• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Pois é caros amigos finalmente arranjei um bocadinho para vir aqui apresentar a minha nova máquina. Há três semanas atrás desloquei-me às instalações do showtime no Algarve a fim de ir buscar uma burra de carga espectacular! Os objectivos dela serão muito variados desde acartar lenha, adubos, sementes, animais, etc. a dar voltinhas pelo campo com a família e amigos e mandar uns TTs suaves ocasionalmente. A pick-up veio impecável de pintura, caixa de madeira e motor havendo muito pouco para lhe fazer (apenas pequenos pormenores)! Belo trabalho do Showtime, pessoa impecável que gostei bastante de conhecer!
Pequenas coisinhas a rever em breve:
- Tenho um fusível a rebentar vão-se as luzes do painel de instrumentos e as luzes de presença traseiras do lado esquerdo e as de matrícula (já está marcado com o electricista);
- Está a perder valvulina do diferencial traseiro;
- Pendural da barra estabilizadora partido;

De resto é uma grande máquina o motor parece impecável e a trabalhar que nem um relógio! É gasóleo e andar!

Deixo aqui algumas fotos da máquina!

Primeira modificação: piscas brancos:
http://imageshack.us/photo/my-images/849/46lu.jpg/
No seu habitat natural:
http://imageshack.us/photo/my-images/849/3bg5.jpg/
A vergar a mola!
http://imageshack.us/photo/my-images/822/ewcm.jpg/

Um abraço a todos!
 

UMMAIA

UMM
Registo
28 Mai 2007
Mensagens
1.112
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Gaiseric

Pois é caros amigos finalmente arranjei um bocadinho para vir aqui apresentar a minha nova máquina. Há três semanas atrás desloquei-me às instalações do showtime no Algarve a fim de ir buscar uma burra de carga espectacular! Os objectivos dela serão muito variados desde acartar lenha, adubos, sementes, animais, etc. a dar voltinhas pelo campo com a família e amigos e mandar uns TTs suaves ocasionalmente. A pick-up veio impecável de pintura, caixa de madeira e motor havendo muito pouco para lhe fazer (apenas pequenos pormenores)! Belo trabalho do Showtime, pessoa impecável que gostei bastante de conhecer!
Pequenas coisinhas a rever em breve:
- Tenho um fusível a rebentar vão-se as luzes do painel de instrumentos e as luzes de presença traseiras do lado esquerdo e as de matrícula (já está marcado com o electricista);
- Está a perder valvulina do diferencial traseiro;
- Pendural da barra estabilizadora partido;

De resto é uma grande máquina o motor parece impecável e a trabalhar que nem um relógio! É gasóleo e andar!

Deixo aqui algumas fotos da máquina!

Primeira modificação: piscas brancos:


No seu habitat natural:


A vergar a mola!


Um abraço a todos!

 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Parabens pela compra, espero que tenhas sorte com o jipe!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve


..."O lance foi muito rápido, o Valdo marcou o canto, o Magnusson cabeceou ao primeiro poste e eu toquei a bola para dentro da baliza..."
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Obrigado! Agora ela já tem antena, levou um apoio de braços central original da UMM (falta aparafusar). Ontem o meu pai deslocou-se à Europeças para comprar um conjunto de pendurais da barra estabilizadora para se substituir. Custaram os dois cerca de 21€. Entretanto o motor de arranque foi-se à vida, mas segunda-feira ela já vai ao doutor resolver pequenos pormenores, leia-se:
- Perda de óleo do diferencial traseiro,
- Afinação dos travões e reparação do servofreio,
- Substituição dos pendurais da barra estabilizadora
- Reparação do motor de arranque
Depois espero que no próximo fim-de-semana já possa dar umas voltinhas com ela!
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Boas! Não tenho trazido novidades porque na verdade... Não tem havido muitas...
Só azares, o mecânico que arranja os carros cá da casa partiu um pé no dia em que ia mexer na menina... Entretanto tive que arranjar outra pessoa que me mexesse no carro e resolvesse os problemas dela, por vezes bloqueava as rodas de trás e não pegava a quente...
Entretanto ela lá foi e foram problemas atrás de problemas:
- A bomba injectora vertia gasóleo por todo o lado, foi aberta e não estava de grande saúde (a chapa de cima da bomba injectora até já tinha levado com a rebarbadora numa tentativa desajeitada de resolver algum problema)
- Não tinha termostato e a falange estava podre pelo que se arranjou um termostato e uma falange "nova"
- Um dos tubos de água da chauffage estava tão ressequido que também acabou por se romper
- Os cabos dos travões de mão estavam todos retraçados pelo que estavam a causar esses bloqueios nas rodas...

