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A minha aplicação do motor 2.1 TD V1 + V2

Aldeia

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Boas a todos.
Como alguns sabem fartei-me do Indenor e já há uns anos ponderava a troca por algo mais evoluído. Havia muitas opções que passavam pela troca de motor, motor e caixa, talvez eixos, enfim um sem fim de possibilidades (haja carteira).
Após muita análise e ponderação decantei-me pelo já conhecido 2.1 XUD que equipam a ultima série de UMM’s construída.
Escolhi este motor por vários motivos: a pensar numa legalização, este é o único motor não Indenor que a fábrica montou em série. A fiabilidade e a performance, assim como a capacidade de incremento de potência, estão mais que comprovadas. Além disso é uma solução já utilizada por bastantes cUMMpanheiros, estando a sua maioria satisfeitos com o resultado.
Também deixou de ter sentido ter um veículo preparado para monte, quando passa a vida na estrada que é onde os meus UMM’s fazem 99% dos quilómetros.
Para mim, basta que ande o mesmo, gaste menos e avarie menos.
Existem melhores motores? Sem duvida que sim, mas eu prefiro este pelas razões apontadas. Além disso em Espanha há muita oferta destes motores (até por valores na casa dos 350 euros) o que não acontece com as outras opções.

VEICULO DOADOR:

Apresento o veículo doador do meu motor, o já conhecido Peugeot 605 SVDT.






O MOTOR:

XUD 2.1 td com bomba mecânica Lucas.













 

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A APLICAÇÃO:

MONTAGEM DO MOTOR:
Para a montagem do motor apresentam-se uma série de desafios. Uns dos mais importantes para mim seria a manutenção da climatização (vulgo solfagem). Além disso o turbo não era adequado e a bomba injectora não é conhecida por ser grande coisa.
Para a acoplagem do motor à caixa, vi várias soluções. Uma delas implicava a construção de um volante de motor duplo, solução que não me agradava particularmente pelo peso adicionado e que tentei (inocentemente) evitar. Assim sendo pequei na bolacha que serviu de molde e que gentilmente o João Couto de deu e retirei espessura (neste caso 5mm) ficando a mesma com 5mm de espessura. Para compensar o afastamento que a montagem da bolacha implica também rebaixei 5mm à cloche, pensando que assim não seria necessário a montagem de um volante duplo.
Estava completamente enganado, não vale a pena darem-se a este trabalho! Só arranjei maneira de ter de cortar uns milímetros ao veio da caixa!
Mesmo assim para que a embraiagem funcione, faz falta puxar o volante do motor no sentido da caixa, o que implicou o volante de motor duplo na mesma…
Assim sendo, após alguma pesquisa arranjei um volante de um Xsara 1.6 gasolina, tem características idênticas e juntamente com o volante original foi construído o volante definitivo.
Infelizmente esqueci-me de tirar fotos ao volante. Peço desculpa por isso. Se algum dia tiver oportunidade actualizo este detalhe.
O volante foi construído e calibrado. No centro do volante que fica mais fora instalamos um rolamento que serve de apoio do veio da caixa.
Este foi o maior desaire nesta montagem. O raio do volante custou quase tanto como o motor completo…
Para ganhar espaço usamos o motor de arranque de um 1.9 td (é mais pequeno). A cloche também foi modificada no local do motor de arranque para facilitar a montagem do mesmo














 

Aldeia

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EMBRAIAGEM
Na realidade a embraiagem foi bastante fácil de resolver. Prensa do 2.1 TD, rolamento de encosto e disco UMM turbo. A prensa teve que ser alargada uns milímetros no furo central (pouca coisa) porque o veio da caixa UMM é mais espesso que o do Peugeot 605. A embraiagem foi das coisas mais simples de aplicar.







 

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Problema seguinte: PERIFÉRICOS!

Turbo:
O turbo original é pequeno. Pensei montar um K14 (que tanto satisfeito me deixava no 2.5 Indenor), mas fui fortemente alertado para o facto desse turbo não ter a elasticidade e a capacidade de fornecer oxigénio ao motor (pelos vistos, pelo facto de ser um 12 válvulas necessita de pulmão). Sugeriram-me um turbo TD04 (obrigado Passarinho) que também aprova muito bem no Indenor e foi esse o turbo aplicado.







Alternador:
A posição do alternador também foi modificada, mantendo-se no mesmo local, mas mais próximo do bloco.




Bomba direcção assistida:
A bomba de direcção assistida que vem no motor aprova com as nossas caixas. Contudo optou-se por reposiciona-la numa posição inferior para ter acesso à bomba injectora, uma vez que o motor esteja montado.




Depressor
O depressor original do XUD também aprova, contudo não permitia a montagem da chapa sem alterações, pelo que foi retirado e montado outro de um Peugeot 205 (creio).


Bomba injectora:
A original será substituída por uma Bosch, proveniente do 1.9 TD. Pensei em mudar o êmbolo, mas pelo que me foi dito, não é necessário, o êmbolo que tem é mais que suficiente para este motor.





