• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ajuda precisa-se! Ruidos diferencial?

Ajlr

UMMzito
Registo
2 Nov 2006
Alguém me pode ajudar a descobri qual a causa de uma pancada seca de metal,sempre que arranco ou acelero e desacelero e as vezes em andamento ouve-se um grilar de metal sem razão aparente, isto é nem sempre faz, parado nunca faz, quando arranco as vezes faz outras vezes não, nunca faz a velocidades elevadas ( como se isso fosse possivel de descrever num UMM!!!) escape não é, já fui debaixo dele, parado como é obvio, e não noto nada solto, como só faz em andamento suspeito transmissão.

cUMMprimenTTos
A. Ribeiro

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Isso dos barulhos tem muito que se diga, no cournil tivemos um barulho agudo tipo arames a roçar nas rodas, depois de verificado era uma cruzeta da transmissão traseira gripada.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

Jpiugo

Iniciado
Registo
28 Out 2006
boas, ja me aconteceu + -assim e era uma das bracadeiras que aperta a mola que estava partida

cUMMprimentos

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
ve se nao e folga no grupo conico.
o meu faz ums abrulhos assim e axo que e esse o mal dele.esto para o abrir e dar uma revisao geral...

Paulo Alves

Ajlr

UMMzito
Registo
2 Nov 2006
Muito obrigado pelas dicas. Com o passar do tempo agora faz sempre e em desaceleração noto um vibrar. Já fui debaixo dele e... a cruzeta da transmissão traseira está boa... para substituir!
Agora outra duvida, na ultima grande €€€€€€€.... "revisão" tinhamos uma roda frente esquerda um pouco deitada, tiramos o eixo, estava ligeiramente (uns mm)empenada, nada que se reflectisse na roda. Acabamos por mudar as rotulas, pois já apresentavam algum ( muito....) desgaste. Já que estava tudo fora aproveitou-se para espreitar para dentro do diferencial e estava tudo OK. Montou-se tudo e toca a andar. Ontem fui fazer um passeio, sozinho, com alguma lama e quando ligo os cubos e tracção .... nada. FUi debaixo dele e o duferencial ok, o problema parecem ser os cubos. Como posso saber se são os cubos?

Registo
8 Jun 2006
Amigo Ribeiro

Ponto de ordem à mesa!:)

1- "tinhamos uma roda frente esquerda um pouco deitada" Visto o carro de frente a roda não estava na vertical?

2- "estava ligeiramente (uns mm)empenada, nada que se reflectisse na roda." Então o que é que estava a empenar a roda? Esse "empeno desapareceu?

3- "Acabamos por mudar as rotulas, pois já apresentavam algum ( muito....) desgaste" Referes-te às rótulas onde articula a roda?

4- "Ontem fui fazer um passeio, sozinho, com alguma lama e quando ligo os cubos e tracção .... nada." Nada? o carro não anda, ou apenas não tem 4x4?

Bem, Se apenas não anda, estaria a alavanca de redutoras em ponto neutro? Se não tem 4x4 o movimento/força que sairá da cx. de transf. não chega às rodas da frente (falha na própria cx. ou no veio de transmissão ou no dif. ou nos semi-eixos ou ainda nos cubos)

Se anteriormente tinha 4x4, apesar do tal empeno(?), e agora nickles batatoides:astonished: e se não for a tal alavanca mal engrenada, deverás ver o cubo que teve que ser retirado para reparar as rótulas "Já que estava tudo fora". Por princípio deverá estar (deverá ter ficado) preso interiormente.

Podes por o carro (motor parado) com uma e outra roda da frente no ar (uma de cada vez:pe os cubos engatados) e rodar uma roda (escusam de apontar, já sei que soa mal:D) de cada vez. Ao fazeres esse movimento rotativo na roda, tens que ver a transmissão (que vai do dif. da frente para a caixa de transferência) rodar ao mesmo tempo. A roda que for accionada e não mover o tal veio deverá ter o cubo avariado:devilish:/semi-eixo partido:devilish: ou outro tipo de problema:dizzy_face:.

Vai dando noticias do que vais encontrando, só assim se aprende alguma coisa e todos estamos ávidos de conhecimento:p

UMM abraço

João

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Os cubos podem estar bons,isso deve ser massa consistente a mais e não os deixa engrenar,para veres se o cubo engrena fazes como diz o João ou então mais facil,com a roda no chão ligas o cubo e rodas o semi-eixo na zona da cruzeta se ele rodar é porque não está engrenado,isso ás vezes tem que dar umas voltas até ele engrenar.

Filipe Pinheiro

Ajlr

UMMzito
Registo
2 Nov 2006
Desculpem por ter dado pouca informação, mas quando eu queria dizer que não andava, era que não tinha 4x4. Imaginem a adrenalina que foi entrar num estrada de terra batida que nunca tinha feito, descer uns eucaliptais e descobrir que não tinha saida. Ok, dar meia volta e fazer o sentido inverso, só que agora as descidas tornaram-se em subidas e toca de ligar a tração e reparar que só puxava a tras e tinha uma tendência enorme para se atravessar... creio que o que me valeu foi ter paciência para dosear o acelerador com muita calma e os excelentes mud terrrain da BF. Já falei com o mecãnico e ele também me referiu que podia ter posto massa a mais no cubo, o que coincide com um dos ultimos post.
Obrigado a todos pelas dicas.
cUMMprimenTTos
A. Ribeiro

Ajlr

UMMzito
Registo
2 Nov 2006
Boas
Já o fui buscar hoje e está tudo resolvido, a falta de tração 4x4 era massa a mais nos cubos, e o ruido eram as cruzetas da transmissão traseira , que já foram substituidos e.... já está pronto a rolar.

cUMMprimenTTos
A. Ribeiro

Top Inferior