• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

A direcção não recolhe

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Olá Malta

já tou para Vos perguntar isto há algum tempo

a minha direcção, após fazer uma curva, não recolhe sozinha.
o meu mecânico já fez quase de tudo:

- as rótulas estavam um pouco estragadas (um camber do caraças) e colocamos rótulas novas;
- instalei um amortecedor de direcção com mola para recolher á posição central e o resultado foi que recolhe em manobras até um certo ponto, mas o mais importante, que é a quase volta do volante se se usa em andamento, não recolhe;
- desligou-se o braço da direcção e detectamos que existia uma prisão na caixa de direcção (a força exercida no volante era igual com o carro desligado ou a trabalhar;
- verificou-se a pressão do óleo da bomba e tem pressão, no entanto não sabemos se é a devida;
- a caixa de direcção foi aberta para verificar a prisão e lá se verificou que com os afinadores ela ficou mais solta;

conclusão, tudo montado novamente, ficou quase como tava inicialmente:

- a direcção ficou mais leve, talvez devido ao alivio dos afinadores da caixa;
- a direcção ficou com mais folga se calhar pela mesma razão

E A PORCARIA DA DIRECÇÃO CONTINUA IGUAL, CONTINUA A NÃO RECOLHER

há um pormenor: não tenho barras estabilizadoras.
e em estrada aberta está sempre a adornar (não sei se é esse o termo usado, por aqui é) e para corrigir a direcção é um grande filme, um dia destes ainda me espeto
Vocês que já andam nestas andanças aos anos, conseguem dizer-me se é normal?
o que devo fazer?
agradeço ajuda

----
José Sampaio
933460913
[email protected]
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Olá Mário

relativamente aos brincos acho que são os de origem, mas...
tem que levar essas cunhas? o tal angulo de cavilão tem a ver com isso?
podes-me explicar melhor o que isso do angulo de cavilão?
a parte de trás do diferencial tá complectamente na horizontal, se lhe meter as tais cunhas fica mais subido, em direcção á caixa de transmissão, é isso?

desculpa a minha ignorância, mas só comecei a entender alguma coisa de mecânica automóvel agora com o UMM

obrigado e abraço

----
José Sampaio
933460913
[email protected]
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
já gora

as barras estabilizadoras tem influencia sobre isto?

de qualquer forma vou meter estas barras. tenho que perguntar aqui no forum se alguem tem para venda.

----
José Sampaio
933460913
[email protected]
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
O angulo de cavilhão que o Mario fala é tambem conhecido por caster.



Quanto mais angulo tiver melhor "desfaz as curvas".
Se puseres cunhas para melhorar o caster a parte onde liga a transmissao fica mais baixa em relação á caixa.
Mas se não tiveres cunhas experimenta a virar as molas(o que aperta no brinco mete para trás,nas 2)

Já se certificaram se a caixa de direcção está ao centro?Com a barra de direcção da caixa desligada vira tudo para a direita,depois conta quantas voltas dá o volante até virares tudo para a esquerda,depois dá metade das voltas em sentido contrario(de modo que a caixa fique "ao centro" e vire o mesmo para os 2 lados)
Com o volante ao centro depois metes as rodas a direito no fim montas a barra de direcção e afinas a barra sem mexer nas rodas e no volante.
 

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Mensagens
265
Localização
-
Bem Filipe, isso é que é explicar :p

Peço desculpa pelo off topic, que acaba por não ser muito, mas tendo em conta o troubleshooting que o Sampaio fez, a minha direcção recupera bem, e se largar o volante ta certinha, vai exatamente para onde devia, no entanto tem uma folga "habituavel" mas não muito confortável. Se for em recta por exemplo com as mãos no volante tenho de tar sempre a fazer pequenas correcções porque só o peso das mãos com o inevitável balançar do carro fazem o volante mexer, mesmo que não mexam as rodas. Dá a sensação que o volante ta um pouco solto, e não responde como seria espectável, um bocadinho no volante, um bocadinho directamente na roda. O que posso fazer para tirar essa folga ao volante?

Abraçummm

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
quote:Originally posted by ZePill

Bem Filipe, isso é que é explicar :p

Peço desculpa pelo off topic, que acaba por não ser muito, mas tendo em conta o troubleshooting que o Sampaio fez, a minha direcção recupera bem, e se largar o volante ta certinha, vai exatamente para onde devia, no entanto tem uma folga "habituavel" mas não muito confortável. Se for em recta por exemplo com as mãos no volante tenho de tar sempre a fazer pequenas correcções porque só o peso das mãos com o inevitável balançar do carro fazem o volante mexer, mesmo que não mexam as rodas. Dá a sensação que o volante ta um pouco solto, e não responde como seria espectável, um bocadinho no volante, um bocadinho directamente na roda. O que posso fazer para tirar essa folga ao volante?

