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Ajuda - Pega e desliga-se

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Tenho um problema no meu Cournil, e já tenho uma dica do que poderá ser, mas gostaria de ouvir mais opiniôes:

Quando dou à chave para o motor de arranque, ele pega, e depois de largar a chave, ele desliga-se, antes da chave parar no "on".
Dá ideia que o espaço em que a chave vai do "start" até ao "on", que é um espaço sem corrente, ele não aguenta o motor ligado e vai-se abaixo.
Se o pegar directamente com carga ao motor de arranque, sem mexer na chave ele pega bem e fica a trabalhar.
Já troquei o canhão de ignição e continua a fazer o mesmo.

Qual acham que poderá ser o problema?
Obrigado desde já a todas as opiniões possiveis...
 
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8 Jun 2006
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Amigo Nuno
Tem válvula eléctrica na bomba, não tem?
E o sistema de aquecimento do "fogareiro", na chave?
João

 

nunumm

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30 Mar 2006
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Tem os dois... válvula eléctrica e sistema de aquecimento automático por caixa azul (não é o original do Cournil)...
 

Samuel

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28 Mar 2006
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Todos de origem.

UMM abraço
Samuel Sousa

 

nunumm

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30 Mar 2006
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No sistema original, tinhas que fazer o contacto das velas de aquecimento, colocando a chave numa posição, até acender uma resistência, e quando ela estivesse em "brasa" podias dar ao motor de arranque.
No meu sistema, mal colocas a chave em "on" ele automaticamente manda a corrente às velas, e a uma luz no painel, que tenho q esperar que se apague.
Mas qual pensam q poderá ser a avaria?
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Nuno,como sabia que o teu tinha caixa azul até pensava que os ultimos todos tivessem:blush:
E já viste se depois de ele se ir abaixo a valvula de corte de gasoleo fica alimentada?
Mesmo pegando com um encosto ele não vai abaixo mesmo passado algum tempo?
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Pegando com encosto ele fica a trabalhar normalmente.
A válvula tem alimentação, antes e depois... só não tem no tal momento em que a chave passa pela "ausência de carga", entre o "start" e o "on"...
Enigma???
O que me disseram depois de vários testes é que poderá ser a válvula avariada, que não tem rapidez suficiente para reagir e suportar o tal momento da chave sem carga, aguentando depois o motor.
Quando o pego directamente, como a válvula nunca tem perca, trabalha normalmente.
Eu deduzo que não seja do canhão, pois já é o segundo e está igualzinho... dois com a mesma avaria, era diabólico, não.
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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É uma hipotese
Mas se puderes faz outro teste,com o carro a trabalhar dá á chave só um bocadinho sem chegar ao start e vê se ele para,ou então com o motor a trabalhar desliga o fio da valvula momentaneamente para ver se ela consegue "recuperar",ah mas tu ainda tens outra hipotese;):D,como deves ter um interruptor de corte de gasoleo experimenta com esse...
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Se puser a chave nesse tal ponto, desliga-se. (fica tudo sem corrente)
O resto vou experimentar.
Obrigado.
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Podes sempre aldrabar e colocar um botão "start". Não fica caro e ultrapassas o problema. Mas como ja li aqui no forum, é dar uma aspirina a um doente terminal...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Isso foi o que fiz... Ando assim há um ano, e a tentar saber o que se passa... mas o problema continua lá... e quero saber qual é.
 
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8 Jun 2006
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Amigo Nuno

Já consultou o Prof. Mambo, ou o grande Mestre Katinga? Não creio muito nisso mas...:D

1º Alguém andou a fazer da instalação eléctrica, parque de diversões??
2º Isso começou a suceder de repente?? Sem mais, nem menos??
Não houve nenhuma reparação antes dos factos??? Por muito
distante que lhe pareça, da presente avaria??

(isto sou eu a pensar em voz alta) Quando liga a chave (desde a primeira posição), ligará os +12v à caixa azul. Passado determinado tempo (depois de ter aquecido as velas) ela fará abrir a válvula eléctrica (não sei se é logo que chega os 12v+ à CxAz, ou se é quando o temporizador das velas faz apagar a luz do tablier), permitindo a passagem do gasóleo. Se a válvula fecha, é porque lhe falta a referida tensão (12v +).

Ou há avaria na fechadura (ou má ligação), ou na cx Az:p(veja o circuito do relais, se a tensão para a válvula passar por aí):p, ou um cabo em mau contacto, ou a própria válvula:p está avariada (necessitando agora, por exemplo, de uma maior tensão ou corrente para funcionar) coisas que a fechadura, ou a caixa azul(?) será incapaz de fornecer a níveis superiores, nomeadamente a "corrente", uma vez que com a tensão (voltagem) de 12v ela (válvula), aparentemente, cumpre a sua função.

Eu, para experimentar, começaria por trocar essa caixa do FCP! E ver se o circuito do relais, tem alguma coisa a haver com o circuito eléctrico da válvula)Talvez?!?

(nº do Mestre Prof. Manbo 216969696)

UMM abraço
João

"Relais, filhos, mamas e rodas, mais tarde ou mais cedo, dão sempre problemas. Apenas os Cournil com o descompressor de arame, NÃO."
(Sócrates, o grego)





 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Amigo João.

Da parte eléctrica da minha máquina sei eu como está, pois foi todinha refeita por mim no verão passado durante 15 dias de trabalhinho diário... duro...
O problema surgiu uma vez vindo do nada, em que se foi abaixo por 4 vezes consecutivas ao tentar pegá-lo, e depois pegou para nunca mais fazer isso... até que um dia começou a fazer de novo, e é até hoje. Eu montei o interruptor por pensar que o problema era do canhão de ignição, mas já troquei e o problema mantém-se... e aí é que me comecei a preocupar e aqui coloquei a questão.
De facto a válvula fecha por causa da tal movimento de chave do "start" ao voltar ao "on", que ao passar no momento sem carga, a desliga, e ela não tem força para recuperar quando volta a ter carga... penso eu que será isso.
O que me disseram é que de facto a avaria é mesmo na válvula. Eu já testei e ela recebe a tensão adequada... não aguenta é a tal paragem rápida.
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Nuno
Pode ser da válvula, de facto pode ser, mas...
Se ela liga uma vez deveria ligar sempre, mesmo se dando esse pequeno corte. Mas como sabes há avarias do :devilish:.
Se descobrires o mal, diz alguma coisa.
UMM abraço
João
PS Também a podes desligar e tocando repetidas vezes nela com o cabo com os 12+, ver (ouvir!) se ela actua?!
 
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