quote:Originally posted by Kawazaki
Desculpem opinar, mas segundo me foi ensinado, a diferença entre os óleos 15w40 e 10w40 reside no primeiro digito, que revela a viscosidade do óleo e não a grossura do mesmo, ou seja, a grossura do óleo é igual em ambos w40, sendo o consumo de óleo no motor idêntico entre ambos.
Agora a viscosidade é maior no óleo 10w, o que faz com que o lubrificante se mantenha mais tempo agarrado aos componentes mecânicos, favorecendo uma boa lubrificação logo nos 1.º instantes de trabalho do motor, penso que me fiz explicar.
No meu entender, o uso aconselhado de oleos 15w40 nos nossos motores, deve-se ao facto de na década em que estas viaturas andava em voga, ser o oleo mais usual na altura, nos dias de hoje não percebo o porque de um motor que é reparado a fundo( tipo 0 km) não leva um óleo 5w40 com uma viscosidade muito superior e uma grossura idêntica ao que frequentemente se usa.
Abraços para a malta
Umm Alter II 2.5D - 1989
Ford Escort MK1 GT-HC
Vespa PX 125 - 1992
Bom, um oleo não se mede pela grossura. Mede-se sim por viscosidade e densidade. O que acontece é que por tecnicas de refinação complexas um oleo 10w40 mantém a sua densidade ideal mais estavel independentemente das variações de temperatura que ocorrem dentro do motor. A densidade não é grossura, é uma alteração fisica do oleo que poderá tornar-se numa alteração química caso atinja o PI máximo, o que dificilmente acontece dentro de um motor...

O 15w40, apesar de ter uma viscosidade muito próxima do 10w40, não está obrigado a cumprir determinados parametros de refinação, como tal a sua densidade é mais influenciavel conforme aquece ou arrefece e o resultado disso é esse oleo perder as suas capacidades de forma mais rápida por isso a razão de que um motor que use este oleo tenha intervalos de manutenção mais curtos.
As caracteristicas de oleos(fichas técnicas) e métodos de fabrico normalmente não são tidos em conta por nós, eu tento ter esse cuidado porque essa é a minha área de formação, mas ainda assim o meu principal factor de decisão na aplicação de um oleo ainda é o preço. É dificil imaginar e compreender as alterações químicas que sofre um lubrificante, principalmente um que esteja exposto como por exemplo uma massa consistente que não deixa de ser um oleo mas com uma viscosidade enorme.
De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas