• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

ajuda na instalação de guincho

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
boa tarde, tenho um guincho para instalar no meu cournil, estava a pensar instalalo atraz do para choques no espaço que o cournil tem.
mas não queria furar o parachoques nem retirar a matricula do meio do carro.
estive a pensar será que podia enrrolar o cabo do guincho ao contratio em vez do cabo sair por baixo fica a sair por cima do rolo, assim possoarranjar um suporte para a quia de rolos ficar mesmo por cima da matricula e o guincho fica mais escondido atraz da matricula.

acham que dá resultado?

Vitor Simão

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Vitor

Na minha opinião..nem pensar!!!

A abertura da guia de rolos tem que estar perfeitamente alinhada com o centro do tambor do guincho.
Da forma que estás a pensar fazer, a abertura da guia vai ficar acima do centro do tambor, ou então o guincho muito alto a tapar o radiador.. quando um dia o guincho fizer força a sério, corres o risco de empenar o pára-choques e o suporte da guia.

A guia de rolos não pode estar sujeita a grandes esforços.. ela deve funcionar como "guia" do cabo.. não pode haver desnível acentuado entre a guia e o tambor.

Em relação ao sentido de rotação do guincho não o deves alterar.
Ficas com o manipulo/comando do guincho a funcionar em sentido contrário.
Imagina que um dia vais utilizar o guincho com ajuda de outras pessoas.. quem se entende depois com os comandos?
Tu sabes como estão os comandos, mas outra pessoa não saberá!!!

Por último, a guia de rolos por cima do pára-choques fica com um aspecto menos interessante (minha opinião), além de que vais ter que fazer um suporte para a fixar super robusto.
A guia deve ficar aparafusada ao berço do guincho.

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Já viste como eu fiz no meu vermelho? Podes copiar a ideia, eu não cobro direitos de autor;).

UMM abraçUMM

j.aldeia

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
Vou fazer como o amigo marcelo fez no carro dele. coloco a matricula em cima, mas ainda vou ver se a matricula cabe no parachoques depois da curva junto á extremidade do parachoques.
Para instalar a guia de rolos não é ao meio do rolo mas sim na direclção em que o rolo vai a sair ou seja se o cabo do rolo estiver a sair por baixo a guia de rolos deve estar sob a parte de baixo do rolo do guincho. penso que seja assim.

qual a medida de cabo que preciso para a bateria é de 10 milimntros de espessura?

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Caro Vitor

O centro da abertura da guia de rolos deve ficar alinhada com o centro do tambor do guincho.
Independentemente do cabo sair por cima ou por baixo do tambor, tens que considerar que o esforço maior é feito quando parte do cabo está desenrolado, ou seja, a situação mais exigente é quando estás a "guinchar", com +/- 50% do cabo desenrolado.
Se alinhares a abertura da guia de rolos com a parte de baixo do tambor (com o cabo 100% enrolado), quando ele estiver efectivamente em trabalho, inevitavelmente vai fazer força no rolo superior da guia.

Quanto aos cabos de alimentação do guincho, positivo (+) e massa (-) não devem ter secção inferior a 35 mm2.

Colocar um corta-corrente de qualidade no cabo de alimentação positivo (+) é sempre uma mais valia a considerar..

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
boas faz como eu fiz
como tems espaço mete o guinxo e a guia de rolos atras do para chokes(alinhado com o centro deste) e depois fazes uma ranhura rectangular no centro do para choques o ganxo fica guardado entre a guia de rolos e o chokes a matricula fica no mesmo sitio tapando a ranhura do chokes so tems de fazer um sistema basculante , que consiste num so parafuso de fixaçao da matricula e na outra extremidade metes uma pequena virgula de 90 graussoldada a face de baixo do chokes para servir de suporte.e assim fica tudo dentro das dimensoes do carro e na ipo nao podem dizer nadinha. nao sei se alguem tem fotos do meu UMM onde se possa ver o "mecanismo", se nao depois tento arranjar
abraço
este sim tem direitos de outor;):D:D:D

Paulo Alves

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
vê se arranjas fotos do promenor da instalação do guincho por favor

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
so uma opniao minha, gostei de ver como fizeste com a matricula. so que eu usava umas dubradices de mola, como se usa nas portas dos armarios e punha a abrir ao contrario, tipo as palas de tapar o sol dos automoveis,e com essas molas fechadas nao precisava de ferrolho / feixo, e abertas seguram, mas é uma mera opniao

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
sim pela teoria tens razao, mas na pratica nao sei. entao o ferrolho que foi aplicado tambem tem uma mola e é do mesmo material, com a lama corre se o risco de nao funcionar

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
as fotos sao manhozas mas talvez de para veres como fiz.e parecido ao do Aldeia mas mais simples.~

berço fabricado a partir de um prumo de rail das estradas:D

montado sem grelha

visto de cima

concluido

concluido e pronto a usar

assim esta a 100% dentro das dimensoes do UMM e quase nao se nota que tem guinxo ( assim os amigos do alheio nao o cobiçao tanto:cool:)
isto num turbo e um pouco mais dificil por causa do radiador de agua e oleo que e mais chegado a frente.
Paulo Alves

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas Vitor
Eu se colocasse o guincho faria da forma como aqui apresentou o Paulo Alves, apenas com uma pequena Alteração, a chapa de matricula em vez de levantar para a lateral colocaria toda ela a levantar tipo capô, com umas molinhas e sistema de tranca, assim que destrancasse a chapa de matricula na parte inferior, esta levantava (tipo capô).

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Dias se tem mata-vacas não dá para levantar tipo capô. A minha solução foi a que encontrei entre o pouco espaço por causa do radiador e o mata-vacas.

UMM abraçUMM

j.aldeia

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Dias
se metesse a levantar como tu dizes tinha algums inconvenientes:cool::
1 da mais trabalho:D:D
2 vais para o mato leva uma pancada de algum ramo ou bates com o para chokes em algo etc e o mecanismo pode ir para a sucata:disappointed_relieved: assim nao ha nada mais facil e basico , digo eu

3 era mais material e alavancas ou botoes para acionar o mecanismo

4 ao levantar para cima pode estrovar no manuseio do cabo ou mesmo do guinxo para travar destravar, ver o tambor quando estamos a enrolar etc

mas nao deixa de ser uma ideia de premonor engraçada;)

Paulo Alves

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
Muito obrigado a todos pelas opiniões, mas estou mais virado para a colocação da matrícula um pouco mais acima arranjando um suporte para a matricula por cima do para choques, gosto de ver o Guincho a vista.
Já agora de origem os cournil que tinham guincho como era este instalado

Top Inferior