 

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REFRIGERAÇÃO DO MOTOR:
Este motor não tem radiador de óleo e decidi mantê-lo assim. A montagem de um radiador de óleo, implica que o mesmo tenha de fazer um maior curso dentro do circuito e consequentemente baixaria a pressão interna o que provoca uma lubrificação insuficiente ou deficiente com o motor a baixas rotações. Contudo o filtro do óleo deste motor está numa localização má no UMM, fica quase encostado à longarina e torna a sua substituição quase impossível sem mover o motor. Para resolver esse problema comprei um permutador novo, de um Renault Clio 1.9 D das primeiras séries. É idêntico, mas substancialmente mais estreito e ganha-se espaço para trocar o filtro do óleo. Além disso são conhecidos problemas de fiabilidade dos permutadores, pelo que é importante trocar esta peça por uma nova.
Em relação ao arrefecimento do anticongelante, mantive o radiador original, ao qual adicionei uma válvula da temperatura e uma estrutura com duas ventoinhas eléctricas (Fiat Marea).
Contudo na próxima aplicação provavelmente vou usar o radiador de água e o interccoler do Peugeot 605, embora ligeiramente deitados pois são um bocado altos. O motivo é simples. O radiador está calculado para este motor e custa ¼ do valor que custa trocar o favo ao radiador original do UMM turbo…











 

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A MONTAGEM NO UMM:
Como disse anteriormente, para mim é imperativo que não haja alterações no interior e que o aquecimento do habitáculo funcione em pleno. Só que se mantiver o motor na posição “original Indenor” torna-se impossível a montagem da chapa original.
Para resolver esse problema optei por avançar o conjunto de motor e caixa para a frente. Andei a tirar medidas e por grande sorte reparei que a distância entre os furos dos suportes do motor - soldadas ao chassis – coincide perfeitamente com a diferença no comprimento das transmissões (10 cm sensivelmente). Assim sendo avancei o conjunto motor e caixas 10 cm, e pude aproveitar metade da furação original (o que facilitou muito a aplicação do suportes novos), e invertendo as transmissões (a da frente passa para trás e vice-versa), fico com o problema resolvido. 10 cm são suficientes para a montagem do motor e das chapas originais, podendo dessa forma manter o aquecimento original e não tenho que fazer mais modificações.
Claro que isso implicou modificar o suporte das manetes das caixas, para puder recuar os 10 cm avançados, mas isso não foi problemático.
















 

Aldeia

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Neste caso em particular, apenas foram avançados 3 apoios (o da frente do lado do condutor manteve-se sem modificações). Como tiveram que ser construídos suportes novos para o motor, chegou-se à conclusão que a posição original era mais adequada.

De momento é isto. O motor ainda não foi montado definitivamente porque surgiu um problema com um dos trabalhos do torneiro que tem de ser rectificado.
Nunca testei o motor, não faço ideia de como vai ficar. Além disso ainda não montei a bomba Bosch (se a Lucas estiver boa, vai ficar lá por uns tempos) porque esta brincadeira sai cara e o dinheiro não chega para tudo.
Estou cheio de espectativa, embora com os pés na terra. Dependendo de como corram os trabalhos em falta actualizarei o tópico no primeiro post.
Também quero que entendam que isso é um resumo por alto. O trabalho foi maioritariamente feito pelo mecânico, eu apenas arranjo peças e pago as facturas. Não consigo traduzir em palavras as frustrações das coisinhas que correm mal, das dificuldades duma empreitada destas, mas garanto que há sempre problemas a resolver. Por exemplo foi um Cristo arranjar uns parafusos para o volante do motor (que acabaram por sair de um motor mercedes CDI e tiveram trabalho de torneiro pelo meio).
Estejam há vontade para fazer perguntas. No que puder ajudo.





 

JummP

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9 Jan 2007
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amigo, dou-te os parabéns pela coragem em avançar para tal
obra, eu nunca o faria
desejo-te sinceramente que corra bem, brevemente (espero eu)
faço-te uma visita com o meu motor novo

abraço
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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quote:Originally posted by JummP

amigo, dou-te os parabéns pela coragem em avançar para tal
obra, eu nunca o faria
desejo-te sinceramente que corra bem, brevemente (espero eu)
faço-te uma visita com o meu motor novo

abraço

E eu espero receber-te com o meu motor novo. :D
 

silvio

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Boas: o motor do meu também está na clinica de rejuvenescimento. Partiu um parafuso do tensor da corrente de destribuiçãp e foi um estrago grande. Aproveitei já que estava desmontado, mandei encamisá-lo , segmentos novos, capas de bielas e cambota, corrente de destribuição e e e e...…………………………………………


cUMMprimentos
Sílvio
 

ummfly

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30 Mar 2006
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Excelente trabalho amigo, deu trabalho mas está a ficar muito bem.
Agora é usufruir dessa alteração.

 

NMoutinho

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Ansiava pelo publicação desta publicação no forumm já algum tempo!! ando com ideias de dar o “salto” e deixar-me de atmosféricos aldrabados, mas adaptação ainda é elaborada, mais do que imaginava, confesso que fiquei um pouco reticente, e a minha busca de motores turbo no OLX o 2.1 TD já não é o primeiro da lista. Vou continuar a estudar o assunto.
De qualquer forma continuação de excelente trabalho e parabéns pela “coragem” e dedicação. Um abraço.

 

vitor1979

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Parabéns Aldeia.
Excelente trabalho e excelente tópico, arrisco a dizer um tópico á antiga aqui no fórum.

Boa sorte.

Vitor Simão
 
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