Abraçummm



Amigo verifica se tens folgas no apoio do pendural...normalmente é kuando existem folgas (parafussos desapertados, apoio rachado..etc) ke isso aconteçe

tb veria o cardim da coluna de direcçao

cUMMprimenTTos
madeira
 

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Mensagens
265
Localização
-
Boas

Pois.. eu o cardan ainda sei o que é, agora o apoio do pendural fica exactamente onde e é exactamente o que? :p A minha mecânica é boa, a automóvel é que só agora com este menino é que tá a aparecer, preciso que sejam pacientes comigo :D lol

Mas obrigado já em avanço ;) já tenho uma ideia por onde começar :)
 

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
Mensagens
825
Localização
Portugal
Eu pensava que era normal. lololoool
tb tenho ese problema

Não é preciso ter um UMM para ser feliz,mas ajuda muito!!!!!!!!
Sócio nº 192
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
quote:Originally posted by ZePill

Boas

Pois.. eu o cardan ainda sei o que é, agora o apoio do pendural fica exactamente onde e é exactamente o que? :p A minha mecânica é boa, a automóvel é que só agora com este menino é que tá a aparecer, preciso que sejam pacientes comigo :D lol

Mas obrigado já em avanço ;) já tenho uma ideia por onde começar :)

bom dia

o pendural..ou cx de direcção..fica fixada na lateral da longarina do lado do pendura..é o ke faz virar a rodas:)

esta caixa tá fixada por 4 parafussos e porcas..e o ke aconteçe muito .é estas porcas irem ficando laças o mesmo (tb frequente) o proprio apoio ir "abrindo" estalado..e Cuidado!!!..se parte em andamento..vais Buscar os UMM ás couves!!!:)

eu em tempos coloquei aki uma dica de como nunca mais nos preocuparmos com isso..ke era colocar uma barra de travamento á outra longarina...no meu (e tenho isso há anos) nunca mais mexeu ou ooscilou um cabelo

e tb falei no cardim da direcção pork este usa uma cruzeta muito pequena..e com o passar dos anos e muito esforço..ela acaba por ganhar folgas ke tb pode originar esses sintomas ke falas..e tb igualmente perigosso..se ela parte tb vais buscar "ás couves"!!!

é uma questão de pesquisares pelo forUMM em post mais antigos..ke muito se falou nisso e há fotos

cUMMprimenTTos
madeira
 

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Mensagens
265
Localização
-
Boas Madeira

Obrigado, já ajudou. Eu sei que basicamente todas as perguntas possíveis já foram respondidas aqui pelo forumm, mas tamos a ficar com o problema de excesso de informação, se é que isso é possível :p Fica difícil fazer pesquisas sem saber exactamente o que procurar.

Pois bem, como o problema não é só meu o que encontrei foi o seguinte:

https://for-umm.pt/oldthreads/1619

https://for-umm.pt/oldthreads/1330

https://for-umm.pt/oldthreads/1859

Agora é ir ao menino ver se me desenrasco :D

Abraçummm

 

ummbarteam

UMMzito
Registo
5 Abr 2006
Mensagens
131
Localização
Portugal
Um dos meus antigos UMMs fazia isso e era um empeno dentro da caixa de direcção. Para remediar enquanto não veio a peça de substituição (não me lembro do nome) desafinei a direcção, o que lhe aumentou a folga, mas pelo menos não prendia. Depois de aplicada a peça e pagos os € correspondentes, ficou com a direcção praticamente como nova.

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
olá malta

já andei a ver a direcção e todos os componentes dela

descobri que a caixa estava presa, e depois de aberta, limpa e regulada (do regulador de baixo) ficou melhor,
no entanto continuou com alguma folga na direcção assim sendo afinei o regulador de cima que tirou quase toda a folga.

a direcção lá vai recolhendo, mas ainda não me agrada...
também já tinha referido que em estrada aberta é necessário estar sempre a corrigir a direcção.
será que é por não ter a barra estabilizadora?
já gora, o UMM só tem barra estabilizadora á frente?
alguém já colocou umas cunhas entre as molas e o eixo (á frente) para aumentar o angulo de caster para a direcção recolher melhor?

abraço

----
José Sampaio
933460913
[email protected]
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.537
Localização
Portugal
Para o que queres convém ter a barra estabilizadora. Só leva à frente.

O estado dos amortecedores também influi.

Tens a certeza que todas as rótulas estão boas e convenientemente apertadas?

Independentemente disso tudo, ainda não conheci nenhum UMM com uma direcção verdadeiramente digna desse nome. Todos os que esperimentei têm uma direcção esquisita. Conduz-se bem, mas requer habituação aos vícios.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
olá Mário e Aldeia.
obrigado pela Vossa informação, acho que começo a compreeender alguma coisa do UMM
quanto ás rótulas, foi tudo novo, tanto nas crozetas do eixo da frente, como no pendural da direcção.
os cadin's da direcção também me parecem em bom estado.

só me falta uma coisa, as cunhas...
sem querer pedir muito será que não há por aí umas fotos dos pormenores dessas cunahs?
assim conseguia saber exactamente o que fazer e como colocar.
ja´gora, a parte de trás do bloco do diferencial, com as cunhas colocadas, não ficará muito descaido em relação ao eixo de transmissão que vem da caixa de transmissão?

novamente obrigado

----
José Sampaio
933460913
[email protected]
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
olá Mário

faz todo o sentido o que me dizes
tenho então que as colocar, sabes onde arranjo umas? e tenho que ver como se aplica em outros UMM's
obrigado mais uma vez.

----
José Sampaio
933460913
[email protected]
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
De certeza que todos os Alter sairam de origem com cunhas?
Nunca vi nenhum AlterII com cunhas...Os que tinham cunhas eram os Cournil e alguns AlteI.
Já foram a uma casa de alinhar direcções?Para saber o que é preciso para pôr a direcção em valores de origem?

As definições de origem são(acho que não estão trocados):

AlterI/Cournil
Convergência 0º40´
Camber 1º30´
Castor 3º00´
KPI 8º30´

AlterII
Convergência 0º00´
Camber 0º00´
Castor 3º00´
KPI 10º00´



(Isto tudo com o veiculo descarregado)
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
xiii....
isto começa a ser muita fruta para mim

o melhor é por nas mãos de quem sabe.

vai mesmo para alinhar.

depois informo

obrigado a todos

----
José Sampaio
933460913
[email protected]
 
Top Inferior