Amigo Ribeiro
Ponto de ordem à mesa!
1- "tinhamos uma roda frente esquerda um pouco deitada" Visto o carro de frente a roda não estava na vertical?
2- "estava ligeiramente (uns mm)empenada, nada que se reflectisse na roda." Então o que é que estava a empenar a roda? Esse "empeno desapareceu?
3- "Acabamos por mudar as rotulas, pois já apresentavam algum ( muito....) desgaste" Referes-te às rótulas onde articula a roda?
4- "Ontem fui fazer um passeio, sozinho, com alguma lama e quando ligo os cubos e tracção .... nada." Nada? o carro não anda, ou apenas não tem 4x4?
Bem, Se apenas não anda, estaria a alavanca de redutoras em ponto neutro? Se não tem 4x4 o movimento/força que sairá da cx. de transf. não chega às rodas da frente (falha na própria cx. ou no veio de transmissão ou no dif. ou nos semi-eixos ou ainda nos cubos)
Se anteriormente tinha 4x4, apesar do tal empeno(?), e agora nickles batatoides:astonished: e se não for a tal alavanca mal engrenada, deverás ver o cubo que teve que ser retirado para reparar as rótulas "Já que estava tudo fora". Por princípio deverá estar (deverá ter ficado) preso interiormente.
Podes por o carro (motor parado) com uma e outra roda da frente no ar (uma de cada vez

e os cubos engatados) e rodar uma roda (escusam de apontar, já sei que soa mal

) de cada vez. Ao fazeres esse movimento rotativo na roda, tens que ver a transmissão (que vai do dif. da frente para a caixa de transferência) rodar ao mesmo tempo. A roda que for accionada e não mover o tal veio deverá ter o cubo avariado

/semi-eixo partido

ou outro tipo de problema:dizzy_face:.
Vai dando noticias do que vais encontrando, só assim se aprende alguma coisa e todos estamos ávidos de conhecimento
UMM abraço
João