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Ajuda resolução problemas Alter I

jpedromr

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18 Set 2010
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Boas,

Tenho um Alter I ao qual troquei a bomba injectora, porque a antiga estava estragada. Fiquei com alguns problemas e dúvidas.

Na bomba tenho 2 cabos, um do acelerador e o outro não sei de que, alguém me pode dizer para que serve? Outra dúvida é que na bomba tem uma peça que eu não faço ideia se é uma válvula, solenóide, o que quer que seja. Tem lá um fio ligado e com o multímetro vi que assim que ligo a ignição essa peça começa a receber corrente.

Passando aos problemas, purguei o sistema todo como diz no manual do carro. Desapertei o parafuso da bomba manual e puxei o gasóleo até vir sem ar. De seguida fiz o mesmo com o parafuso que está no corpo da bomba. Após isto continua a não chegar gasóleo aos injectores, aliás, desapertei o tubo à saída da bomba e nada. Outra coisa que acontece é que cada vez que dou à chave, se voltar a tirar o parafuso do corpo da bomba, voltam a sair bolhas de ar.

Já esgotei o stock de ideias na cabeça e não sei mais o que fazer. Precisava de ajuda, porque estive a tarde toda de hoje de volta do carro e queria ver se amanha punha aquilo a trabalhar.

Cumprimentos
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Umas fotos da bomba ajudavam, mas estou tentado a dizer que ela é de um 2100cc antigo com depressor por cabo (falas em dois cabos...) mas por outro lado falas em ligação eletrica, pelo que deve ter válvula de corte de gasóleo...

Seja como for, acredito que o problema esteja mesmo aí, que não deixa passar o gasóleo.

Põe umas fotos que será mais fácil perceber do que estamos a falar...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

jpedromr

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18 Set 2010
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Falhou-me esse pequeno pormenor! Aqui fica uma foto da bomba:
[/URL]

Essa tal peça que é a que nesta foto aparece com a anilha azul, depois de a tirar vi que era oca por dentro, não tem lá nada. Ainda com ela na mão experimentei ligar a ignição e desligar a ver se percebia o funcionamento daquilo, mas foi o mesmo que estar quieto. Não fez absolutamente nada.

O motor em causa é um 2.5 e a bomba é rotor diesel.

Penso que tudo o resto está bem ligado.
 
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18 Jul 2010
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viva
os dois cabos devem ser um do acelerador outro é o que liga á vavula de arranque em frio.
o que tem corrente é o corta gasoil
essa vavula pode estar avariada e não deixar passar o combustivel.
moreira
 

jpedromr

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18 Set 2010
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A válvula por dentro é oca, eu nem percebi o funcionamento daquilo, porque não a vi mexer quando ligava ou desligava a ignição.

Esse cabo do arranque a frio como funciona? Ao aquecer ele puxa o cabo, ou solta-o?
 
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18 Jul 2010
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viva.
a vauvula é oca e dentro trabalha um pistom que se calhar ficou na bomba ingetora
quanto ao cabo e uma peça que vai na cabeça do motor, e quando o motor esta frio acelera ligeiramente o motor contraindo esse mesmo cabo.
moreira
 

jpedromr

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18 Set 2010
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Já vi umas fotos da válvula neste tópico: https://for-umm.pt/oldthreads/11937

Acontece que a minha válvula não tem nada lá dentro, não tem esse pistão nem nada. Já a tirei e tentei tirar alguma coisa que estivesse a obstruir aquilo e não consigo. Tentei com um iman para tentar puxar algo que pudesse haver lá e nada. Por acaso não tenho fotos da válvula, mas ela por dentro não tem rigorosamente nada, logo está boa para o lixo.

Outra dúvida que tenho é com as ligações dos tubos da bomba de água. Aqui fica uma foto dela:
[/URL]

Preciso de saber ao certo onde se liga cada tubo, porque da forma que o carro veio ficava um por ligar, que era aquele que está por cima do maior.
 
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14 Dez 2011
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A saída superior liga a falange onde está o termoestato a parte superior do radiador.
O mais pequeno liga a uma saída do vaso de expansão.
O outro logo por baixo liga a parte inferior do radiador
O lateral liga ao radiador da sofagem
Se precisares de algo mais avisa
AbraçUMM

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!
 

jpedromr

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18 Set 2010
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Amanha tenho que batalhar mais um bocado na bomba, a ver se descubro qual é o problema. Depois é só montar tudo em condições e fica pronto. Caso tenha mais dúvidas volto a colocá-las aqui.

Obrigado a todos
 

jpedromr

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18 Set 2010
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Boas,

O carro continua a não pegar. Liguei um berbequim à bomba e de inicio não saía gasóleo pelos tubos dos injectores. Depois de insistir um bocado aquilo começou a deitar. Segundo me disseram tem umas palhetas lá por dentro que deviam estar coladas. De qualquer das formas continua a não pegar, porque deita pouco gasóleo pelos tubos. Devo ter que mandar reparar a bomba. Deixem-me contactos na zona de Lisboa de oficinas ou pessoas que façam esse serviço.

A única casa que conheço é uma em odivelas-olival de basto, mas deram-me um orçamento de 310€....
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá,
Podes tentar mandar reparar em Alfragide em frente ao IKEA, tens lá uma casa mexe em bombas e injectores.
mas não teras ainda muito ar na Bomba?
Tenta por a trabalhar com entrada de ar tapada.
Outra coisa não terás trocado o tubo de entrada de gasóleo com o de retorno?


