• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ajuda Urgente

JAF

Iniciado
Registo
11 Abr 2007
Caro colegas de Hobbie, estou a precisar de uma ajuda urgente, pois ao desmontar o meu BichUMM de 90 (atmosférico) para proceder a um "face-Lift" (ou seja Pintura nova de outra cor) tive que desmontar a Souffagem que aparentava algumas peças danificadas.

Assim sendo, decidi retirá-la para sempre. Mas deparei-me com tubos a mais???

Ou seja tenho 4 tubos.

O tubo laranja vem da tampa(motor) e entra num tubo metalico por baixo do radiador (ver foto 2)

O tubo rosa vem da lateral do motor e entra no canto superior direito na zona do manipulo da souffagem (quente/frio). (ver foto 3).

O tubo azul pequeno no canto superior esquerdo é a purga e tem um tampão de plastico branco na ponta.

O tubo verde não consegui identificar de onde vem, mas entra no lado esquerdo inferior.

Ao desmontar tudo perdi toda a água/liquido para o chão e agora não posso ligar a máquina.

Assim sendo, peço com caracter de urgência as instruções a seguir para eliminar estas tubagens (ou ligá-las entre elas) para poder ter o problema resolvido para sempre e atestar o deposito de liquido e ligar o bichUMM.

Estou mesmo enrascado.
Obrigado desde já.

Cumps.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Aí para teres menos trabalho o que tens a fazer é por uma junção a ligar o tubo que liga onde esta assinalado a verde ao que liga onde esta assinalado a rosa,na 1ª foto.
O da purga sai fora, e assinalaste aí um tubo que não tem nada a ver com o circuito de refrigeração que é o laranja.

Filipe Pinheiro

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
fassas o que fizeres nao ligues nada de agua ao tubo que vai ligar a tampa de valvulas:astonished:

Paulo Alves

JAF

Iniciado
Registo
11 Abr 2007
Desde já o obrigado pela ajuda, mas o meu problema maior resideno tubo a laranja que está solto e perdeu água/liquido. Mas apenas vejo aquele Tubo metálico/buraco (laranja) por baixo da zona do cofre do radiador da souffagem.

Hoje vou tentar ver melhor.

Ao ligar os dois tubos e mais a purga no tal "T" não vou ter problemas de futuro???

Pela noite vou tentar ver onde pertence este tubo laranja. Será que se soltou quando tentava tirar a souffagem???

depois dou noticias
Obrigado a todos.

cUMMps

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Ora bem, vamos ver se te consigo ajudar mais um bocado:

Este tubo é um respiro do motor, encontra-se na cabeça e não vai ligar a mais lado nenhum, normalmente fica solto e sempre a apontar para baixo. Deve ter o interior sujo com óleo e até poderá pingar muito pouco (óleo, naturalmente:)).

Agora vamos olhar para a solfagem do lado interior do habitáculo. No lado direito, tens a torneira onde liga o tubo de entrada que sai da cabeça do motor (3ª foto, marcado a magenta).

No lado esquerdo superior tens a purga, já sabes para o que serve.

No lado esquerdo inferior tens a saida (no caso do meu UMM esse tudo liga na copo do gasóleo, mas no teu caso pode ligar directo a bomba de água).

No buraco que assinalas na chapa da solfagem na segunda foto, não liga lá nada. Se reparares esse buraco está sujo e seco, sem sinais de qualquer ligação recente. Para ser sincero, nem faço ideia do motivo desse buraco estar aí, pode ser que alguém saiba.

Convém esclarecer o que eu te disse pela PM ao resto de pessoal. Eu pus a hipótese de ligar o tubo de entrada directo ao de saída por intermédio de um "T", no qual de ligaria a purga.

É só uma ideia, não sei se é viável. Certamente existirá outra maneira de purgar o sistema, espera a ver o que os demais elementos do Forumm têm para te dizer.

Vai com calma porque a ignorancia pode fazer muito mal à saud€.

JAMAIS LIGUES O TUDO QUE ASSINALEI A VERMELHO NA FOTO AO CIRCUITO DE ÁGUA:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:! Se queres uma desculpa para meter um motor turbo:D, não destruas o atmosférico. De boa vontade arranjo um cantinho lá em casa para ele, estou sempre aberto a presentes :D:D:D.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

JAF

Iniciado
Registo
11 Abr 2007
Carissimos, penso que já solucionei a situação (pelo menos até agora ainda não deu problema.... Tb ainda não teve tempo para o teste de estrada/mato).

Como podem ver a hipotética solução passou por comprar um pouco de tubo (borracha de diâmetro interior de 18mm, dois joelhos de latão e duas abraçadeiras).
Aquele apoio do lado direito (com uma ponta de tubo) tem de ser melhorado...

Quanto à tampa, a mesma vai levar uma chapa antes de ser pintado e forrado de novo.

Julgo que a situação esteja resolvida. A ver vamos...
Cumps.
João Branco

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
e simples
o azul desaparece.
o verde ligas directo ao vermelho como fizeste.
e o laranja simplesmente fica apontado para o chao(se for o respiro do motor,que axo que e!...)

Paulo Alves

Pirata80

UMMzito
Registo
9 Fev 2019
Ora bem, vamos ver se te consigo ajudar mais um bocado:

Este tubo é um respiro do motor, encontra-se na cabeça e não vai ligar a mais lado nenhum, normalmente fica solto e sempre a apontar para baixo. Deve ter o interior sujo com óleo e até poderá pingar muito pouco (óleo, naturalmente:)).

Agora vamos olhar para a solfagem do lado interior do habitáculo. No lado direito, tens a torneira onde liga o tubo de entrada que sai da cabeça do motor (3ª foto, marcado a magenta).

No lado esquerdo superior tens a purga, já sabes para o que serve.

No lado esquerdo inferior tens a saida (no caso do meu UMM esse tudo liga na copo do gasóleo, mas no teu caso pode ligar directo a bomba de água).

No buraco que assinalas na chapa da solfagem na segunda foto, não liga lá nada. Se reparares esse buraco está sujo e seco, sem sinais de qualquer ligação recente. Para ser sincero, nem faço ideia do motivo desse buraco estar aí, pode ser que alguém saiba.

Convém esclarecer o que eu te disse pela PM ao resto de pessoal. Eu pus a hipótese de ligar o tubo de entrada directo ao de saída por intermédio de um "T", no qual de ligaria a purga.

É só uma ideia, não sei se é viável. Certamente existirá outra maneira de purgar o sistema, espera a ver o que os demais elementos do Forumm têm para te dizer.

Vai com calma porque a ignorancia pode fazer muito mal à saud.

JAMAIS LIGUES O TUDO QUE ASSINALEI A VERMELHO NA FOTO AO CIRCUITO DE ÁGUA:dizzy_face:😵😵! Se queres uma desculpa para meter um motor turbo:D, não destruas o atmosférico. De boa vontade arranjo um cantinho lá em casa para ele, estou sempre aberto a presentes :D:D:D.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Boa tarde.

Irei passar pelos mesmo e não consigo ver a foto que daria jeito para perceber as ligações.
Onde poderei ter acesso a ela?
Obrigado

Top Inferior