• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

4 Pinças Iguais UMM

amsumm81

Iniciado
Registo
6 Ago 2007
Boas,

Deixo aqui o esquema que ilustra a possibilidade de aplicação de 4 pinças de travão iguais no UMM. Permite descartar a obrigatoriedade de aquisição de pinças com ligação por cabo de aço ao travão de mão.
Neste momento já tenho as pinças do VW Golf IV aplicadas mas se não tivesse optaria por este sistema com 4 pinças Alter II e seus correspondentes discos ventilados.

Cumprimentos,

AMS UMM 4x4 Cournil

Perimo

UMMzito
Registo
16 Mar 2007
O esquema parece porreiro.

Mas esqueces-te de dois pormenor.

Que é a legenda do esquema e uma pequena explicação do mecanismo.

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Eu penso ter esse sistema, não exactamente como está aí, com as pinças do Alter II.

O senão das pinças do Alter II montadas atrás é a falta de travão de parque accionado por cabo, ou seja, além de ser ilegal segundo eu já li algures se por algum motivo o sistema perder pressão o travão de mão deixa de funcionar também. Se isso acontecer com o carro parado pode não ser muito mau, se for em andamento o travão de mão como recurso já era...

Tirando esse aspecto, se a travagem estiver equilibrada por uma balança ou um compensador manual ficas com uma travagem excepcional!

Abraço
Bruno

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

E onde se arranja um travao de mao desses?

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Não leves a mal AMS,mas discordo dos componentes que sugeres.O esquema do circuito está bem feito,mas O travão de mão hidraulico não é permitido nas IPO.
Tambem não vejo qualquer vantagem em ter 4 pinças iguais,ainda por cima se forem as do UMM,atrás não é preciso pinças com 2 pistons.E atenção que montar discos originais do UMM atrás tem muito que se lhe diga,além do preço tem a parte da aplicação que teria que ser pelo lado de dentro do semi-eixo e mesmo assim não sei se é possivel,e mesmo que fosse possivel irias ter problemas em suportar facilmente a pinça ao eixo.

Depois de algumas experiencias e horas de volta do circuito de travagem acho que cheguei á solução mais acertada no meu.Sistema todo original sem a balança de carga(o meu de origem tem um regulador pré-regulado junto da longarina)mas com pinças de travão do A4 atrás e discos Suzuki.
Mauro este travão de mão hidraulico pode ser feito com uma bomba primaria de embraiagem como a do AlterII,basta ligar o piston da bomba a uma alavanca de travão de mão e ligar a bomba em serie como está na figura.

amsumm81

Iniciado
Registo
6 Ago 2007
Boas filipeumm é claro que não levo a mal, é por, ocasionalmente, haver discussão profícua que vale a pena intervir neste forumm.

Se bem te lembras eu fui um dos primeiros a transformar os tambores do Cournil em discos e até tinha uma página na net com fotos e tudo. Naquela altura (ainda nos tempos do forum do Madeira) ninguém sabia nada e poucas experiências tinham sido feitas, pelo menos divulgadas, coisas que todos sabemos agora serem necessárias como: ter um repartidor de travagem para ter 60% à frente e 40% atrás, remover a válvula residual da bomba principal, etc... a própria geometria dos apoios das pinças tudo isso foi por tentativa e erro. E digo-te mais, quando andava tudo a aplicar pinças do BX eu já tinha umas da Volksvagem aplicadas e com travagem perfeita no IPO isto porque arrisquei e experimentei.

O meu sistema de travem deve ser homólogo ao teu: pinças suzuki (frente) com discos suzuki, pinças VW/Audi/Seat/Skoda com travão de mão de cabo de aço e discos suzuki tudo controlado por uma válvula de repartição Willwood (sem balança de carga). Mas esta ideia das quatro pinças UMM e quatro discos UMM ventilados é um mais um desafio que outra coisa... para um possível carro que eu vá preparar para fazer exclusivamente velocidade e uns "picanços" que contrasta com a solução que estou a finalizar neste momento totalmente virada para o trial com reduções finais de caixa que não permitem o UMM ultrapassar os 90km/h mesmo que lá tivesse um motor V8 dentro!