UMM abraço
Samuel Sousa

 

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Boas

Com calma tudo se resolve.
O motor de arranque roda bem?
está a chegar correntes às velas?
É só mesmo a falta de gasóleo?
Se não chega gasóleo aos injectores, não vais conseguir meter o jipe a trabalhar.

Desaperta os as porcas dos tubos dos injectores, e pede alguém para te rebocar durante alguns metros para que consigas limpar alguma porcaria que tenhas as tubagens de gasóleo.
Depois aperta tudo direitinho e mete o jipe a trabalhar.

Pode ser que fique resolvido.
 

ummendes

UMM
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27 Ago 2007
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boas
vê se a bomba tem uma purga lateral para
o sangramento do gasóleo.
se tiver abres e carrega na bomba auxiliar ate sair la gasóleo.
tem de sair gasóleo nos injectores com pressão se não ,não pega.
quanto ao segundo cabo esta a fazer de descompressor e esta na posição
errada,teras de puxar a parte vermelha para tras,porque assim esta em modo off



cUMMprimenTTos
Carlos Mendes

www.UMMistas.com
 

jpedromr

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18 Set 2010
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Já sangrei o sistema todo, até já desmontei a bomba manual. Já fiz centenas de coisas, incluindo tirar a bomba e voltar a montar umas 3 vezes. O gasóleo chega bem à bomba e está tudo montado. Da bomba para a frente não passa. A válvula de corte do gasóleo não tem a parte de dentro, logo não impede a passagem do mesmo.

Das vezes que tirei a bomba liguei-a a um berbequim para ver se ela mandava gasóleo pelos tubos. De inicio não mandava, mas depois lá acabou por resultar. O problema é que acho que ela manda pouco gasóleo, ou seja, acho que está avariada. Não é a 1ª vez que faço este tipo de intervenção, já o fiz noutro carro e quando dava a chave com os tubos dos injectores desapertados aquilo mandava esguichadelas valentes de gasóleo. Este não, este larga só umas pingas.

Não consigo rebocar o jipe, porque está 2 pisos abaixo do chão, logo para sair dali ou trabalha, ou trabalha! :D
 

jpedromr

Iniciado
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18 Set 2010
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quote:Originally posted by ummendes

boas
vê se a bomba tem uma purga lateral para
o sangramento do gasóleo.
se tiver abres e carrega na bomba auxiliar ate sair la gasóleo.
tem de sair gasóleo nos injectores com pressão se não ,não pega.
quanto ao segundo cabo esta a fazer de descompressor e esta na posição
errada,teras de puxar a parte vermelha para tras,porque assim esta em modo off



cUMMprimenTTos
Carlos Mendes

www.UMMistas.com

Então mas aquela patilha penso que deve estar assim e depois com o aquecimento do motor aquele cabo vai puxando e vai cortando gasóleo. Por fim se puxarmos o resto, desliga-se. Foi isto que percebi, para além de que a bomba já vinha com a patilha assim.
 

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Boas

Experimenta outra bomba...


Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 

Abreu

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25 Mai 2009
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O problema dessas bombas injectoras é que se estiverem muito tempo paradas é o cabo dos trabalhos para voltarem a dar pressão de gasóleo porque ficam coladas. Tenta arranjar uma bomba de um motor que esteja a trabalhar ou então leva a tua a uma casa de bombas para eles darem uma revisão.

Essa bomba com descompressor manual pode não ser a mais indicada para o teu motor 2.5, porque parece originária de uma versão mais antiga 2.1 ou 2.3 e consequentemente o débito de gasóleo não será o mesmo.

Quanto aos tubos, no meu Alter 1 acho que esse que está por cima do maior está tamponado, vou confirmar amanhã.

cUMMprimentos;
 

ep125

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22 Mai 2013
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Boas, desculpem mas ca vai a minha opiniao com algum grau de certeza
entao e assim os cabos sao acelarador e descompressor sendo que o descompressor
e o que tem a ponta vermelha e fica mais junto ao motor, o que tem o fio
e a valvula de corte de gasoleo.
tenta o seguinte, alimenta com o positivo + a dita valvula, tem de ser um fio
que tenha constantemente corrente se tiveres duvidas liga um direto ao + da bateria
feito isto desapertas os injetores e ves se chega gasoleo isto se o sistema ja estiver ferrado
se nao estiver e mais facil ferrar com os injetores desapertados
se nao chegar podera ser essa valvula de corte que nao esta a abrir.
espero ter ajudado
 

ep125

Iniciado
Registo
22 Mai 2013
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Ja agora a valvula de arranque a frio a existir iria actuar nesse batente com a molinha
onde vai encostar o tirante do acelerador e a unica coisa que faz sera aumentar o relenti enquanto frio.
quanto a bomba concordo que normalmente equipa os 2100 ou 2300 mas acho que nao impede que tenha caudal
suficiente para 0 2500 desde que devidamente calibrada.
agora de que motor era proveniente? 2300? 2100?
se era do 2500 ja estaria com caudal adequado.
mesmo nao sendo a adequada se chegar gasolio aos injetores tem obrigaçao de trabalhar ou pelo menos tentar
pode e nao ter caudal e depois nao responder ou ir abaixo mas tem, obrigaçao de fazer fumo
 
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