• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

ajuda urgente

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas é o seguinte, fui dar uma volta com o meu cournil, e passou-se o seguinte,

1 - começou a largar agua por um tubo que esta no reservatorio da agua, mas não é que ta ao pe da tampa, e um que supostamente não deve estar furado?
- depois tapei o furo e tirei o tubo que liga do radiador ao motor, enfiei a mangueira nesse buraco que tem no radiador e a agua fer o circuito todo(acho eu)saio castanha, mas não continuei ate ficar limpa, devo faze-lo?
- o que sei é que a seguir fui dar uma volta e não voltou a aquecer nada, mas mesmo nada, a agua estava a temperatura ambiente,será normal?

2- para ligar as 4x4 é so rodar nos copos a frente? não se mexe nas caixas?
- e se a seguir se sentir preso a andar, parece que estava travado, pois ele tinha estado a patinar numa subida, sera que o diferencial esta a bloquear, pois em andamento com muito esforço, assim que travava mandava-me para fora da estrada, o que poderá ser?

agradecia muito a ajuda pois pensava que o tinha em condições, desde que o tenho so andei dois dias, estou desiludido

ummista dos algarves
cournil 83

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas!

Quanto à primeira questão não te posso ajudar, sou um nabo no que toca a mecânica e afins!

Quanto à segunda para alem de rodares os cubos para engatares as rodas ao eixo, tens de passar a alavanca da tracção para a posição 4x4 para que a caixa de transferências mande força também para o eixo da frente... Se o carro se manda para o lado só quando travas verifica primeiro os travões!

Não desanimes, que não vale a pena...

Boa sorte na resolução dos problemas.
PF

Orgulhosamente UMMista

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Na 1ª questão podes limpar o circuito dessa maneira,até começar a sair agua mais limpa.
E o ponteiro da temperatura,que comportamento teve?Subiu?
A agua estar á temperatura ambiente depois de ir dar uma volta não é normal,pelo menos morna tem que estar,o que podes ter aí é o termostato preso,e não abriu,ou então a volta foi pequena e a agua não chegou aquecer e por sua vez não abriu o termostato para poder circular do radiador para o bloco do motor.

Na 2ª questão para teres a tracção ligada tens que ligar os cubos para 4x4 e tambem ligar a tracção lá dentro com a alavanca,o que os cubos fazem é desligar as rodas dos semi-eixos para em 4x2 não teres o diferencial todo a rodar e a "prender" um pouco o carro melhorando o consumo.
O carro estar preso a andar sem mandar estalos e esticões:D(com os cubos ligados em 4x4 pode-se sentir uma ligeira prisão mas pouco significativo )dificilmente é problema de diferencial o mais certo é ser travões muito afinados e com o aquecer podem ter dilatado e prende as rodas.
Quanto ao travares e o carro "mandar-te" para fora da estrada de certeza que é os travões desafinados,e nesse caso chegas-te ao calcanhar de Aquiles dos UMM´s...:D

Filipe Pinheiro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
o prender deve ser mesmo dos travoes poes eles foram afinados para irem a inspecção, e não consigo rodar o botao da sofagem esta preso, terei que o desmontar, e ja agora deita algum fumo do respiro do motor que sai po chão e pinga algum oleo será normal?

ummista dos algarves
cournil 83

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Isso de deitar fumo do respirador e pingar oleo é que não é nada bom(n)
Sintoma de motor cansado...

Filipe Pinheiro

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
radiador:
eu ja limpei o circuito do meu e tambem ja limpei o radiadaor todo fazendo passar agua por um extremo e sair do outro ate sair agua limpa tambem aconcelho-te a dares pequenas pancadas(no meu caso pegava no radiador de deixava baber um pouco de leve no xao, pode parecer-te estranho o processo mas e teres um pouco de sensibilidade para nao amaxucares o radiadaor) na parte de baixo do radiador para libertares barro que la se acomula e que nao sai so com a agua a passar e olha que no meui caso saiu bastante.

4x4:
para ligares as quatro tems sempre que por a seta do plastico preto do cubo a indicar para o nº4 que esta gravado no cubo (pelo menos o meu esta)e tambem engrenar a alavanca com a bola amarela(alavanca do meio)
se tem prisao pode ser falta de uso mas deve passar com o andamento(verifica o nivel de valvulina no diferencial),ou simplesmente quando viras um pouco a direcçao e normal ele prender um pouco com as 4x4 ligadas e tambem nao te aconcelho a virar a direcçao toda com as 4x4 ligadas pois esforça muito as cruzetas

travoes:
tambem de vez em quando acontece-me isso ,isso e quando tems uma roda mais afinado de um lado do que o outro o que origina a guinar para o lado onde esta a travar melhor,e uma questao de afinaçao
mas para nao apanhares sustos segura sempre bem no volante antes de travares:D

nao desanimes isto tambem faz parte dos UMM ades ver que começas a topar as manhas todas e depois ja deixa de ser defeito e passa a ser feitio hehehe

abraço

Paulo Alves

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
acho que preciso de um kit de embriagem, alguem me sabe dizer onde posso encontrar a um preço de amigo, ou se existe compativeis no mercado.
E se devo mandar ver o motor, ou o que posso fazer para ver porque de ele deitar algum fumo pelo respiro e algumas pingas de oleo, existe alguma maneira de eu puder ver algum sintoma do motor cansado ou juntas de cabeça queimada?

ummista dos algarves
cournil 83

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Olá.
Para testar muito rápido se o motor está com compressão, vai a uma descida ingreme, tipo acesso de garagem, e põe a máquina a descer. Trava com travão de mão e desliga o carro. Engata em 2a, destrava lentamente o carro e repara se ele se segura sozinho ou se começa aos solavancos a descer. Para estar bem terá que se aguentar parado sozinho, engatado e completamente destravado... ou então está com falta de compressão e de força.

