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Afinação do travão de mão

Kawazaki

UMM
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14 Out 2011
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Olá Pessoal, com a primeira inspeção á porta, após uns anos sem circular, estava com muitas dificuldades em afinar o travão traseiro de forma a conseguir uma travagem aceitável.

Desmontei as polies traseiras e retirei os cabos de travão, como o material tem sempre razão, verifiquei que ambos estavam completamente presos além do facto do cabo do lado esquerdo ( o mais Curto)ter a mola partida, falta cerca de 5 cm de mola facto este que por si só já dificulta bastante a afinação.

Posto isto, ganhei coragem e alterei o manipulo do travão de mão de forma irreversivel, pensei muito antes de fazê-lo, pois não gosto muito de alterações irreversiveis na minha máquina, gosto de tudo de origem, mas como os travões são o calcanhares de Aquiles das nossas máquinas assim o fiz.

acrescentei a alavanca que puxa os cabos mas para isso coloquei umas porcas na base do manipulo para o levantar um pouco e evitar que os cabos ao serem puxados batam na face da caixa de transferencias,
baseado nos principios da fisica com esta alavanca maior terá que se fazer menos força e o arrasto dos cabos há-de ser maior também.

Estou a ter dificuldades em comprar uns cabos novos para executar a alteração.
O manipulo ja está montado no lugar dele e não bate na caixa de transferencias agora quero é ver se há melhorias na travagem.







Umm Alter II 2.5D - 1989
Ford Escort MK1 GT-HC
Vespa PX 125 - 1992
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Com essa alteração Vais conseguir uma travagem utilizando um menor curso da alavanca do travão de mão, mas não terás uma travagem com menos esforço!
Antes pelo contrário!
Com o aumento que fizes-te tens que empregar mais força para puxar o travão de mão:D
 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Não é compreensível a lógica dessa alteração e muito menos me parece que o problema dos travões de tambor seja "puxar a alavanca".

Só tens que colocar tudo certinho como de origem, bombitos em bom estado e bem purgados, maxilas novas ou recuperadas e tambores rectificados à medida. Lubrificar bem as guias dos cabos e verificar e garantir que as molas estão em bom estado.

Depois é montar tudo certinho com o jipe no ar fazer uma primeira afinação na abertura da maxila (no parafuso de afinação) até um ligeiro "roçar" no tambor, nas duas rodas.

Com o jipe em andamento, a baixa velocidade, puxar o travão de mão e verificar se está a travar certo das duas rodas, se não estiver, abrir mais a maxila que esta a travar mais tarde ou fechar a que trava primeiro (no parafuso de afinação).

Muitas vezes não é necessário inventar o que já existe, o travão de tambor não é assim tão mau como o pintam, más são as mãos que muitas vezes lhes mexem.

cUMMprimentos;

 

Kawazaki

UMM
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14 Out 2011
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Obrigado Abreu gostei da explicação.

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