Entretanto já comecei a lixar bem lixado um mata-vacas completo que lhe vou instalar:



Agora estou com algumas dúvidas em relação à tinta. Que tinta aconselham?

Entretanto tenho andado a magicar numas jantes e nuns pneus e andava a pensar em arranjar algo semelhante a isto:



Alguém sabe dizer que jantes são estas? As suas dimensões e as dimensões dos pneus?

Um abraço
Gonçalo Patuleia
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Obrigado pela ajuda Mário!

Mas não será algo mais parecido com isto? As tuas parece que não são tão para dentro (offset certo?)

 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Vim há bocado da oficina... Más notícias... Apesar de tantas reparações a menina continua a não estar bem de saúde do motor... Segunda-feira o mecânico irá tentar umas últimas afinações e abrir mais umas coisinhas no motor para perceber o que é que se passa... Entretanto a conta vai somando...

Para resolver o problema do filtro de gasóleo mal amanhado que lhe tinham posto...

...arranjei um conjunto bomba manual/filtro absolutamente novo! Já o deixei há pouco no mecânico para o instalar.
Entretanto já tinha adquirido um filtro Delphi 296 e um kit de reparação da bomba que ficarão em stock para quando for necessário.
Aqui vai uma foto de alguns mimos que lhe arranjei e que aguardam o regresso da máquina...

...nomeadamente umas palas UMM originais novas, uma moca nova do Citröen AX para substituir a hedionda que lá está (toda em alumínio xuning) e aqueles pins que seguram os tapetes todos do UMM pois faltavam mais de metade...
Deixo também aqui uma foto da aplicação do símbolo em gel da UMM (parece que era o que vinha nos Alter 2000):

Agora é aguardar por novidades...

cUMMps!
Gonçalo
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
...E de novidades, como vai isso????
E a saúde da máquina já deu sinais de melhoras ou ainda anda por aí algum mau olhado a dar que fazer??
Já agora aproveito para te felicitar pelo belo exemplar.;)
cumps
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Novidades ainda nada... Já foi tudo montado e ela já pega a quente... No entanto continua a fazer uns barulhos estranhos vindos do motor... Quem me está a arranjar o carro desconfia da bomba injectora que não está muito bem... Entretanto também já me avisou que está com muitas folgas no que toca a transmissões... Mas isso há-de ficar para depois... Agora já só peço que ela volte a andar... =(
Só fico triste pois foi-me vendida como sendo um carro que nunca deu problemas e que "era só meter gasóleo" e andar e quanto mais se mexe nela mais se encontram problemas... Enfim...

Obrigado Mário! ;)

UMM abraço

Gonçalo Patuleia

Quinta do Gil - Agricultura Biológica
https://www.facebook.com/quintadogil

----------------------------------------------------------------------

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel

 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Este carro até pelas folhas de inspeções podes ver quantos KM fez em menos de um ano, andou algum tempo sem marcar Km que acho que foi a bicha que se partiu, ja nao me lembro bem. Fiz muitos KM's mesmo sem stress's. So lhe fiz a manutenção habitual de oleos etc e pouco mais, nunca me deu chatices, nunca fiz TT Duro nem passeios TT, andava so a puchar o jipe de trial em cima do reboque, puchar motas de agua barcos etc e fiquei atascado uma vez ao lado do parque de estacionamento de uma prova de trial a levar uns pneus até ao jipe de trial numa zona mole. o unico problema que ela trouxe e notei poucos dias depois de a comprar foi gastar agua que resolvi antes de a vender.

Disse-te quando falamos ao telefone e me falaste que nao pegava a quente que se precisasses de alguma coisa que te ajudaria sem problema nenhum pois tenho ca muito material e nao tenho qualquer problema em dispensar te alguma peça que precises pois tambem nao gosto que estejas nesta situação.

