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alter2 1992

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26 Mar 2012
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boas. comprei a poucos dias o meu primeiro umm e tenho varias duvidas! tive a lubrificar o carro nos copos de enchimento com massa consistente aplicada com uma bomba, nos cardans e nas rotulas. a minha duvida e a seguinte: nos cardans das mangas de eixo das rodas dianteiras não encontro copos de lubrificação!!! como se lubrifica???
tambem tinha um cubo da roda 4x2 4x4 da roda esquerda preso. desmontei,limpei e lubrifiquei! ficou melhor, mas a meu ver não esta ok, porque noto que o acionamento não esta igual ao da roda direita.
o cubo da roda direita quando meto 4x4 ou volto para 4x2 da um estalo,enquanto que o da esquerda da estalo quando meto em 4x4 mas quando volto para 4x2 algo não bate certo pk sinto alguma resistencia em acionar o 4x2 e não da o estalo de engrenamento!
ontem em andamento comecei a ouvir uma resmalhada raaaaaaaaaaaaa!!!!!, parei o carro e verifiquei que a patilha do cubo tinha andado, ou seja estava a meio caminho do 4x2 4x4, razao pela qual estava a fazer barulho!
ainda tenho mais umas avarias mas como o testamento ja e enorme fica para a proxima oportunidade
 

MIRANDA

UMM
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19 Abr 2010
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Boas, já uma vez tinha lancado o desafio se alguem tem um manual simples sobre as lubrificações a fazer ás nossas maquinas!!!

Penso que era bom, porque nos permitia ir mexendo pouco a pouco e comecar a perceber da coisa:D:D:D:D

Fico a aguardar a vossa resposta!!



João Miranda
Metade da velocidade

Dobro do prazer!!!
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Boas

Nem todas as cruzetas dos veios de transmissão são lubrificaveis, no entanto na sua generalidade são-no pelo que para isso têm um copo a meio do corpo.

Os copos que existem são 3 no veio de transmissão dianteiro(1 copo em cada cruzeta se forem lubrificaveis e 1 copo na manga deslizante), 3 no veio de transmissão traseiro(exactamente o mesmo que no veio dianteiro), 1 copo em cada uma das 4 rotulas de direcção(se forem lubrificaveis), 1 copo na pedaleira(entre os pedais da embraiagem e do travão) e 1 copo no veio das alavancas do 4 por 4 e caixa reduzida. Penso que não me falta nada...:D

Quanto aos cubos, o que descreves poderá ser uma avaria como poderá ser excesso de massa.



Free2UMM
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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As cruzetas dos semi-eixos dianteiros não costumam ter copos de lubrificação.

Limpa e lubrifica também o desembraiador do cubo do outro lado, no meu nunco ouvi nenhum estalo. A sua lubrificação deve ser feita com massa grafitada e sem ser em quantidade exagerada. Poderás ter montado mal o desembraiador. Pelo menos no Cournil há duas molas de força diferentes, em que a mais fraca fica entre o manípulo e a aranha e a mais forte entre a aranha e o cubo. Isto para o Cournil em que se gira quase uma volta completa. Sei que os cubos de alguns Alter são diferentes, apenas se gira um quarto de volta.

Penso que já ouvi falar em três tipos de desembraiadores diferentes...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

ToMiX

UMM
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17 Mai 2008
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Para testares o diferencial da frente levantas as rodas da frente e ligas os 2 cubos p/ 4x4. E testas rodando o eixo e cada uma das rodas (não é preciso selecionar 4x4 na caixa).
Tirar os cubos e falange: tiras os parafusos do cubo (chave sextavada 1/8 em polegadas), tiras as porcas da falange (acho que é a 13) e o freio do veio, lavas isso muito bem, e montas cá fora o conjunto.



(Fotos da autoria do User Superpilot do tópico https://for-umm.pt/oldthreads/836 )

(Na falange onde tem um veio recartilhado, tem um freio que poderá ter saltado). Depois de montado o conjunto testas com 4x4 e com 4x2, o "veio recartiljado" tem de atracar quando mudas para 4x4. O centro do cubo sai facilmente, para encaixar tem "manhas" tem 3 posições posiveis, mas encaixa.


(pancada seca mesmo no centro)

Depois passar por qualquer loja TT que terão em kit essas 2 juntas (falange á manga e do cubo á falange e mais os parafusos). Nos meus não meti massa, mas meti uma cola que uso para vedar roscas nos parafusos. Convem dar uma lixa fininha para retirar os possiveis restos de juntas antigas quer nos cubos quer na falange.
Penso que não terei falhado nada, de qualquer forma corrigem/ acrescentem ao tópico.
Foi feito para Cubos AVM num UMM Turbo de 92.

E aqui qd pedi ajuda para situação semelhante:
https://for-umm.pt/oldthreads/19615


 
Registo
26 Mar 2012
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ok muito obrigado!! este fim de semana vou ver a historia do cubo, e as cruzetas da frente que não têm copos de lubrificação vou por no exterior delas um pouco de spray de correntes de moto para oliar um pouco.
ja tenho mais novidades:angry::angry::angry:
então agora o umm quando esta ao relantin começa a acelarar ligeiramente sozinho!! olha esta agora! dou uma sapatada no acelarador e fica normal!!! passado 1 minuto volta a fazer o mesmo! sera a bonba injectora??? so tenho e dores de cabeça!
 

transmontanumm

Iniciado
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18 Fev 2010
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Boas
Para as dores de cabeça- Aspirina.
Para o Maquinão - Paciencia
O UMM faz qualquer um crescer no mundo da mecanica auto. Se foi feito por seres iguais a nós, nós somos capazes de o desmontar, reparar e por tudo de novo no sitio, apenas é preciso paciencia.
Nos cubos deves ter posto massa a mais.
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Essa do acelerar sozinho deve ser entrada de ar no circuito. como estão os tubos que trazem o gasóleo, desde o depósito até aos injectores? Vês alguma humidade? Poderá ser também da bomba injectora, mas começa pelo mais simples...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

ACardoso

UMM
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6 Nov 2011
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Pelo que li por aqui, pode ser passagem de gasóleo (pelo retentor da BI) para o óleo, assim verifica o nível de óleo, se estiver muito alto...
 
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26 Mar 2012
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pronto tinha que ser(n)(n). o gajo ontem deixou-me a pe! mas ja resolvi o mproblema:) tinha o filtro de gasoleo cheio de porcaria! hoje limpei todo o circuito e esta altamente!
durante a semana passada comprei outro umm, alter1 de 1986 atmosferico em pessimo estado. sinceramente nem sei o que lhe vou fazer!!! existe alguma compatibilidade de peças entre um alter1 e o alter2 ambos atmosfericos? nomeadamente o motor e os diferenciais? as caixas de velocidades e transferencias ja sei que não são iguais!
obrigado
 
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