• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ajuda, fiquei sem limpa vidros

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Estou com mais um problema outro dia ia no brrrrrUMM e quando vou a dar ao comutador do limpa vidros o mesmo deixou de funcionar, já testei os fusíveis e está tudo funcional, os esguichos tão a funcionar quando pressiono o comutador mas as escovas não, aquele sistema tipo mola de carregar o comutador para dentro para accionar o mesmo já me andava a levantar algumas preocupações pois de vez em quando parece que não funcionavam a 100%.
Agora tenho a duvida se será o motor do limpa vidros ou se será o comutador, como posso tirar as duvidas e o que devo fazer????
O comutador pode ser recuperado em caso de avaria???se não quais os compatíveis e onde posso arranjar um????igual ou compatível.

Abraço
José Presado

pertencer a esta comunidade é a cereja no topo do UMM.....vrrrrrUMM

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Que tipo de comutador tens?

É semelhante a isto:

Ou a isto:

Se for semelhante ao primeiro modelo é proveniente de algumas séries de Pug 505 e tem uma ficha rectangular e dá para UMM's que quando originais sejam de 91 para trás.

Se for semelhante ao segundo é proveniente do Pug 405 caso tenhas automático de escovas no teu UMM, ou igual ao do Pug 205, 309 dos que não tinham escova traseira para um UMM que não tenha automático de escovas.

Ainda à mais opções e mais possibilidades mas penso que não seja necessário estar aqui a debitar mais dados que acabam por poder complicar.

Qualquer destas peças podem ser vistas novas ou usadas.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Antes de qualquer despesa, desliga a ficha que liga ao motor do limpa vidros, pega num multimetro e vai vendo o que obténs dos vários 'pinos' da ficha, com o comutador ligado e com ele desligado. Se nada acontecer, o problema está entre o comutador e a ficha, podendo ir de um fio partido/danificado, ao comutador avariado. Se houver diferenças de tensão nos 'pinos' da ficha, quando o comutador está ligado/desligado, então o problema está no motor (porque até à ficha tudo está a funcionar como é suposto).
Nesse caso, abre uma tampa preta de plástico e verifica se os 3 (ou 4, não me recordo quantos são) fios estão devidamente soldados no sitio e se os contactos aos quais os fios estão ligados estão a tocar nas 'pistas' respectivas (ao abrires a tampa vais perceber ao que me refiro).

Com estes paços, que nem 30 minutos demoram, já diagnosticas praticamente o problema (das várias vezes que tive problemas com os limpa vidros, consegui resolver com este processo). Se estiver tudo bem até ao momento, é possivel que tenhas mesmo o motor avariado e aí provavelmente só trocando por outro (não sei se justifica mandar reparar).

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Pois também tentei identificar as diferenças e não consegui, mas o meu comutador das luzes é esse o do limpa vidros e outro semelhante que roda e tem uma posição de empurrar para dentro (contra o volante) tipo mola que liga e desliga o mesmo, ultimamente reparei que só já tinha uma velocidade e que já não tava a 100% vou tentar fazer esses procedimentos, obrigado a todos pela ajuda..e aceito mais opiniões claro para ver se consigo sozinho resolver o problema e poupar mais uns euros em mão de obra qualificada..... :D

Cumps.
José Presado

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Post corrigido, engano meu...:dizzy_face:

Podes sempre tentar abrir o comutador, eu já consegui fazer isso de dois que não funcionavam fiz um que ficou a funcionar, mas aquilo é um quebra cabeças.

Verifica bem se é mesmo do comutador, se for daí arranjas isso novo com facilidade, se precisares de usado e sem querer estar aqui com negócios também se arranja mas novo é sempre novo.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Ok o meu é como o primeiro,vou tentar descobrir de onde vem o problema se precisar de um já sei onde encontrar....se quiser um novo onde me aconselhas a procurar??

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by Presado

Ok o meu é como o primeiro,vou tentar descobrir de onde vem o problema se precisar de um já sei onde encontrar....se quiser um novo onde me aconselhas a procurar??

Novo fala com o Santa Barbara ou com o Passarinho que pode ser que tenham.

Registo
1 Out 2008
Olá Se precisares de um Comutador em 2ª mão tenho um mas so funciona com uma velocidade, mas funciona eh eh . Cummprimentos.

jsilva

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Boas grandes UMManistas....hoje ao sair de casa naquela grande maquina que são os UMM, a minha mulher vai a fechar a porta e as escovas começam a funcionar sozinhas, desligo as mesmas, volto a liga-las e pronto estão aparentemente boas novamente, é também disto que eu gosto muito nas nossas viaturas as coisas as vezes deixam de funcionar mas por vezes voltam sozinhas também a funcionar, no meu já não é a primeira vez que acontece, vou procurar no entanto maus contatos, no dia que deixaram de dar foi um dia de muita chuva, desconfio de humidade....
´
Obrigado mais uma vez pela ajuda aqui dada
José Presado

Registo
29 Abr 2012
Bom dia , se foi assim verifica a ficha de ligação do motor do limpavidros e o cabo todo até à zona do tablie.O cabo tem umas uniões isoladas na zona onde o aro do parabrisas assenta na carroçaria que é para poder tirar o parabrisas sem cortar o cabo e pode estar alguma com mau contacto.Tambem pode se um fio dessoldado na entrada do motor ou as pequenas escovas do mesmo com mau contacto.

Alcobaça

[email protected]

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Ok obrigado, amanha vou rever todas essas situações se o tempo assim o permitir...obrigado
abraço

José Presado

Top Inferior