As transmissões vê lá bem o que se passa pois ela no eixo da frente nao tinha folgas nenhumas nem nas cruzetas assim como os travões foram afinados e levou pastilhas novas a frente.

A inspecção foi feita em Olhão que é dos centros mais rigorosos do país onde não há pagamentos para passar sem anotações nem nada que se pareça.

Só espero que tudo se resolva e tenta recorrer a alguem experiente do forum que seja de ao pé de ti para ver esses tais barulhos do motor a ver o que são pois a cabeça foi levada a pressão, faceada, valvulas testadas, pernos novos, juntas novas etc.. tudo feito como deve de ser e tudo material vitor reinz nada de chinocas. Se alguma está a fazer barulho até pode ser as valvulas a precisar de serem afinadas novamente.

cUMMps

quote:Originally posted by Gaiseric

Novidades ainda nada... Já foi tudo montado e ela já pega a quente... No entanto continua a fazer uns barulhos estranhos vindos do motor... Quem me está a arranjar o carro desconfia da bomba injectora que não está muito bem... Entretanto também já me avisou que está com muitas folgas no que toca a transmissões... Mas isso há-de ficar para depois... Agora já só peço que ela volte a andar... =(
Só fico triste pois foi-me vendida como sendo um carro que nunca deu problemas e que "era só meter gasóleo" e andar e quanto mais se mexe nela mais se encontram problemas... Enfim...

Obrigado Mário! ;)

UMM abraço

Gonçalo Patuleia

Quinta do Gil - Agricultura Biológica
https://www.facebook.com/quintadogil

----------------------------------------------------------------------

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel


 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Boas a todos!

Finalmente fui buscar a menina! Quando veio a conta até me arrepiei, mas depois de dar umas voltas fiquei um pouco mais aliviado pois o problema principal (motor) ficou finalmente resolvido, eis a lista do que foi feito (transcrito do papel escrito pelo mecânico):
- Vedar fugas da bomba injectora - estava a deixar passar gasóleo para o circuito do óleo e a mandar gasóleo cá para fora)
- 1 falange de termostato usada - a anterior estava toda podre e a deixar cair água
- 1 tampa da bomba injectora - a que lá estava já tinha sido violentada por uma qualquer rebarbadora na tentativa de reparar qualquer coisa...
- 2 cabos de travão de mão - eram estes que estavam a fazer com que a carrinha me travasse a roda (por vezes a esquerda, por vezes a direita) em andamento
- tubos de gasóleo - os que lá estavam, estavam uma miséria completamente ressequidos
- 1 rolamento do tensor da correia de direcção
- 2 tubos de travões traseiros - os que lá estavam, estavam prestes a rebentar...
- afinação de injectores
- 1 termostato
- afinação de válvulas
- óleo novo e filtro de óleo novo
- desentupir radiador
+ mão de obra
Tudo foram 696,40€ + os 40,00€ que me custou um conjunto da bomba manual de gasóleo + filtro de gasóleo (tudo novo)

O motor passou da noite para o dia. Está mais leve, responde melhor, está mais silencioso, faz menos fumo, sente-se mesmo que está mais afinadinho. Agora pega a quente, a frio, seja como for. Já marca a temperatura e esta está sempre impecável sempre no meio, mesmo depois de apertar um bocadinho com ela ou em marchas lentas. Neste ponto fiquei muito satisfeito!
Agora a ver: mesmo com tanta coisa revista no sistema de travagem este continua a deixar entrar ar pelo que se desconfia da bomba central (o servo-freio já foi trocado pois o anterior estava também roto)... Irá ser uma situação a resolver em breve...

Ontem decidi ir a uma casa de pneus para resolver uma fuga de ar muito lenta no pneu traseiro, lá se mergulhou o pneu em água e qual não foi o meu espanto: a fuga de ar não era uma, eram dezenas, o pneu estava todo retrassado e ressequido, deixava sair ar por todo o lado, ou seja não dava para recuperar... Já vou ter que pensar em pneus novos pois andar assim até se torna perigoso... =X

Agora vou arranjar material para arranjar as folgas no eixo dianteiro e casquilhos para a suspensão pois os que lá estão... já praticamente não existem lol, lá vai ser mais uma nota...

