• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

alimentar 2 guinchos

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.857
Localização
Portugal
Bem tinha meti um post mas nao deu, venho por este meio peguntar, qual a melhor e mais segura maneira de alimentar 2 guinchos um a fren e outro atras..a localizaçao da bateria e pra por num sitio protegido da agua....e que mesmo so um guincho as vexes derrete me a bateria, agora com dois????..aguardo respostas..o meu obrigado

 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Amigo markilhas, espero não estar a dar uma calinada, mas encontrei esta informação na net que penso ser do seu interesse


Sei que posso (e provavelmente vou) levar uns cascudos pelo que vou escrever aqui, mas acho que a gente tem que partir de alguns princípios no que diz respeito às nossas viaturas.
Os off-roaders – por cultura – dão muito mais atenção aos aspectos de suspensão, pneus, motor e bordy-armour do que com a parte elétrica de seus 4x4. E isso acontece no mundo inteiro, não só aqui no Brasil.
Por isso vamos entender dois conceitos:
• Quem gera eletricidade no nosso veículo é o Alternador :!:
• Quem armazena a eletricidade em nosso veículo é a Bateria :!:
Enquanto o carro está ligado, quem gera a eletricidade para todas as partes elétricas das nossas viaturas (os faróis dianteiros, as bombas, ventoinhas, rádio, som, buzina, guinchos e etc) é o alternador. Nesse momento a bateria só armazena uma parte dessa corrente.
Quando o carro está desligado, a bateria é quem cuida de alimentar quaisquer dessas peças que necessitem de energia.
Por isso mesmo é recomendável que algumas delas (em especial faróis de milha e guincho) não sejam usadas quando o carro não estiver com o motor em funcionamento.
A bateria retém a carga para que se dê a partida no carro, também. Por isso é tão importante.
Então há um erro pensar que baterias maiores ou sistemas com duas baterias ajudam a dar mais energia às nossas viaturas. Repetindo: quem gera energia é o alternador, e quanto maior a corrente que ele gerar, maior vai ser a capacidade elétrica do carro.
Só para vcs terem uma idéia sobre consumo, aqui vai o estudo que eu fiz do meu Samuca:
• Sistema Elétrico do Samurai (38A)
• Guincho Warn M6000 (26A em funcionamento - 52A em pico)
• Faróis Hella Model 500 Lâmpadas Normais (12.6A)
• Faróis Hella Model 500 Lâmpadas Neblina(12.6A)
• Faróis Hella Model 500 Lâmpadas Âmbar(12.6A)
• CB Cobra 19 DX III (1.5A)
• CD Player Kenwood KDC122 (1.8A no volume máximo)
Se vocês somarem as correntes, verão que - se eu ligar todos os equipamentos ao mesmo tempo - vou ter 105.1A de consumo, sendo que o meu alternador só me gera 65A.
Então eu vou ter que muda-lo.
No caso do Samurai é um pouco mais complicado, porque falta espaço físico e algumas adaptações são necessárias (polias, correias, etc). Mas num CJ - com aquele cofre todo - é extremamente simples e deveria ser uma das prioridades de vocês.
Um Alternador 120A é a melhor pedida, e a colocação de uma "chave geral" também.
Quanto a usar 2 baterias (12V + 12V), só se justifica quando se pretende usar muito das partes elétricas da viatura enquanto ela estiver desligada (e o alternador não estiver funcionando). Ou quando o sistema é modificado para 24V... mas essa é outra história! ?

in, http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-397.html


No mesmo forum, uma resposta também interessante

Mas, no exemplo que você deu, de onde vem a energia quando você liga tudo no seu carro? Pode ter certeza que o carro não pára, pelo menos não naquele momento. Se está gastando os 100 e pouco amperes, e o alternador só supre os quase 40, os outros 60 vem da BATERIA. Embora recomendado, vc não precisa trocar o alternador. Só que pela constante carga e descarga da bateria, e pelo uso pesado, ela vai pro saco mais fácil. Se vc tiver oi alternador de 120, a bateria não vai ser exigida quase nunca, tendo uma vida útil muito maior.


