de ter um alter 1 original;
- custos;
- fiabilidade; vais passar da muito fiável caixa de ferro ZF para uma caixa de alumínio menos fiavel (sincronizadores, tirantes, rótulas, correntes da caixa de transf, etc).

Com cerca de 300 euros arranjas um overdrive para a tua caixa de velocidades e ficas com o melhor dos dois mundos; Uma boa caixa de velocidades, fiável e com um escalonamento interessante para TT e com o overdrive podes fazer viagens com velocidades cruzeiro de 90 Km/h sem esforçar o motor.

Eu tenho um alter 1 e optei pelo overdrive, chegou-me a passar pela cabeça fazer a alteração para caixa de 5, ainda bem que não o fiz!

EDIT: vais precisar também de trocar o motor de arranque e o volante motor por causa do dentado do bendix... Creio que o motor de arranque da caixa de 4 (dos grandes) não é compatível com a cloche da caixa de 5 (dos pequenos).

cUMMprimentos;

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Boas,
obrigado pela resposta.

Nao conheco essa tecnologia(overdrive). Podes dar-me umas luzes? Como funciona? Custos? É de fácil aplicação? Onde adquirir?

cUMMprimentos,
Tiago Santos

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
O overdrive é um dispositivo que é acoplado na caixa de transferencias e que te vai dar uma mudança extra. Há quem diga que é uma 4,5 outros dizem que é uma 5ª velocidade. No meu caso como tenho as relações de diferencial longas (de origem) faz com que o overdrive seja bastante agradavel de utilizar em estrada ou em viagem.

Podes ver aqui: https://for-umm.pt/oldthreads/1959/28 a aplicação que o user Dias fez no seu cournil para ficares com uma ideia do que é.

Para comprar, podes tentar o ebay procurando por overdrive fairay que é igual ao dos Land Rover serie 3, à excepção de uma bolacha e do carreto de ligação que tem que se mandar fazer.

Podes também tentar comprar um que já esteja ou tenha estado montado num UMM que vem com tudo o que necessitas, é uma questão de estares atento aos classificados ou colocares um anuncio.

cUMMprimentos;

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Boa noite,

Encontrei este overdrive à venda, e segundo o vendedor saiu de um UMM.
Tenho as seguintes dúvidas:

-Para montar este overdrive preciso da bolacha e do carreto de 8 estritas correto?

-Qual o preço aproximado que devo achar justo?

Cumprimentos,

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
boas

respondendo á tua pergunta e se só tens o que está nas fotos
precisas do carreto,porca de travamento, rolamento de agulhas, bolacha adaptadora e manetes
podes ver o carreto aqui
https://for-umm.pt/oldthreads/14123/2
e aqui a bolacha e o carreto, e uma excelente explicação do amigo Dias
https://for-umm.pt/oldthreads/1959/28

não sei de onde és, mas se precisares de algum deste material podes vir cá ver e tirar medidas
tenho 2 overdrive, 1 no UMM e outro em peças

o preço é sempre muito relativo pois depende do estado, mas se for muito barato desconfia, e quando digo barato menos de 300€

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Boas Jummp,

Sou de Viana do Castelo, seria porreiro encontrar-me contigo para ver essas peças. De facto o vendedor só tem o overdrive.

Logo vou ve-lo novamente. Como posso verificar que se encontra em boas condições?

cUMMprimentos,

quote:Originally posted by JummP

boas

respondendo á tua pergunta e se só tens o que está nas fotos
precisas do carreto,porca de travamento, rolamento de agulhas, bolacha adaptadora e manetes
podes ver o carreto aqui
https://for-umm.pt/oldthreads/14123/2
e aqui a bolacha e o carreto, e uma excelente explicação do amigo Dias
https://for-umm.pt/oldthreads/1959/28

não sei de onde és, mas se precisares de algum deste material podes vir cá ver e tirar medidas
tenho 2 overdrive, 1 no UMM e outro em peças

o preço é sempre muito relativo pois depende do estado, mas se for muito barato desconfia, e quando digo barato menos de 300€

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

Eu adaptei a caixa de 5 r fiquei fascinado. O meu Cournil tornou se logo noutra coisa, menos ruído, mudanças com um racio mais porreiro etc...

Deu trabalho mas valeu bem.
Tive que adquirir, caixas completas, apoios de motor e caixa alter 2, embreagem, volante motor, cárter, bomba embreagem e tubo, furar a tampa do habitáculo e mudar o escape.

Depois disto tudo se fases muitos kms de umm vais te sentir realizado looool

O cournil faz viagens a 90 d gps na boa e antes era a 75

Ele da mais mas a rotação saudável e essa, a redline e muito próximo dos 125 de gps com 205 r16

Cups

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
é dificil a quem não percebe (como eu) verificar o estado
aqui na Póvoa conheço um mecânico que está ligado aos LR, e é a ele que recorro
quando tenho duvidas dessas.

è estranho ter saído de um UMM e não ter a bolacha, mas....
Quando quiseres passa por cá para ver o material

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
quote:Originally posted by JummP

é dificil a quem não percebe (como eu) verificar o estado
aqui na Póvoa conheço um mecânico que está ligado aos LR, e é a ele que recorro
quando tenho duvidas dessas.

è estranho ter saído de um UMM e não ter a bolacha, mas....
Quando quiseres passa por cá para ver o material

Boas,

Comprei o dito overdrive. Vem com a bolacha e manetes.O carreto que lá tinha era de 10 estrias. Como a minha caixa é a ZF é de 8 estrias.
Sendo assim ainda preciso do carreto, rolamento de agulhas e porca de aperto (esta porca não é igual à que aperta o carreto atualmente instalado na caixa de transferências?)

Vou precisar de fazer o carreto ou comprar. Alguém tem um disponível para eu levar a um torneiro para o replicar? Sou de Viana do Castelo.

Quanto ao rolamento de agulhas, qual a referencia?

cUMMprimentos,
Tiago Santos

Tiago Santos
Viana do Castelo

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Boa noite,

Estou com um pequeno probelma, mas antes disso aproveito para agradecer ao membro Jummp a ajuda que me tem dado nesta alteração.

Estou a tentar montar o overdrive mas não consigo desapertar a porca tipo castelo que está a apertar o carreto no veio da caixa. Já tentei com um tubo de aço galvanizado, fiz as estrias mas ao rodar empenaram e a porca nem mexeu.

Alguém tem uma ideia para solucionar este problema.

cUMMprimentos,
Tiago Santos

Tiago Santos
Viana do Castelo

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Eu inicialmente tambem tinha feito uma chave em tubo galvanizado, mas tive de desistir e sacrifiquei uma chave de roquete, Se nao estou em erro chave 30, ao tentar tirar com o roquete estava a ser dificil, mas com a pistola pneumatica saiu com facilidade

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Boas pessoal,

Já consegui, também tive de sacrificar uma chave 30 de caixa.
Já tenho o overdrive em testes:D

Agradeço a vossa ajuda.

cUMMprimentos,

Tiago Santos
Viana do Castelo

Top Inferior