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Ajuda aplicação motor 2.3 TD

Passarinho

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3 Fev 2007
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Amigos,

vou aplicar um motor 2.3 TD proveniente de um 505 num Alter 2 de 1989 com um 2.5 TD de origem.

Tenho alterações significativas a fazer?

Salta-me á primeira vista:

1º Ventoinha - deslocação da ventoinha da lateral direita para o centro

2º motor de arranque

3º embraiagem

estou-me a esquecer de alguma coisa?

obrigado pela ajuda!

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Do pouco que conheço penso que dará para colocares uma bomba de agua do 2.5 e fica o primeiro resolvido, se vais colocar caixa de 5 tens que ver de quantos furos e o motor, metes o volante do motor do alter onde vais aplicar assim como a chapa que fica antes do mesmo e colocas o motor de arranque original do jipe e a embreagem.

As cabeças do 2.3 e 2.5 acho que sao similares por isso a bomba de agua deve la bater certo.

 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Poderás ter que mudar a varela do óleo de sítio. Mas não stresses, basta teres os 2 motores lado a lado e já vês. Além disso o maior parte do material é intermutável.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Aldeia

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quote:Originally posted by Aldeia

Poderás ter que mudar a varela do óleo de sítio. Mas não stresses, basta teres os 2 motores lado a lado e já vês. Além disso o maior parte do material é intermutável.

Dá para manteras a embraiagem do atmosférico. O meu longo está assim.

Dá uma olhada ao tópico do meu longo. Ele tem um 2300 aplicado, talvez tires umas ideias. De queres fotos diz, é aproveitar agora que está parcialmente desmontado.

UMM abraçUMM

j.aldeia




UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Abreu

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25 Mai 2009
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Em Alter 2 o motor trabalha inclinado como no 505, logo não necessitas trocar nada em termos de carter nem vareta do óleo.

Relativamente à troca do volante motor verifica se o 2.3TD é de 8 furos (os anteriores a 81 eram de 6 furos), se for de 8 furos podes colocar o volante do alter com a embraiagem do alter. Já que tens isso desmontado verifica a diferença de pesos entre os volantes motor, há quem diga que o do 2.3 é mais leve o que pode dar um pouco mais de elasticidade a subir de rotação.

A nível de periféricos também tens que trocar, a tampa da corrente de distribuição, possivelmente a poli da cambota (o 2.3 tem 4 pistas), o alternador é igual mas passa para o outro lado, a bomba da direcção assistida do 505 sai fora, a bomba de vácuo podes e deves manter a do 505 se estiver boa...

As modificações são rápidas e nada de complicado.

Vais notar muita diferença de prestações do 2.3 TD para o 2.5, não esquecer que o 2.3 só saiu com 80 Cv de fábrica o que esta mais perto do atmosferico que do 2.5 turbo, a grande vantagem é que com a B.I. bosch vais descobrir um mundo de afinações possíveis que rapidamente te colocam o motor a bombar sem sacrificar muito as pressões do turbo ou andar a aumentar os débitos de gasóleo. O 2.3 TD é um bom motor, quando está em bom estado têm um trabalhar certinho e silencioso de fazer inveja aos 2.5...

Para mim o ponto franco deste motor é a cabeça, semelhante à cabeça XD2 embora seja uma XD2S para mim apresenta fragilidades estruturais que as leva a ter um certa tendência a fissurar, daí a importância de ter cuidados com as pressões de turbo.

cUMMprimentos;
 
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