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15 40w ou 10 40w?

texuguinho

UMMzito
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22 Jan 2009
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Boas taredes.

Preciso de uma opiniao, quem me sabe dizer qual a diferenca de por um oleo 10 40 ou 15 40 num motor 2.5 turbo nao tenho a certeza mas acho que no manual do condutor tinha estas opcoes é que eu tou na alemanha e quando faz frio o motor parece uma fabrica de pregos sera que o 10 40 vai alterar o comportamento do motor a frio?

obrigado
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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Com o frio o 10w 40 é o mais apropriado por ser um óleo mais fino...
Ainda assim se o frio for mesmo muito a fábrica de pregos continua:D:D
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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quote:Originally posted by texuguinho

LOL Obrigado Mario sendo assim o oleo sendo mais fino vai haver maior consumo de oleo certo?

Em parte sim, mas se o motor do teu UMM não gastar óleo não vais ter problemas e se gastar pouco vale a pena porque o óleo 10w 40 assegura uma melhor lubrificação do que o 15w 40...
 

rjoina

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18 Fev 2011
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Se estas na alemanha deverias usar um 5W40.

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho
 

MarioMachado

Mestre
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quote:Originally posted by rjoina

Se estas na alemanha deverias usar um 5W40.

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
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Já estamos a entrar no tempo quente, por isso o 10w 40 é uma boa escolha...
 

rjoina

UMM
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18 Fev 2011
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Sim no verão concordo com o 10w40, embora o verão na Alemanha seja um pouco curto e frio :p

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texuguinho

UMMzito
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22 Jan 2009
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obrigado mario e rjoina e verdade o verao aqui e totalmente diferente que em portugal ainda a semana passada estavamos com sete graus positivos e no inverno aqui aonde estou fazem menos vinte e por incrivel que pareca o umm pega de estalo com estas temperaturas agora as baterias e que nao aguentam muito estao um bocado desprotegidas do frio mas voltando ao assunto vou optar pelo 10 40 os consumos de oleo nao sao significantes vou esprimentar obrigado pela ajuda
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Tem mais atenção ao nivel de oleo com a utilização de 10w40 pois é natural que aumente o consumo.

Mesmo por cá a utilização do 10w40 é viavel porque os preços entre este e o 15w40 é equilibrado e porque o 10w40 é em tudo mais eficaz por questões que podem passar ao lado de quem não sabe como são feitos os oleos. A graduação e o tipo de refinação do 10w40 tornam o oleo mais estavel, mantendo a mesma viscosidade com as diferenças térmicas variadas o que faz com que se consiga uma melhor lubrificação e arrefecimento. Também além dos sabões têm ainda outros aditivos que são em tudo melhores que o 15w40.

O problema são mesmo os nossos motores que estão velhotes além de que a própria concepção não seja amigavel para oleos finos, mas para quem acaba de reconstruir um motor na integra com reconstrução do K16 ou a aplicação do TGV não faz sentido outra aplicação que não a do 10w40.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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quote:Originally posted by PedroUMM

Tem mais atenção ao nivel de oleo com a utilização de 10w40 pois é natural que aumente o consumo.

Mesmo por cá a utilização do 10w40 é viavel porque os preços entre este e o 15w40 é equilibrado e porque o 10w40 é em tudo mais eficaz por questões que podem passar ao lado de quem não sabe como são feitos os oleos. A graduação e o tipo de refinação do 10w40 tornam o oleo mais estavel, mantendo a mesma viscosidade com as diferenças térmicas variadas o que faz com que se consiga uma melhor lubrificação e arrefecimento. Também além dos sabões têm ainda outros aditivos que são em tudo melhores que o 15w40.

O problema são mesmo os nossos motores que estão velhotes além de que a própria concepção não seja amigavel para oleos finos, mas para quem acaba de reconstruir um motor na integra com reconstrução do K16 ou a aplicação do TGV não faz sentido outra aplicação que não a do 10w40.

Outras graduações já se tornam muito dispendiosas por isso não se justifica muito a utilização.









