• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

AJUDA- na escolha.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite,

Como é de conhecimento aos atentos ás apresentações, sou novo nestas andanças e a nivel de pneus percebo alguma coisa mas não tenho a dita experiência na condução para ter uma certeza absoluta.

A minha dúvida consiste no seguinte, de momento tenho uns Fedima Máxima 750/16 até gostei deles do pouco que utilizei, mas pelo que vejo dos Fedima Extreme parecem ser interessantes.

Na vossa preciosa opinião qual é o melhor, colocar de novo uns Fedima Máxima 750/16 ou os Fedima Extreme 235-85/16 ? (caso achem por bem outro pneu com melhores prestações e do mesmo valor ou inferior também é bem vindo)
A diferença na largura ira afectar muito nas prestações?

Cumprimentos

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Viva Mário, os pneus já estão bastante gastos em pisos molhados e lama já começo a sentir pouca tracção, daí querer mudar de pneus mas achei estes que tenho bastante interessantes e nem os usei como novos, pois eram os que vinham no UMM.
Mas como ouvi falar dos Fedima extreme e que são um pneu agradável para TT ainda ponderei mas a diferença de largura do pneu é que me faz pensar duas vezes, e os máxima faz-me pensar se um pouco mais largo não seria o ideal.

Desde já obrigado, cumprimentos Mário

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Boas!

Não querendo ser má lingua, só te digo... fedima extreme não!!! São rijos, pesados, barulhentos, falsos em estrada molhada, dificeis de calibrar, etc. Dentro da mesma gama de preços consegues comprar melhor :)

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Pois eu inicialmente estava a pensar nuns Recip Trial, pois até tem preços tentadores e várias pessoas aqui do forum falam bem deles.
Mas sendo assim vou seguir o conselho de manter os 750/16, os máxima então são uma boa opcção só para quem dá uso ao UMM para fazer TT?
(pronto agora é a nova duvida, recip ou maxima)

Desde já obrigado pelas opiniões e esclarecimentos.

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Eu sou um dos que "elogia" os Recip Trial. Não posso comparar com os Máxima pq nunca os tive montados no meu jipe, nem nunca os experimentei. Relativamente aos Recip, só posso dizer que se safam bem em praticamente todo o tipo de terreno e situação. Gosto mto, e se fosse comprar outra vez reconstruído, seria certamente aquele que eu iria comprar.

Cumps

Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
amota, já agora qual é a medida que usas no teu UMM?
O preço dos Maxima e dos recip trial em 750/16 são semelhantes?

cumprimentos

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

tenho uns 7.50 maxima ja todos gastos e só posso dizer maravilhas deles hehehe!

O preço deles são 50€ cada um.
O pneu é alto e não é muito largo o que faz o carro ter boas prestaçoes em estrada e mexer-se bem no mato já que o pneu é alto e um pouco pesado.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM Alter II 2000
16-06-2000

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Eu sempre usei as medidas de livrete.. gosto de andar descansado. Como tal, uso o 205R16 e o 235/75R15. Já estive em tempos tentado a averbar em livrete o 7.50R16 por causa da questão da altura, mas fui deixando andar e nunca mudei. Em relação a preços não te sei dizer.... acho que os Recip devem custar na ordem dos 60€ a unidade.

Cumps

Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
show_time eu também estou satisfeito com os máxima pelo que experimentei deles, mas em estrada em chuva então é mesmo para esquecer, mas também o unico uso que dou em estrada é a caminho do mato, por isso não é algo que me incomode em ter um pneu mau em estrada como ando muito pouco.
Talvez aposte novamente no maxima para ver como se portam mesmo novinhos em folha visto que gasto já achei piada novos então deve ser mais aliciante... heheh
O preço deles 50€ é preço geral por assim dizer ou em alguma casa especifica? Já fui a 2 aqui na zona de cascais nenhuma tinha esses pneus.

Cumprimentos

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Procura aqui no forumm por um fulano de viseu e mais uns quantos que aparecem aí que vendem a esses preços.
Quanto à questão de andar à chuva hehehe esse é a parte que mais gosto, o parque da universidade é em S então nas curvas nem é preciso dizer....

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM Alter II 2000
16-06-2000

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas,
Vou ver se encontro as pessoas então, ou caso não consiga lá tenho de elaborar uma busca maior nas casas de pneus em Lisboa para os máxima!

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro,

Eu já rodei muito com os Máxima mas não quero mais.
Fucionam bem quando são novos, mas a partir do meio piso, deixam muito a desejar.
Não sei se tive menos sorte com as carcaças que serviram para fazer a reconstrução (medidas mais pequenas que levam borracha até dizer chega para atingir a medida que se pretende para o pneu reconstruido), dado que os meus Máxima (10 pneus) são super pesados.