Em relação ao radiador, não uses água... mesmo mudando regularmente, pois enferruja o sistema interior do radiador. Põe só anticongelante, e vais ver que aguentas o radiador e o sistema de refrigeração limpinho durante anos.

Cumprimentos.

Nuno

ummleal

Iniciado
Registo
16 Mai 2006
Boas
Pelo pouco que ainda sei sobre o UMM(5 mesitos apenas),tudo o que já foi dito para ajudar parece-me bem,penso apenas que depois de rodar os cubos exteriores para assim engrenarem no diferêncial e em seguida engrenar a alavanca da tracção,deve-se fazer uma ligeira marcha atraz para eles apanharem a tracção e fazemdo o mesmo quanto quiser passar á tracção normal,pois depois de colocar a alavanca na posição 4x2 e rodar os cubos para 2,fazer marcha atraz faz com que os cubos de desprendam do diferencial e fiquem soltos,pois o que pode ter acontecido,é um deles ter menos pressão e engrenar só um,o que faz tracção 4x3(2 atras e 1 á frente)Já me aconteceu isso,é raro,mas pode acontecer.

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
A tracção deve ser engrenada e desengrenada em andamento lento para a frente. Assim devem desengrenar e engrenar com muita facilidade, sem arranhar, ou poderá haver algum problema...

Cumprimentos.

Nuno

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
vai hoje pa oficina, e acho que vai precisar de umas juntas pois ele esta um bocado babado de oleo a volta do carter, e pinga junto a embariagem, mas vou ver a compressão junto de uma descida ingreme para me certificar da compressão, ontem experimentei a andar com as redutoras ligadas e ja engrenou bem e desliou bem, e encostei a um monte de brita com as redutoras ligadas e so com o ralentim e subio ate começar a esgravatar

outra coisa quando ando em estrada com as 4 ligadas faz um barulho no diferencial da frente tipo, ferro com ferro, como se não fosse usado com frequencia, será disso o barulho, devido a não utilização? ficar acamado? ferrugem?

já agora deve-se tirar os copos da frente das rodas onde tem os botos para rodas, para lubrificar? tem alguma coisa a ver com o barulho que referi?

ummista dos algarves
cournil 83

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Isso do ferro com ferro é rolamento do pinhão de ataque que foi à vida. Trata disso antes que a roda-coroa e pinhão de ataque vão à vida.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
esse pingar ao pe da enbreagem pode ser culpa do retentor da cambota e nao da junta do carter.o meu tambem baba um pouco por ai e nao e do carter.
a meu ver mais vale andar assim pois para trocar esse retentor axo que se tinha de desarmar uma grande parte do motor o que se tornaria um pouco carote,vai estando atento ao nivel de oleo do motor

no diferencial esse barulho e quase de certez que e um ou mais rolamentos marados.pode ser o da pinha(2) ou da roda de croa (que tambem tem 2)

axo que nao esto a mandar nenhuma calinada,se tiver corrijao-me

abraço

Paulo Alves

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
é que o barulho que faz com as 4 ligadas só nos cubos é bem diferente que faz com as 4 engrenadas, faz mais barulho quando estão as 4 engrenadas, não há hipotese de ser por falta de uso, e os rolamentos estarem secos, acham que devo andar um pouco com elas ligadas para ver se o barulho diminui?
e já agora vou mandar lavar o motor todo, para ver de onde esta a verter oleo, se o ir lavar que cuidados tenho de ter? é um cornil de 83

ummista dos algarves
cournil 83

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
Para lavar o motor tens de ter cuidado
e tapar a admissao mt bem
não mandar jato de agua para o radiador
e pouco mais
UMM abraço
Nuno

Ps kit de embraiagem completo
(prato+disco+rolamento) anda a volta de 65E

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
oh ummzito onde compras esse kit de embraiagem? eu preciso de um

ummista dos algarves
cournil 83

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
ha esquece não deve de dar po cournil, pois ele e diferente do alter, mas ja agora diz se encotrares po cornil e que preço

ummista dos algarves
cournil 83

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
fiquei a saber hoje que preciso das bombas de travão, os tubos, retentores dos diferencais, das caixas, junta carter, ohhhhh mannnn to lixado alguem me diz onde posso consultar estes artigos para um counil de 83, e que ja me tou a passar, mas é mesmo assim, se me puderem ajudar eu agradecia

ummista dos algarves
cournil 83

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Qualquer loja de acessórios de automóvel te arranja esse material, basta que leves o que está danificado de modo a que possam tirar medidas.

Top Inferior