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Kawazaki

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14 Out 2011
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Desculpem opinar, mas segundo me foi ensinado, a diferença entre os óleos 15w40 e 10w40 reside no primeiro digito, que revela a viscosidade do óleo e não a grossura do mesmo, ou seja, a grossura do óleo é igual em ambos w40, sendo o consumo de óleo no motor idêntico entre ambos.
Agora a viscosidade é maior no óleo 10w, o que faz com que o lubrificante se mantenha mais tempo agarrado aos componentes mecânicos, favorecendo uma boa lubrificação logo nos 1.º instantes de trabalho do motor, penso que me fiz explicar.
No meu entender, o uso aconselhado de oleos 15w40 nos nossos motores, deve-se ao facto de na década em que estas viaturas andava em voga, ser o oleo mais usual na altura, nos dias de hoje não percebo o porque de um motor que é reparado a fundo( tipo 0 km) não leva um óleo 5w40 com uma viscosidade muito superior e uma grossura idêntica ao que frequentemente se usa.
Abraços para a malta


Umm Alter II 2.5D - 1989
Ford Escort MK1 GT-HC
Vespa PX 125 - 1992
 

Kawazaki

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14 Out 2011
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Na minha máquina, como o motor gasta um pouco de óleo, uso CASTROL GTX 15w50, ( w 50 designa a grossura)


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rjoina

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Lembre-se de uma coisa um motor que gasta 5w40 na Alemanha em Angola gasta um 10w60, o mesmo motor.
Logo o umm na Alemanha na minha opinião deveria usar um 5w40

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PedroUMM

UMMzão
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quote:Originally posted by Kawazaki

Desculpem opinar, mas segundo me foi ensinado, a diferença entre os óleos 15w40 e 10w40 reside no primeiro digito, que revela a viscosidade do óleo e não a grossura do mesmo, ou seja, a grossura do óleo é igual em ambos w40, sendo o consumo de óleo no motor idêntico entre ambos.
Agora a viscosidade é maior no óleo 10w, o que faz com que o lubrificante se mantenha mais tempo agarrado aos componentes mecânicos, favorecendo uma boa lubrificação logo nos 1.º instantes de trabalho do motor, penso que me fiz explicar.
No meu entender, o uso aconselhado de oleos 15w40 nos nossos motores, deve-se ao facto de na década em que estas viaturas andava em voga, ser o oleo mais usual na altura, nos dias de hoje não percebo o porque de um motor que é reparado a fundo( tipo 0 km) não leva um óleo 5w40 com uma viscosidade muito superior e uma grossura idêntica ao que frequentemente se usa.
Abraços para a malta


Umm Alter II 2.5D - 1989
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Bom, um oleo não se mede pela grossura. Mede-se sim por viscosidade e densidade. O que acontece é que por tecnicas de refinação complexas um oleo 10w40 mantém a sua densidade ideal mais estavel independentemente das variações de temperatura que ocorrem dentro do motor. A densidade não é grossura, é uma alteração fisica do oleo que poderá tornar-se numa alteração química caso atinja o PI máximo, o que dificilmente acontece dentro de um motor...;)
O 15w40, apesar de ter uma viscosidade muito próxima do 10w40, não está obrigado a cumprir determinados parametros de refinação, como tal a sua densidade é mais influenciavel conforme aquece ou arrefece e o resultado disso é esse oleo perder as suas capacidades de forma mais rápida por isso a razão de que um motor que use este oleo tenha intervalos de manutenção mais curtos.

As caracteristicas de oleos(fichas técnicas) e métodos de fabrico normalmente não são tidos em conta por nós, eu tento ter esse cuidado porque essa é a minha área de formação, mas ainda assim o meu principal factor de decisão na aplicação de um oleo ainda é o preço. É dificil imaginar e compreender as alterações químicas que sofre um lubrificante, principalmente um que esteja exposto como por exemplo uma massa consistente que não deixa de ser um oleo mas com uma viscosidade enorme.








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