• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Alavanca de velocidades presa

njcruz

UMMzito
Registo
19 Ago 2010
Como diz o tópico ia eu muito descanssado num passeio a reduzir de 3ª baixa para 2ª baixa quando fiquei com a alavanca de velocidades presa.

Conclusão, nunca mais desengatou, ficou bem presa na 3ª baixa, tive que chamar um reboque e vir de Vieira do minho até Gaia de reboque.

Cheguei a casa e fui ver o que se passava....

depois de desmontar vi que o problema não é propriamente da caixa mas sim desses "veios dos garfos" (não sei se é este nome que se lhes dá) que ficaram numa posição em que não deixam a alavanca mexer-se, depois de abrir isso testei fora e aconteceu-me de novo.

Já aconteceu a alguem? Qual será a melhor solução para não voltar a acontecer?

Já agora será que me podem dizer qual lubrificante é que se usa na caixa de velocidades, caixa de transferencias e overdrive? E onde se mete e vê os niveis? Queria aproveitar que está tudo a mostra para fazer uma pequena revisão.

Desculpem ser um chato, mas cada vez gosto mais de ser eu a fazer a manutenção da minha máquina, para além de poupar uns €€€€

cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
No meu acontecia uma coisa parecida, que era a alavanca sair ou saltar do sitio correcto e depois encravar o selector.
A solução para o meu caso foi a peça onde encaixa a alavanca rectificada cerca 1,5mm na base, a mola também foi ligeiramente esticada.

No teu caso tudo leva valvolina 80/90w eu só tenho duvida na overdrive.

È mole mas sobe.

njcruz

UMMzito
Registo
19 Ago 2010
Obrigado pela tua rápida resposta,

será que basta levar a peça que está na primeira foto a uma casa especializada ou é melhor levar o UMM, para eles verem como é e mais facilmente resolverem o problema?

cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

njcruz

UMMzito
Registo
19 Ago 2010
essa peça tem silicone de juntas mas eu quando a tirei fora mandei os veios para o sitio deles, ela desencravou mas com ela fora mexi com a alavanca várias vezes e chegou a um ponto que ela encravou na mesma.

Por isso eu penso que seja a parte da alavanca que está dentro da caixa que esteja com um pouco de folga e não deixe esses veios no sitio certo e eles encravem, digo eu...

cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
isso era o que acontecia no meu a ponta estava gasta e saia do sitio dela, deixando a mudança engatada e indo engatar outra.
Quantas vezes desencravei a caixa com uma chave de fendas, até perceber com resolver, pior era a marcha-atrás era sempre encravada.

È mole mas sobe.

njcruz

UMMzito
Registo
19 Ago 2010
É mesmo isso, ficou engatada na 3ª baixa mas a alavanca estava na posição de ponto morto, a unica coisa que dava para fazer era para engatar a marcha a trás, mas se eu larga-sse a embraiagem era quase como se o jipe quise-se andar para os dois lados, isto é, não saia do sitio nem forcei mais para não fazer asneiras...e como estava perto do acampamento fui devagarinho até ao parque em 3ª:dizzy_face:

cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Pano, chave de fendas, lanterna, ficas desenrrancado.
Basta retirares a alavanca rodando o suporte até soltar, e com a chave de fendas alinhar os encaixes.

È mole mas sobe.

njcruz

UMMzito
Registo
19 Ago 2010
Bruno e Delgado muito obrigado, para a proxima se for por isto não perco o passeio:D:D

Assim que poder vou deita maos a obra e fazer uma pequena revisão as caixas e ao overdrive.

cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
já passei várias vezes por uma situação identica, sempre que metia a marcha-atrás e levantava demais a alavanca encravava a caixa de velocidades, para a desencravar tinha que retirar a alavanca e com a ajuda de uma chave de fendas lá a conseguia repor na posição normal... mais tarde após uma investigação vim a descubrir qual era o problema que a originava a encravar..... era a peça que fixava a alavanca á caixa de velocidades, a minha caixa tem 2 pernes onde deve encaixar e rodar o fixador da manete, como tinha partido (tipo orelhas) de um lado o fixador, a mola interior fazia pressão levantando o fixador o qual deixava de estar a manete centrada, após esta descoberta fiz novos encaixes no fixador e nunca mais tive problemas.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

njcruz

UMMzito
Registo
19 Ago 2010
Dias,como te disse talvez tenhas razão,aqui vão as fotos.

Aqui nesta parece estar tudo bem...

Aqui como dá para ver já foi soldada, talvez pelo antigo dono.

Reparei que depois de meter a alavanca no sitio, tudo direitinho e depois carreguei nessa chapa redonda para baixo e ela ainda foi um bocado, por isso talvez seja essa folga, mas...

O estado da minha alavanca:dizzy_face:

1- tem solda de metal, talvez se gaste rápido e fica oval ficando com mais folga, ou, talvez seja assim para não desgastar o que esta em contacto com ela.

2- já deve ter partido aqui pois está cheia de solda.

3- tem aqui um buraco, não sei para quê mas a alavanca fica mais frágil.

4- tem aqui outroburaco delado a lado, tambem não sei para quê, e prova de que fica mais frágil é que já está a partir.

cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Nuno, tenho cá essa "carrapeta" que tem as unhas para segurar a alavanca à caixa de velocidades nova!
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

Top Inferior