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas AmigUMM's :)
Concordo com o que foi dito pelo Companheiro Alex. ;)
No entanto, na minha opinião, uma segunda bateria não faz mal algum porque além de permitir um poder de arranque muito maior ao motor de arranque, permite também uma estabilidade maior nos valores da tensão no momento em que todos os equipamentos eléctricos estão ligados.
Atenção que o valor de débito de corrente do alternador é importante mas não devemos esquecer os níveis de tensão.
Um alternador potente (120A) com uma baterial fraca, pode fazer com que a tensão no momento em que temos todos os equipamentos ligados venha para baixo dos 12V (principalmente com o motor parado), provocando mau funcionamento ou até avaria dos equipamentos eléctricos.
Eu defendo que um bom alternador é fundamental mas deve estar acompanhado de uma boa bateria ou se possivel 2 bateriais.
Eu prefiro 2 baterias boas com um alternador menos potente do que um alternador potente com uma bateria fraca.
Claro que estas questões só se colocam quando temos equipamentos mais exigentes como farois auxiliares, guincho(s), Rádio CB etc.
Uma máquina só com o equipamento eléctrico de origem não precisa de alternador mais potente nem de reforço de bateria.
No essencial concordo com o que o Alex tão bem explicou. :)
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.857
Localização
Portugal
e assim, a expeçao das funçoes habituais da viatura, vai funcionar com 2 guinchos , uns 4 farois auxoliares a frente e dois atras, e vai ser um projecto submarino.lol...bem mas e essa a ideia de funçao electrica no jipe..abraço

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
No caso para alimentar 2 guinchos acho dispensavel 2 baterias,prefiro uma de 110A,pois se tiveres 2 duplicas as probabilidades de avaria e se elas não estiverem as 2 em bom estado a que está pior vai "arrastar" a outra para o fim de vida prematuro.Tens 2 guinchos mas nunca vais usar os 2 ao mesmo tempo,só se for para o esticar:D.Tenta é pôr a bateria do guincho que consome mais e é usado mais vezes para não perderes potência devido ao comprimento dos cabos,e aqui é que vais ter que ter muita atenção na sua escolha,evita cabos de pouca qualidade e têm que ser bem calculado os comprimentos/secção para não teres dissabores de aquecimento dos cabos e perda de potencia.
O alternador é claro que se for mais potente melhor recupera a carga da bateria,mas para estragar um alternador e uma bateria em condições á custa do uso do guincho,1º vai o guincho á vida...


Filipe Pinheiro
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
"Retirando (a guincho/s) uma teoria hipotética, mais estética do que prática"
(teorema da Belota)

Dois guinchos?:astonished: Tudo bem!:cool:
Mas em que situação serão os 2 utilizados ao mesmo tempo? De modo a necessitarmos de tantos ampere/hora
Em que tempo, que Nosso Senhor nos deu, para existir e andar de UMM, teremos os dois a puxar igualmente???:devilish:. Em 99,9999% das vezes não será apenas utilizado um e depois outro:D???
Então, a mesma bateria que tinhamos com um, também servirá quando tivermos os dois!(y) A não ser que queiramos esticaaaaaar a viatura.:astonished:
E se o carro estiver num deserto da Mongólia:p com areia pelos dif.:dizzy_face: e a unica palmeira em 500km em redor:astonished:, ficar a um metro e de lado(y)?
E se para comer eu gostar de bacalhau e apenas tiver pistachos?:D:D:D.
Comprem uma boa pá da BELOTA se não quiserem ficar agarrados à pich**a.

:D:DUMM abraço:D:D
João
 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.857
Localização
Portugal
bem a belota ja faz parte do equipamento a muito tempo, mas o jipe agora vai partir pra algo mais radical, como meti na apresentaçao do meu menino....por isso a necessidade de instalar o guincho atras, realmente e quase raro usar os dois ou mesmo negativo, mas sabe se la o que poder acontecer, mas pronto ja tou tirando uma ideia do que terei de fazer..abraço

 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Pedro
Tá quase!!!:cool:, Tá quase!:cool:, Já deverá faltar pouco;)
UMM abraço para si (e para os outros:)) Boa sorte na recta final.
João
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas
concordo com a maioria das opiniões aqui apresentadas
Mas seguindo a ideia do Markilhas e aplicar 2 baterias.
No meu caso se desejasse colocar 2 baterias no UMM faria da seguinte forma:
-a bateria que alimenta sistema de iluminação e restantes componentes ficaria apenas com essa função.
a 2ª bateria seria então para fornecer energia para os guinchos e alguns farois auxiliares.
os cabos de ligação aos guinchos devem ser bons porque caso contrário derretem devido ao seu aquecimento e tentar evitar que fiquem com cumprimento exagerado.
Na ligação alternador 2ª bateria eu colocava um relé.
Perante esta situação nunca dará cabo da 1ª bateria que fornece corrente para o motor e outros componentes.





cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.n-gestus.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt
http://www.cm-satao.pt
 
Top Inferior