Quanto ao IPO já tenho uns esquiços para uma solução para um travão de disco accionado por cabo de aço à saída da caixa redutora, aliás basta ver o esquema do Willys (polie e cintas) para facilmente meter lá algp equivalente.

Cumprimentos,

AMS UMM 4x4 Cournil

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Mesmo tendo em conta que as IPO's variam muito de centro para centro, ou de inspector para inspector, e apesar de sabermos que não é aceite um travão de mão hidarúlica penso que com uma pequena cobertura feita à medida para a bomba não será dificil passar despercebida ao inspector.

Filipe tens razão quando dizes que a aplicação de pinças UMM atrás é uma operação complicada. A colocação do suporte das pinças ao semi-eixo no meu caso está soldada ao proprio eixo. Como quando o comprei já vinha com este sistema não tenho intenções de o trocar, embora se o fosse fazer agora talvez não o fizesse assim. Contudo segundo as informações que tenho esta alteração terá sido efectuada no ano de 1990... Não sei se é verdade ou não mas caso o tenha sido, justifica algumas coisas menos boas.

Abraço
Bruno

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
AMS a minha sugestão para essa hipotese que falas para velocidade e ter ainda mais poder de travagem é manter o sistema original de discos UMM na frente e atrás montar uns discos ventilados provenientes de algum Vitara(não sei se há!) e montar umas pinças só com um piston,e assim era facil de arranjar umas pinças para montar e a aplicação tambem não seria complicada.O travão de mão podias montar as pinças do XM que são mais robustas que a do BX e são para discos ventilados.Ou então como já falaste aplicar travão de mão á caixa,se bem que isso seria a cereja no topo do bolo mas para uma preparação mais virada para o trial do que para estrada.

Partilha aí com a malta esse teu projecto!;)Mas atenção com essas desmultiplicações de caixa,porque nas trialadas tambem precisas de elasticidade nas varias velocidades...

nuno lixa

Iniciado
Registo
22 Abr 2009
boas
eu tenho esse sistema no meu umm com as pincas de orinjem e os discos. a nivel de travaguem e 5 estrelas e ainda mo mes passado foi a ipo e passou.

os umm sao como as mulheres depois de os termos gastamos todo o nosso € em asessorios

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
quote:Originally posted by filipeumm

Não leves a mal AMS,mas discordo dos componentes que sugeres.O esquema do circuito está bem feito,mas O travão de mão hidraulico não é permitido nas IPO.
Tambem não vejo qualquer vantagem em ter 4 pinças iguais,ainda por cima se forem as do UMM,atrás não é preciso pinças com 2 pistons.E atenção que montar discos originais do UMM atrás tem muito que se lhe diga,além do preço tem a parte da aplicação que teria que ser pelo lado de dentro do semi-eixo e mesmo assim não sei se é possivel,e mesmo que fosse possivel irias ter problemas em suportar facilmente a pinça ao eixo.

Depois de algumas experiencias e horas de volta do circuito de travagem acho que cheguei á solução mais acertada no meu.Sistema todo original sem a balança de carga(o meu de origem tem um regulador pré-regulado junto da longarina)mas com pinças de travão do A4 atrás e discos Suzuki.
Mauro este travão de mão hidraulico pode ser feito com uma bomba primaria de embraiagem como a do AlterII,basta ligar o piston da bomba a uma alavanca de travão de mão e ligar a bomba em serie como está na figura.

Boas é possiel sim Filipe..o Vitor santos e o Tucha em competição usavam as pinças e discos iguais aos da frente..

mas sinceramente nem me recordo bem como fizeram..agora ke travavam a serio..ahh isso travavamm..por andei nos 2 carros em kestão

UMM Abraço
madeira

Top Inferior