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Adaptações de caixas de 4 e 5

TomHuli

UMM
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2 Jan 2013
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Boas malta, gostaria de saber se alguém me pode ajudar em relação á adptação necessária da caixa de 4 em ferro para a de 4 de aluminio, da de 4 de ferro para a de 5 e da de 4 de aluminio para a de 5. Sei que da de 4 de ferro para a de 5 a aplicação não é directa, mas e de resto? :dizzy_face:

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas

Eu já fiz todas essas alterações

Da de ferro para alumínio alteras apoios de motor, apoios dr caixa, transmissões, embreagem, volante do motor etc... Da de 4 almuninio para 5 alteras transmissões e o sitio onde apertam os apoios e furacão nas tampas centrais

Cummps
 

TomHuli

UMM
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2 Jan 2013
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Então e eu, que tenho um carro todo completo com a de 4 de alumínio, mudando o 'kit' todo para o outro carro dá-me menos trabalho? Alterarias os apoios do motor na mesma?

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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E porque trocar para a 4 de alumínio? Tens a ZF, certo? MA junto à 1ª?

É mais ruidosa, mas é mais resistente e reduzida, sendo de carretos, não tens que te preocupar com 300€ sempre que tenhas que trocar a corrente... Também deves pensar em mudar a pedaleira e instalar o sistema da embraiagem hidráulica.

Poderia perceber mudar para uma de 5, ou meter um overdrive, agora trocar uma ZF por uma de 4 de alumínio não lhe vejo grande vantagem...

Sobre a tua última pergunta, se não alterares os apoios do motor a caixa vai ficar de lado.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

TomHuli

UMM
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2 Jan 2013
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Malta, afinal de conta, deixei-me de trabalheiras, e mantive a minha ZF de ferro!! :D
Levou tudo novo, desde rolamentos, retentores, até bolas nos cajados,, etc...

Mário, o overdrive serve para dar "meias" mudanças, ou seja, quando uma 4 é muito alta, e uma 3 é muito baixa, podes meter uma 3ª e meia. É quase como nos autocarros e nos camiões.

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

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29 Abr 2012
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Tal como o Tomás disse, o overdrive é um conjunto de carretos fora do caixa de velocidades(daí o nome) que trabalham em conjunto com a mudança que está engrenada.Por exemplo , engrenando uma 3ª com overdrive ativo irá transmitir à caixa de transferência uma "3ªe meia".Nos pesados isto dá um jeitão , até porque muitas das vezes nem precisamos tocar de velocidade para vencer uma pequena subida ou segurar melhor o veiculo numa descida , basta mudar a patilha e carregar na embraiagem e engrenamos ou desengrenamos meia mudança.Numa caixa de altas /baixas de 4 mudanças com overdrive ficamos com 4baixas +4 baixas com overdrive +4 altas +4altas com overdrive +4 marcha atrás para não repetir a lengalenga,20 mudanças ao todo.
 
Registo
21 Jan 2008
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Ok,obrigado pela explicação,e desculpem ter-me "intrometido" no tópico. èque eu estou a passar pelo seguinte dilema: queria voltar a comprar um UMM e até agora o que mais me agradou pelo estado geral tem um "defeito" para a utilização que lhe pretendo dar: tem caixa em ferro de 4. Para quem uma ou duas vezes por mês tem de levar o carro até ao trabalho a 180Km de casa, tem mesmo de ser caixa de 5. O overdrive ficaria mais barato de instalar?

Mário Machado


 
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29 Abr 2012
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Na minha opinião , com eixos de relações curtas , caixa de 4 mesmo com overdrive não é o indicado para ti.Alem disso os over drive alem de caros são raros.O ideal é um carro já com caixa de 5.
 
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