• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Afinal o que é que pretendemos dos nossos UMM's?

viriato

UMM
Registo
26 Jun 2006
Olá amigos,

Ontem recebi um dvd com uma sequência de filmes extraordinária. A maior parte já conhecia, mas não impediu que me surgissem lágrimas nos olhos ao ver imagens da linha de produção da UMM ou imagens magnifícas da pista de ensaio das máquinas, algures nas traseiras de uns simples prédios de arquitectura dos anos 80.

Portanto as questões que coloco na mesa redonda que é o nosso Forumm, são simplesmente as seguintes:

- tendo os UMM's como ADN o facto de serem viaturas de trabalho | esforço | dinâmica | irreverência | competitivas, valerá a pena as alterações que deturpam a originalidade das mesmas, tendo em conta o objectivo de possiveis mais valias na performance?

- em que medida, dificilmente quantificável, se justifica a alteração genética de um UMM, tendo em conta a necessidade de transposição de determinados obstáculos ou situações de todo o terreno, onde a génese original da viatura se poderá considerar, ou não, suficiente para o efeito supostamente pretendido?

- até que ponto as modificações estéticas deturpam mais um UMM do que as alterações mecânicas?

- em que medida os UMMistas sentem a necessidade de modificação genética das viaturas tendo em conta o avançar da tecnologia automóvel, nomeadamente o mundo do todo terreno, face à simplicidade mecânica e estética dos UMM's como viaturas exemplo dos anos 80?

São questões que me surgiram agora, tendo em conta a garrafeira que estava escondida por traz de um alçapão de preguiça e paixão pela marca.

Um abraço a todos, e se não houver feedback, tudo bem, eu compreendo perfeitamente.

-joão pereira-

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Já pensei nisso mais do que uma vez e com muita intensidade.
O que acontece é que, quando compras um carro para restaurar. Restauras, pintas-lo da cor original, andas à procura das jantes originais, mandas cromar como o original, compras os faróis originais e pões-lo todo original. Depois de tudo pronto, vais mostrar aos amigos o teu investimento e o amor do teu coração. Passados 6 meses passas por um modelo igual e vês a jantes Abarth que ficam a matar e compras para colocar no teu carro que já não está tão original como parecia. Depois colocas uns manómetros extra, pois o teu não tem manómetro da temperatura. Depois um contarotações porque não sabes até onde podes ir em termos de rotações. Depois trocas o carburador por um duplo...
Espero fazer-me entender.
Eu comprei um UMM para me sentir bem e sempre gostei do original. Já tenho pneus 235/85/16 e foi o começo. Agora já está bem diferente da minha ideia de carro utilitário com características TT. É mais um hobby com grande potencialidade de me entreter durante uns anos.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

viriato

UMM
Registo
26 Jun 2006
Olá Tozé,

Fantástica a tua intervenção.

Acho que é precisamente o que se prentende na 'pertinência' deste tópico, ou seja, até que ponto conseguimos equilibrar ou fazer pender brutalmente, a balança da originalidade de um UMM.

Um abraço de amizade,

-joão pereira-

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Boas,

Eu alinho por duas vertentes nisto dos UMMS. Como sou um tipo dado aos clássicos, adoro ver um UMM todo alinhadinho como saiu de fábrica. Na verdade o meu não está assim tão original porque muito do que lá está teve que ser metido por mim e por isso fiz da maneira que sei. Ainda que quem conhece sabe que mantem muito o espirito dos originais.

Por outro lado, como é uma plataforma muito simples e espartana, o UMM é uma base bestial para quem gosta de inventar, e é por isso que se vêm coisas completamente janadas.

Acho que desde que vá havendo quem conserve uns exemplares como vieram ao mundo, não se perde nada em que pelo meio haja quem invente. Mas uma coisa é certa, e aqui alinho pela batuta do Mário, em séries especiais, sejam mini-cournis, sejam pickups com caixa de carga em madeira (qual é o nome destas?), sejam troféus... nesses é pecado não manter a originalidade.

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Olha eu sou do tipo de manter o original, mas vou-te dizer uma coisa. No fds dolançamento do livro UMM vi um Alter de 2000 que não estava original. Estava sim, uma MARAVILHA!! Lindo Lindo Lindo!! POr isso, sim ao original, mas tb sim a quem os consiga inovar nem os estragar.

Abraço

Cournil Lisboa

UMMzão
Registo
29 Jun 2018
Olá João Pereira,
bom ano, para si e para os seus!

Pois é...............9 anos depois, ...................., as discussões dão voltas e voltas, mas o ponto de contacto continua o mesmo.

Lancei hoje mesmo, um tópico, à volta das suas mesmas dúvidas:)
Por pura sorte, e por oportunidade, tenho consciência, o meu carro está original.
Não sou fundamentalista dos originais, mas cada vez, tenho mais a certeza, que farei o possivel, por o manter assim!
Não por perspectivas de valorização futura, mas pelo simples deleite, de o saber, como foi feito na fábrica.
É claro que não desdenharia, se tivesse comprado um exemplar reconstruido nas regras da arte, mas uma parte da história, nunca saberia! O prazer seria outro, quiçá, um CD a tocar, no meio da serra......;)

Cournil Lisboa

UMMzão
Registo
29 Jun 2018
Original :)

Nem eu já estou original, já ando a trabalhar com peças "a menos" e ainda cá vou andando:cool::cool:

Para mim, o conceito original, é substituir ou reparar, o que se vai estragando/usando, por material igual (novo/usado ou refabricado), como se o carro saisse da fábrica hoje.

é claro, que, por exemplo: pneus, é quase impossivel repôr a originalidade, mas é sempre uma questão de numeros💲 e interesse histórico;)

Top Inferior