Hoje não resisti e tive que sujar um bocadinho o pneu... =)









UMM abraço

Gonçalo Patuleia

Quinta do Gil - Agricultura Biológica
https://www.facebook.com/quintadogil

----------------------------------------------------------------------

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel

 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Amigo Gonçalo, ainda bem que as coisas começam a ficar melhores, imagino que de vez em quando te sintas um pouco desiludido com o carro, mas os carros são assim mesmo, andam bem até resolverem começar a dar problemas, isso aos poucos vai se resolvendo e daqui a uns tempos já não vais ter mais chatices com a máquina.;)

Quanto à entrada de ar no circuito se não tiveres certeza de onde vem o problema, verifica o estado do interior dos bombites traseiros, se não estiverem bem limpos podem dar origem a problemas desses...;)

Boa sorte.
cumps
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Desiludido com o carro nunca! Este carro é o meu orgulho! eheh Apenas entendo que a idade não perdoa...

Obrigado pelo conselho! Mas acho que por agora irá andar assim... Não está perfeito mas já funciona e assim que houver t€mpo estou a pensar em alterar para discos atrás e depois logo se verá!

UMM abraço

Gonçalo Patuleia

Quinta do Gil - Agricultura Biológica
https://www.facebook.com/quintadogil

----------------------------------------------------------------------

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel

 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Pessoal estou com uma dúvida: ao colocar a mão nas pontas dos semi-eixos dianteiros (na zona do veio de cardan) noto que o veio se desloca lateralmente. Isto acontece do lado da roda esquerda como da direita. Isto é normal ou qual é o problema? Ajuda precisa-se!

UMM abraço

Gonçalo Patuleia

Quinta do Gil - Agricultura Biológica
https://www.facebook.com/quintadogil

----------------------------------------------------------------------

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel

 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Pois é não tenho vindo aqui postar novidades sobre a "camenete" como carinhosamente a malta a chama... E novidadades é coisa que não falta... Foram feitas pequenas alterações, mantendo sempre a origininalidade.
Entretanto tinha acumulado algum material aqui em casa para lhe fazer manutenção mas deparei-me com o facto de a minha menina vir equipada com os eixos ingleses! Esses mesmo! Como tinha alguma folga nas rótulas decidi trocá-las, mas... as que tinha adquirido era minúsculas ao lado das da minha pick-up... Apesar de ter falado com uma catrefada de malta que poderia ter... Ninguém tem... por isso, alguém consegue apresentar alguma solução? De certeza que não haverá nenhumas rótulas que sejam compatíveis? Já me disseram que os eixos ingleses não são mais que uns Dana 60 e Salisbury não é um fabricante inglês, mas americano e que haviam Land Rovers equipados com eixos "Salisbury". Andei a pesquisar na net e quando pesquiso por Dana 60 realmente não me parecem muito parecidos com os meus, mas quando pesquiso Salisbury axles aparecem-me fotos de eixos muito parecidos mesmo com os meus... Afinal em que ficamos? Será assim tão difícil de descobrir o fabricante dos nossos eixos conhecidos por "ingleses". Entretanto o tempo passa e a minha menina nunca mais volta a andar... =(

UMM abraço

Gonçalo Patuleia

Quinta do Gil - Agricultura Biológica
https://www.facebook.com/quintadogil

----------------------------------------------------------------------

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel

 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Não deu em nada... O Paulo Gomes encaminhou-me para o Sr. Nelson e o Sr. Nelson encaminhou-me para o Paulo Gomes...

UMM abraço

Gonçalo Patuleia

Quinta do Gil - Agricultura Biológica
https://www.facebook.com/quintadogil

----------------------------------------------------------------------

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel

 

Latumm

Iniciado
Registo
12 Set 2010
Mensagens
21
Localização
Portugal
Boas Colaço,
Tenho o mesmo problema á anos e ainda não consegui rótulas novas.
Felizmente a folga não é muita, limpei-as e enchi de massa, com borrachas novas está a andar.
mais tarde ou mais cedo vou ficar parado e depois só mudar o eixo completo.
já pensei em mandar fazer mas o valor deve ser proíbitivo.

Cumprimentos
Laurentino Silva

A distancia mais curta entre dois pontos = UMM
ps. Não confundir com a mais rápida
 
Top Inferior