• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Adaptar instalação 2 caixas fusiveis a Alter 1

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Gostaria de saber quais as alterações que são necessárias fazer a uma instalação de 2 caixas de fusiveis para um Alter 1 (caixa de ferro).

Alterações em termos de fichas, terminais?
O que é compatível e necessita de ser alterado?

A adaptação é fácil de fazer?
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Se for trocar uma por outra e se a instalação de 2 caixas de fusiveis for para volante à esquerda a única coisa que tens de mudar é o comutador das escovas. De resto é tudo, a bem dizer, compativel se bem que possa haver uma ou outra ficha que tenha de ser substituida por terminais de cravar. Para esse trabalho ser bem feito é preciso o esquema correcto da instalação eléctrica.

Se a instalação eléctrica de 2 caixas de fusiveis for para volante à direita, tal como a minha, aí já é mais trabalhoso e muita coisa tem de ser alterada.

Abraço














A minha melhor amiga...
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Como é que se consegue distinguir se é de volante à direita ou esquerda?

Que fichas tiveste que trocar?
Estive a verificar as fichas que encaixam nas manetes e são diferentes?
Também tiveste que alerar estas?
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Bom, para ver se a instalação é para volantes à esquerda só olhando para ela...

Realmente a única coisa a trocar é mesmo o comutador das escovas limpa para-brisas para um igual ao dos Alter de 91 em diante. O resto é praticamente tudo igual e muito simples de fazer desde que acompanhado pelo esquema, lá que haja uma ou outra ficha que tenhas de trocar por terminais de cravar é tudo muito simples e nada meticuloso.

À mais uma alteração, que não sendo complexa, deves ter em atenção e que é a necessidade de teres de colocar a caixa do pré-aquecimento das velas no interior do UMM por trás do quadrante.














A minha melhor amiga...
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Obrigado pelas dicas

Tenho que olhar para isto com mais calma:)
Assim à primeira vista vi algumas fichas que são diferentes e depois tem para lá umas fichas que não consegui identificar:dizzy_face:


 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Tenho algumas dúvidas sobre algumas ligações

De seguida o esquema electrico com 2 caixas de fusiveis. Na figura tenho marcado a rectângulos coloridos as minhas dúvidas.



Vermelho 41.42 (faróis de nevoeiro) - Porque razão as ligações apontam só para o Nr 41?
O interruptor é o mesmo para acionar o farol frontal e traseiro?

Roxo 20 (termoresistencia temperatura) - onde é que esta ficha liga no UMM

Verde 49 - julgo que seja a ligação ao alternador:rolleyes:

Azul - que ficha é esta? Para que serve? Onde liga no UMM:rolleyes:
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Falta-te uma coisa importante, em anexo ao esquema da instalação deverá vir uma lista com uma discrição do que é cada peça numerada. Eu tenho essa discrição, só tenho que a procurar.

Os farois de nevoeiro ligam com botões diferentes mas penso que esse esquema não tenha a ligação dos dianteiros, mas como a digitalização está incompleta não te sei responder.

O termocontacto (roxo 20) no qual ligam os fios 16 e 19 fica na cabeça do motor por cima do último cilindro e ao lado do injector. Essa ligações são de EXTREMA IMPORTÂNCIA porque porque são as ligações que fazer o manómetro da temperatura funcionar, assim como a luz da temperatura.

Quanto ao 49 e quanto à outra ficha, só com a tal memória discritiva anexa ao esquema. Se não tiveres esse anexo eu posso tentar digitalizar o meu, se o encontrar.














A minha melhor amiga...
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Obrigado

Se por acaso tiveres isso, agradeço.

Já estou a ver onde liga o contacto da temperatura(y)(y)

 

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Mensagens
101
Localização
Portugal
Eu no meu cournil fartei-me de problemas electricos e este fim-de-semana arranquei toda a instalação e estou a fazer uma nova de raiz.
Troquei também a caixa de fusíveis por outra que já usa fusíveis mais modernos.
A ver se vai funcionar...

UMM Cournil
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Aproveitando o tópico tenho 2 dúvidas que gostava de esclarecer.

Na imagem seguinte, está a ligação ao motor de arranque.
Os comentários estão correctos?



De seguinda a ligação da ignição
Alguém é capaz de me dizer qual a respectiva ligação das cores e qual a ordem correspondente ao rodar a chave no canhão?

 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

pelo que tive oportunidade de verificar acho que a ordem é assim:

vermelho - valvula de corte de gasoleo
Azul - motor de arranque
Verde - Após contacto
Amarelo - luzes apos contacto
As cores fazem referência aos circulos desenhados e dizem respeito à zona de ligação no canhão.

Vou experiemntar e depois digo alguma coisa.

Continuo com dúvidas na ligação do motor de arranque, por isso se alguem souber que se acuse:D:D

 
Top Inferior