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[AJUDA] Tirar motor fora ......

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Boas, desculpem desde ja a falta de participação no forumm mas tem havido alguns imprevistos particulares que quase me levaram ao abandono do projecto. Agora que retomei ao resturo do meu jeep, gostava de saber se me poderiam dar alguma opinião sobre como tirar o motor, alguma dica ou jeitinhu que ajude? é possivel adaptar um turbo num atmosferico? mais propriamente num Alter II. abraços e cummprimentos

UMM -» EM FASE DE RESTAURO.
Qta. do Conde
 

migneiva

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12 Abr 2006
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Boas!

Com a ajuda de uma daquelas gruas de mecânico, tira o motor sem grandes problemas!

Em relação à adaptação de um turbo num atmosférico... não se meta nisso!!! :)

Há algumas diferenças entre os blocos turbos e os blocos atmosféricos, que não inviabilizam a montagem do turbo, mas a tornam numa operação arriscada em termos de fiabilidade.

Mas esse tema já foi aflorado aqui no fórum... se fizer uma pesquisa de certeza que obterá opiniões bem mais avalizadas do que a minha!

Um abraço,


Miguel Neiva
QD-87-84
www.naTTuga.com
www.rainforestportugal2008.com
 
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8 Jun 2006
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Amigo Levita

Vários factores têm que ser ponderados, fundamentalmente: onde e o que tem à sua disposição para tal tarefa (ferramenta de elevação). Pois não é tarefa simples:disappointed_relieved:, nem fácil(n), tendo que lidar com grandes pesos:astonished:!!! CUIDADO:astonished:.

Depois de:

Desligar a bateria
Remover os bancos da frente.
Retirar os resguardos (chapas interiores) da chaufagem e das alavancas.
Radiador e grelha.
Remover todo o sistema do filtro de ar.
Desligar tubo de chegada de gasóleo na bomba.
Desligar cabo de aço do acelerador (na bomba).
Desligar cabos eléctricos das sondas de temperatura e pressão de óleo e de chegada de tensão às velas.
Desligar cabo de massa (-) ao motor (se houver).
Desligar os cabos eléctricos do alternador.
Desapertar os apoios (2) de lado no motor.
Desapertar o tubo de escape do colector.
Desapertar os diversos parafusos da “cloche” (por dentro do carro e por baixo dele).

Se não me esqueceu de nada:blush:, apoiando o motor num macaco com rodas (profissional de boa qualidade), intercalando entra ele e o cárter uma madeira larga, o motor desprender-se-á para a frente, podendo ser retirado por cima (pela zona da grelha) com um cadernal ou com um macaco de motores. Atenção que agora todo o motor está muito instável:dizzy_face: e perigoso:astonished:.

Se tiver esses acessórios e se eles admitirem esse peso (verifique bem!!!), pode inclusive retirar a caixas em conjunto com o motor, bastando para isso que proceda ao desligar da caixa (tem diversos procedimentos, de que não falo agora) do chassis e não tenha retirado os tais parafusos da “cloche”.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Obrigado pelas dicas, vamos ver no que isto vai dar.... Abraços e obrigado

UMM -» EM FASE DE RESTAURO.
Qta. do Conde
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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podes fazer como o amigo João diz.
ou entao fazes como eu ja fiz. e exactamente a mesma coisa mas nao tirei:
bancos
nem xapas interiores
nem a grelha

basicamente abri o capo, desprendi e desliguei tudo o que esta ligado ao motor( cabos, tubo de escape, apoios de motor etc) e o radiador e saiu tudo na boa pelo espaco que o capot tapa.
o que da mais trabalho e desapertar a clox.:cool::cool:

Paulo Alves
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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quote:Originally posted by stretx

podes fazer como o amigo João diz.
ou entao fazes como eu ja fiz. e exactamente a mesma coisa mas nao tirei:
bancos
nem xapas interiores
nem a grelha

basicamente abri o capo, desprendi e desliguei tudo o que esta ligado ao motor( cabos, tubo de escape, apoios de motor etc) e o radiador e saiu tudo na boa pelo espaco que o capot tapa.
o que da mais trabalho e desapertar a clox.:cool::cool:

Paulo Alves

Ontem estive a tirar a caixa do meu e ia fazer como tu Paulo,mas o parafuso de cima da cloche teimou e não saiu,acabei por ter de desmontar os alçapões e o tablier para ter um acesso facil ao dito cujo...
 
