Ao tópico:
Retirar essas chapas (até nem é muito complicado!) só traz vantagens. Senão vejamos: Com elas retiradas pode-se dar uma vista de olhos (finalmente!!!) ao sistema de chaufagem, muito especialmente ao radiador, para além de verificar o estado de isolamento sonoro daquela autentica fábrica de pregos/oficina de ferreiro
, especialmente substituindo o isolamento dessas chapas e dos laterais do motor por material de maior qualidade. Sem ser isso, e já não é pouco, pode-se isolar com grande facilidade todo o chassis ao lado das caixas e, objectivo primeiro, ter acesso aos malvados parafusos da "cloche".
Também se pode, nessa altura, tirar mais facilmente folgas:dizzy_face: às alavancas.
Ao re-isolar as referidas chapas (vertical e a horizontal, sobre as caixas) dever-se-á ter o cuidado de o isolamento ter realmente a largura das mesmas, de modo a servir de junta. Ao mesmo tempo substituem-se todas as molas dos parafusos de aperto (que deverão passar a porcas niqueladas com rosca de chapa). Daí deixará de vir mal ao mundo durante muitos anos! (o aperto dessas novas porcas, feito agora com uma pequena chave de caixa, ou chave de bocas, deverá ser firme, mas não ser em demasia, porque as molas poderão não aguentar. Apenas quando a espuma estiver já mais calcada, deverão ser um pouco mais apertadas)
Como indicámos numa "posta" anterior, o "Y" de plástico preto (Renault 4L), muito especialmente nos "Cournil" deverá ser desmontado (retirada a ventoinha e a sua cablagem) e isolado com espuma fina própria para isolamento de som. As melhorias são MUITO GRANDES, porque o radiador de chaufagem (o seu ninho) é uma passagem directa para a algaraviada que vem do motor. Este trabalho deverá ser feito em todo o interior do "Y" (tendo o cuidado da ventoinha, posteriormente, não ficar a bater em nada) e por todo o interior do "tablier" de ferro (pintado de preto). Dever-se-á ter atenção ao movimento do flap interior, de modo a que o seu movimento também seja livre.
As juntas, entre os dois topos do Y e umas peças de plástico rebitadas por baixo do tal tablier de ferro, também deverão ser refeitas (em espuma fina vulgar), porque estarão naturalmente já desfeitas em pó.
No meu caso, como dissemos na altura, utilizei uma camurça sintética (que fui colando aos pedaços com uma boa cola de contacto) e os resultados foram surpreendentes!!! Menos de 30% de barulheira
.
Ainda sobre o assunto dos barulhos e na posse de um analisador electrónico de ruído (!emprestado!), andei, feito tonto:blush: a ver de onde era o sítio de maior passagem de barulho (maior vibração de ar) vindo do motor, até que passei pelo tal Y (precisamente sobre a ventoinha). O aparelho (como é direccionável), deu-me valores mais do dobro do barulho ambiente. Prova cientificamente comprovada
que a vibração do ar naquela zona era uma espécie de ChernobilUMM:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:.
Ainda não consigo ouvir música:angry:, mas pelo menos já não utilizo bandeiras de sinais para falar com quem estiver ao meu lado (a quase cinco metros
).
UMM abraço
João
"Conduza UMM pedaço da nossa história"