Amigo markilhas, espero não estar a dar uma calinada, mas encontrei esta informação na net que penso ser do seu interesse
Sei que posso (e provavelmente vou) levar uns cascudos pelo que vou escrever aqui, mas acho que a gente tem que partir de alguns princípios no que diz respeito às nossas viaturas.
Os off-roaders por cultura dão muito mais atenção aos aspectos de suspensão, pneus, motor e bordy-armour do que com a parte elétrica de seus 4x4. E isso acontece no mundo inteiro, não só aqui no Brasil.
Por isso vamos entender dois conceitos:
Quem gera eletricidade no nosso veículo é o Alternador :!:
Quem armazena a eletricidade em nosso veículo é a Bateria :!:
Enquanto o carro está ligado, quem gera a eletricidade para todas as partes elétricas das nossas viaturas (os faróis dianteiros, as bombas, ventoinhas, rádio, som, buzina, guinchos e etc) é o alternador. Nesse momento a bateria só armazena uma parte dessa corrente.
Quando o carro está desligado, a bateria é quem cuida de alimentar quaisquer dessas peças que necessitem de energia.
Por isso mesmo é recomendável que algumas delas (em especial faróis de milha e guincho) não sejam usadas quando o carro não estiver com o motor em funcionamento.
A bateria retém a carga para que se dê a partida no carro, também. Por isso é tão importante.
Então há um erro pensar que baterias maiores ou sistemas com duas baterias ajudam a dar mais energia às nossas viaturas. Repetindo: quem gera energia é o alternador, e quanto maior a corrente que ele gerar, maior vai ser a capacidade elétrica do carro.
Só para vcs terem uma idéia sobre consumo, aqui vai o estudo que eu fiz do meu Samuca:
Sistema Elétrico do Samurai (38A)
Guincho Warn M6000 (26A em funcionamento - 52A em pico)
Faróis Hella Model 500 Lâmpadas Normais (12.6A)
Faróis Hella Model 500 Lâmpadas Neblina(12.6A)
Faróis Hella Model 500 Lâmpadas Âmbar(12.6A)
CB Cobra 19 DX III (1.5A)
CD Player Kenwood KDC122 (1.8A no volume máximo)
Se vocês somarem as correntes, verão que - se eu ligar todos os equipamentos ao mesmo tempo - vou ter 105.1A de consumo, sendo que o meu alternador só me gera 65A.
Então eu vou ter que muda-lo.
No caso do Samurai é um pouco mais complicado, porque falta espaço físico e algumas adaptações são necessárias (polias, correias, etc). Mas num CJ - com aquele cofre todo - é extremamente simples e deveria ser uma das prioridades de vocês.
Um Alternador 120A é a melhor pedida, e a colocação de uma "chave geral" também.
Quanto a usar 2 baterias (12V + 12V), só se justifica quando se pretende usar muito das partes elétricas da viatura enquanto ela estiver desligada (e o alternador não estiver funcionando). Ou quando o sistema é modificado para 24V... mas essa é outra história! ?
in,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-397.html
No mesmo forum, uma resposta também interessante
Mas, no exemplo que você deu, de onde vem a energia quando você liga tudo no seu carro? Pode ter certeza que o carro não pára, pelo menos não naquele momento. Se está gastando os 100 e pouco amperes, e o alternador só supre os quase 40, os outros 60 vem da BATERIA. Embora recomendado, vc não precisa trocar o alternador. Só que pela constante carga e descarga da bateria, e pelo uso pesado, ela vai pro saco mais fácil. Se vc tiver oi alternador de 120, a bateria não vai ser exigida quase nunca, tendo uma vida útil muito maior.
cUMMprimenTTos
Alexandre Madeira