• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Afinação travoes de trás

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Bem tou com mais um problema....

Este Sábado, andei debaixo do meu UMM a mudar uns óleos e coiso e tal e aproveitei para afinar o travão de mão, isto porque é Abril e o menino lá vai á inspecção. Depois de coiso e tal lá vou eu todo lampeiro dar uma volta "para lubrificar" e quando paro numa subida, puxo de travão de mão e "pimbas - trava tu se queres!" Foi a resposta do gajo, logo no mês da inspecção!!!!!!!

Cúm camandro! Não podia ser em pior altura!

Bem, existe alguma forma de afinar um pouco as pastilhas para que aguentem um pouco mais? É que queria renovar todo o sistema de travagem e aplicar disco atrás, mas por agora não pode s€r!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

Carlos..kerias dizer calços nao era:)

tens na parte de tráz dos tambores uns afinadores pra os calços...

mas eu recomendava-te ver 1º se os calços já nao estoa gastos??..e aproveitas e limpas tudo

e diminuiste mais o curso dos cabos do travao de mao?..atençao ke este curso tem limites

resumindo

tiras as rodas..abre as tampas dos polis..ve os estado dos calços e dos bombites..limpas tudo (um lixa pelas paredes das polis..e sempre bom)...afina as maxilas (com os tais afinadores á parte de t´raz) e so depois afinas os cabos de travao

UMM abraço
madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas outra vez Carlos

afinar penso ke é simples

levanta as duas rodas trazeiras no ar. metes a chave quadrada (do tipo das dos bujoes) rodas a roda com um braço e vais apertando ou desapertando

pra esta operaçao ficar melhor..é bom teres uma 2 pessoa a travar no pedal e no travao de mao..lá a frente

só custa a primeira vez:p...depois de fazeres isto vais compreender como é o sistema..descansa

mas atençao...nao podes deixar um dos afinadores(tem 2 por poli/tambor) a travar muito mais ke outro..corres o risco dos calços se blokearem em andamento!!!

UMM abraço
madeira

PS: trás esses travoes afinadinhos...pro azimutUMM..se nao tens de ter 2 navegadores..um pra tirar a foto..outro pra segurar o UMM..enquando da marcaçao do Waipoiont:D

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

faltou uma afinaçao...a do travao de mao

só depois de afinares as polis é ke deves afinar o travao de mao!!!

deves ter porcas contras porcas na barra onde se fixam os 2 cabosé uma questao de desapertares uma e apertares outra..até ke o travao de mao trave/blokear com 5 estalitos

se conseguires por um pouco de oleo no interior das bichas destes cabos..melhor;)

UMM abraço
madeira

PS: a barra que segura os cabos ao se puxar pelo travao..nao deve ir de esguelha!!!

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
:)
Estive a afinar os meus para a inspeção e pasou com menção honrosa:p.
Estava excelente disse o "mestre".

Quanto á chave Madeira, penso que é o inverso dos "bujões" que são tipo "interiores" os afinadores são precisamente ao contrário, é tipo um varão quadrado que saí:D.
Se tiveres que fazer o serviço sozinho, os conselhos que posso dar além do que o Madeira já falou é o seguinte:
-Trata de pôr os afinadores a rodar corectamente sem ser preciso comer um "boi" para os mexer.
Depois com as rodas levantadas, num dos afinadores rodas lentamente até a roda travar (daí a vantagem destes estarem levezinhos há maior sensibilidade)Quando a roda estiver travada pelo afinador rodas no sentido inverso (para aliviar) 1/4 de volta o suficiente para a roda voltar a rodar livremente. A seguir vais ao outro afinador da mesma roda e segues os mesmos passos tendo o cuidado de aliviar exactamente o mesmo que no 1º afinador, daí ter dito 1/4 de volta é uma medida + fácil de conseguir com quadrado:p.
A operação repete-se na outra roda da mesma forma.
depois então como disse o Madeira, afinas o travão de mão. Se tiveres que ajustar as espias individualmente tens de ter o cuidado manter a "travessa" o + perpendicular possivel á espia que liga á alavanca do travão de mão.
Não afines demasiado na espia central senão ariscas-te a danificar o suporte das espias individuais e custa + a puxar o travão de mão.
Prontos :p já disse as asneiras que tinha para dizer:D. Qquiser que corrija ;)
Os afinadores vistos por dentro é aquilo que está assinalado a vermelho

Cump's

Adérito

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pois, muitissimo obrigassissimo a todos! esta semana já tenho uma conversa com o gajo!!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

Aderito..nao disseste nenhuma asneira..:)muito bem explicado

a chave quadrada ke me refiro nao é dos bujoes superiores é os inferiores dos diferenciais e das caixas..sao iguais aos aos afinadores

UMM abraço
madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas pessoal excelente tópico e excelentes demonstrações para mim está 5 estrelas

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by madeira

Boas outra vez Carlos

PS: trás esses travoes afinadinhos...pro azimutUMM..se nao tens de ter 2 navegadores..um pra tirar a foto..outro pra segurar o UMM..enquando da marcaçao do Waipoiont:D

He he, já tenho duas "navegadoras":cool::D confirmadas e estou a ver se trago a terceira!;):D:D:D

UMM abraçUMM

j.aldeia

Top Inferior