• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ajuda!!!

Registo
7 Set 2007
Boas a todos!!
Preciso da vossa ajuda, o meu UMM está parado:angry: quando o fui para tirar da garagem, depois de o meter a trabalhar não entrava a primeira, tentei marcha atras e nada, nao entarava nenhuma velocidade... Desliguei-o e desligado as velocidades entravam normalmente, voltei a ligar e nada... ou seja, a trabalhar não entra qualquer velocidade e parado funciona perfeitamente...
O que será? Já alguem teve este problema?

Obrigado

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
embraiagem... podes ter o cabo desafinado ou partido...
É Alter 1 ou 2?
Se for Alter 1 quase de certeza que é o cabo.
Se for Alter 2 a embraiagem já n é tão simples e alguém mais te poderá dizer o que é.

Registo
7 Set 2007
Obrigad0 nunumm!! é um alter 2... Mas agora ta a primeira metida e nem sequer consigo meter em ponto morto, está dura...
Será a embraiagem?

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Não consegues porque o UMM deve ter mexido com ela engrenada e agora sem embraiagem é dificil tirar.
Isso é mesmo embraiagem.
Alguém com um Alter 2 saberá melhor que eu o que é de facto. Eu percebo mais das embraiagens de cabo, dos Cournil ou Alter 1.

Registo
7 Set 2007
Pois nunumm, foi o que eu pensei, que tivesse a haver com a embraiagem mas como não percebo muito do assunto...
Mas é estranho porque estava impecavel e deixou de funcionar derrepente...
Obrigado nunumm

aranhanegra

UMMzito
Registo
19 Jul 2008
Com a ajuda de outra pessoa consegues verificar o que está a acontecer.

Tens que retirar uma tampa que a caixa de velocidades possui, que está virada para o lado do pendura. Quando o fizeres encontras aí um sistema que a embraiagem empurra para conseguires meter as mudanças.

Metes a mão sobre essa peça e pedes à pessoa para te carregar na embraiagem e vais verificar o que acontece! Se estivesse tudo bem, essa peça seria bastante empurrada, de tal forma que iria de um extremo ao outro. Se não acontecer existem duas hipóteses:

1º Tens ar no circuito da embraiagem hidráulica (e para sangrar isso, é mais fácil fazeres de baixo para cima).

2º Estás com problemas na bomba de embraiagem, que já não consegue dar a força suficiente para a embraiagem actuar.

Já agora...como está o pedal? Está mais leve?

Registo
20 Abr 2008
Boas...
O que te vou dizer pode parecerestranho mas foi o que aconteceu!!
Há uns 2 anos atrás tive EXACTAMENTE o mesmo problema que tu!!
Pensei em mudar a embraiagem mas antes disso resolvi testar umma coisa...
Por baixo do umm (na caixa de tranferencias axo eu) há um parafuso (bujão-não sei se é assim que se escreve)que serve para tirar a agua que se acumula lá dentro...tirei esse parafuso(saiu umm bocado de água),despejei uma lata de WD40 lá para dentro e passado ummas horas fui tentar...estava IMPECÁVEL!!!
Já não sei ao certo onde é o parafuso e tb não posso ver porque tenho o UMM desmontado...não é o do oleo (obviamente) é outro que lá está!
UMM abraço
Pedro

Registo
8 Jun 2006
Amigo Helder

Como o acçionamento dessa embraiagem é hidraulico, várias coisas poderão ter acontecido, então:

-Pode não haver óleo no copo da bomba principal (no sistema), por se ter perdido por ela (bomba principal), pelo bombito, ou por um tubo. Não notou óleo no chão?

-Podem se ter danificado as borrachas da bomba principal ou do bombito.

-Pode a própria embraiagem ter uma avaria (a pior das situações).

Se houver óleo no depósito, o problema deve residir na bomba principal ou na bomba auxiliar (bombito/bombite:thinking::D)

Sangrar apenas o sistema, penso que não será uma solução definitiva, porque pode ficar a embraiagem boa, mas sem determinar a causa da 1ª avaria nunca chegará a nenhuma conclusão e o mais natural é vir a acontecer o mesmo outra vez, e como as "leis de Murphy" indicam, irá suceder na pior altura.

Antes de desmontar a b. principal ou o bombito tente ver se algum deles apresenta sinais de fuga, veja se sucede o mesmo no tubo flexivel.

Quanto a desengatar o carro, se tiver alguém que balançe o carro para a frente e para trás enquanto faz força na alavanca, ele deverá desengatar (convém arranjar 2 pessoas:p).

Leia outras opiniôes e vá dando notícias para ver se o podemos ajudar ao mesmo tempo que aprendemos sempre alguma coisa:astonished:

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Registo
7 Set 2007
Boas a todos!!
Antes de mais um muito obrigado pela vossa ajuda e disponibilidade para me ajudarem a resolver o problema do meu umm...
Andei uns tempos sem net e foi esse o motivo da ausencia, mas trago boas novidades, o umm já rola, foi desmontada a caixa de velocidades e agora está impecável...
Obrigado a todos!!

Umm abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas, Helder!
Já agora e em paga pelas centenas de palavras escritas pelos restantes a tentar ajudar, diz lá o
que se passou com caixa. Qual o diagnóstico ? Tinha de ter alguma coisa!

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE

Registo
7 Set 2007
Não, agora a caixa está bem no sitio:D:D
O que se passou com a caixa foi que estava com folga o que fazia com que as velocidades ficassem presas e não entrassem, mas felizmente já está o problema resolvido...:)
UMM abraço

Top Inferior