Registo
8 Jun 2006
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Ao tópico:

Retirar essas chapas (até nem é muito complicado!) só traz vantagens. Senão vejamos: Com elas retiradas pode-se dar uma vista de olhos (finalmente!!!) ao sistema de chaufagem, muito especialmente ao radiador, para além de verificar o estado de isolamento sonoro daquela autentica fábrica de pregos/oficina de ferreiro(n), especialmente substituindo o isolamento dessas chapas e dos laterais do motor por material de maior qualidade. Sem ser isso, e já não é pouco, pode-se isolar com grande facilidade todo o chassis ao lado das caixas e, objectivo primeiro, ter acesso aos malvados parafusos da "cloche".

Também se pode, nessa altura, tirar mais facilmente folgas:dizzy_face: às alavancas.

Ao re-isolar as referidas chapas (vertical e a horizontal, sobre as caixas) dever-se-á ter o cuidado de o isolamento ter realmente a largura das mesmas, de modo a servir de junta. Ao mesmo tempo substituem-se todas as molas dos parafusos de aperto (que deverão passar a porcas niqueladas com rosca de chapa). Daí deixará de vir mal ao mundo durante muitos anos! (o aperto dessas novas porcas, feito agora com uma pequena chave de caixa, ou chave de bocas, deverá ser firme, mas não ser em demasia, porque as molas poderão não aguentar. Apenas quando a espuma estiver já mais calcada, deverão ser um pouco mais apertadas)

Como indicámos numa "posta" anterior, o "Y" de plástico preto (Renault 4L), muito especialmente nos "Cournil" deverá ser desmontado (retirada a ventoinha e a sua cablagem) e isolado com espuma fina própria para isolamento de som. As melhorias são MUITO GRANDES, porque o radiador de chaufagem (o seu ninho) é uma passagem directa para a algaraviada que vem do motor. Este trabalho deverá ser feito em todo o interior do "Y" (tendo o cuidado da ventoinha, posteriormente, não ficar a bater em nada) e por todo o interior do "tablier" de ferro (pintado de preto). Dever-se-á ter atenção ao movimento do “flap” interior, de modo a que o seu movimento também seja livre.

As juntas, entre os dois topos do “Y” e umas peças de plástico rebitadas por baixo do tal “tablier de ferro, também deverão ser refeitas (em espuma fina vulgar), porque estarão naturalmente já desfeitas em pó.

No meu caso, como dissemos na altura, utilizei uma camurça sintética (que fui colando aos pedaços com uma boa cola de contacto) e os resultados foram surpreendentes!!! Menos de 30% de barulheira:p.

Ainda sobre o assunto dos barulhos e na posse de um analisador electrónico de ruído (!emprestado!), andei, feito tonto:blush: a ver de onde era o sítio de maior passagem de barulho (maior vibração de ar) vindo do motor, até que passei pelo tal “Y” (precisamente sobre a ventoinha). O aparelho (como é direccionável), deu-me valores mais do dobro do barulho ambiente. Prova cientificamente comprovada(y) que a vibração do ar naquela zona era uma espécie de “ChernobilUMM”:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:.

Ainda não consigo ouvir música:angry:, mas pelo menos já não utilizo bandeiras de sinais para falar com quem estiver ao meu lado (a quase cinco metros;)).


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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quem tiver tempo e paciencia e fazer como o amigo João diz sem duvida!! tambem ja fiz uma"cena" parecida:D mas nao tao aprofundado:cool: e vale a pena

quem esta com pressa porque nao passa um dia sem por as maos no volante do bixarocUMM...e criar atalhos:D, mas nos atalhos tem de se aver com os malditos parafusos da cloche principalmente o do topo:anger:

Paulo Alves
 
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