Não querendo influenciar na tua decisão, confesso que para mim os Máxima não serão mais opção a considerar.

cUMMprimenTTos
M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu estou como o Marcelo, não gosto de Sat nem a tiro.

Visulmente no Cournil fica bonito, mas é só isso. Se andas em terrenos com lamas argilosas e com calcário ainda vá, de resto.... (já nem falo deles na estrada).

Fedima Extreme, só te tigo uma palavra: valha-medeus!

Para as medidas que falas eu andaria pelos Recip Trial, Insa turbo Dakar, Fedima F-mud, Nortenha MT.

As medidas que falas pouco diferem no diametro, apenas a largura é substancial. Mas no teu caso (cournil com motor turbo, certo?) podes montar os 235/85R16 à vontade, desde que a suspenção esteja boa para evitar roçar. Mas os 7.5 também ficam muito bem.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas,

mjcm- pois os meus já tem menos de metade do rasto e aquilo em certas situações que seriam normais tenho de ligar a tração porque já patina de mais, mas de inicio ainda se safavam bem! Em relação ao peso também acho que são pesadinhos.

Aldeia- Sim estéticamente é um pneu que fica bem e como já tinha referido em lama já me surpreenderam agora já começa a ser complicado patina muito. Em estrada não vale mesmo apena, é para esquecer mas como o uso que dou em estrada é só para ir fazer TT que é para isso que uso o UMM.
Os Insa turbo Dakar, pelo que já li é um pneu que puxa muito pelo jipe mas tem uma exelente prestação, fedima f-mud não conheço nem tenho referências. Os recip trial estava tentado a experimentar, mas recebi uma noticia de um amigo à dias que me arranja um conjunto de pneus novos mas não me chegou a dizer a merca, assim que souber caso não tenha referências pergunto a vossa preciosa opinião.

Obrigado pelos esclarecimentos,

Cumprimentos

zerui

Iniciado
Registo
22 Abr 2010
Boas,

Tenho dois jogos de fedima extreme. Uns 31" e uns 215/85R16.
Como já rompi uns 205/80R16 vou me desfazer de um ou até dos dois jogos.
A medida ideal em altura para um Turbo, tal como já muitos disseram, é 31" e derivados. A largura é que é subjectivo. Com 205mm faz-se tudo. Com 215mm é igual. 235mm é melhor para areia e afins. 10.5"=265mm é para deserto e mesmo assim massacra a mecânica.

Como tal, estava a pensar comprar um jogo 235/85R16 para estrada (tipo BF A/T) e algo tipo 7,50R16 ou 215/85R16 (tipo BF Mud ou SAT) para monte.
Estou farto de tentar perceber mais fico sempre na dúvida... já alguém montou 235/85R16 (reconstruidos que são mais altos) num UMM Alter II todo de origem? Bate em alguma coisa quando cruza os eixos?

Eu sei que os pneus de origem têm cerca de 735mm de diâmetro.
Uns 31" têm 785 a 795mm de diâmetro e estes cabem sem bater em nada.
Agora os 235/85R16 já fazem uma diferença de quase 9% e medem 805 a 810mm de diâmetro. Ou seja, para andamentos iguais, já justifica trocar as relações de diferencial por umas mais curtas.

Com isto tudo, não sei se estou a ajudar o Pedro_R ou a baralhar mas a realidade é que este deve ser dos temas mas complicados de debater pois anda sempre tudo sem saber bem o que fazer.

Cumprimentos,
José Rui Martins

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
quote:Originally posted by zerui

Estou farto de tentar perceber mais fico sempre na dúvida... já alguém montou 235/85R16 (reconstruidos que são mais altos) num UMM Alter II todo de origem? Bate em alguma coisa quando cruza os eixos?

Boas!!

Eu já tive montados no meu UMM uns Fedima Extreme 235/85R16 quando o comprei... e aquilo roçava por tudo e por nada... mas na altura as laminas também estavam um bocado pasmadas. No entanto assim que os consegui vender... não olhei para trás e montei os 205R16.

Cumps

Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Já vi fedimas extreme 235/85R16 a roçar ligeiramente na parte exterior da cava da roda trazeira (no canto junto ao parachoques). As molas estavam boas. Não sei se roça em mais algum lado.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Se estiveres com a carteira um pouco mais folgada, podes adquirir uns pneus novos (sem ser recontruídos). Acredito que esses já não rocem.

UMM abraçUMM

j.aldeia

zerui

Iniciado
Registo
22 Abr 2010
Hummmm... acho que vou para os 7,50 para as jantes 16. Agora só falta arranjar 31" para jante 15" mas com largura inferior a 255mm.

Cumprimentos,
José Rui Martins

Top Inferior