• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

13º Mês

Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Vem do Brasil, mas é igualzinho ao nosso sistema neste capitulo, muito curiosamente desde o 25 de abril de 74...


A mais escandalosa de todas as mentiras nacionais e justamente aquela que burramente os trabalhadores mais acreditam, é a safada invenção do Décimo Terceiro salário.

Para os meus leitores, que certamente foram muito além do curso primário, eis aqui uma modesta demonstração aritmética de como é fácil novamente enganar os trabalhadores.

Suponhamos que você ganha 400 Reais por mês. Multiplicando-se esse salário por doze meses, temos ao fim do ano R$4.800.00. Quando chega o Natal, o generoso e cristão patrão manda então pagar-lhe o conhecido Décimo Terceiro Salário ( de mais R$400.00 que somados ao que você recebeu no ano inteiro somam R$5.200.00) e você vai para casa todo feliz com o saboroso sorriso matreiro do patrão.

Agora veja bem o que acontece quando o empregado, ao invés de ouvir as catilinárias dos Lulas e dos Vicentinhos, procura um simples professor de aritmética do Primeiro Grau e que lhe ensina que você sabiamente faça o seguinte :

Você vai ao seu patrão e lhe diz : Patrão, lamentavelmente meu salário é pequeno e como eu tenho que pagar contas de luz e gás durante esse período e não posso esperar até o fim desse mês para pagar contas atrasadas, rogo-lhe que, como meu salário é de R$400.00 mensais, pague-me R$100.00 por semana (o que dá na mesma coisa – 4 semanas a R$100.00 somam R$400.00 ).

O distraído patrão concorda ( concorda porque por vezes ele também pode ser burro) e assim fica tudo acertado e você volta para casa tranquilo, porque afinal de contas seu patrão fez-lhe apenas um modesto favor que não lhe custa nada.

Mas aí é que está o engano. E eu pergunto aos meus leitores: Quantas semanas tem um ano ?

Resposta inteligente : 52 semanas!

Já percebeu a jogada ? Ora, se o patrão lhe paga R$100.00 por semana ( ou seja R$400.00 por mês conforme vimos) multiplicando-se esse valor por 52 semanas, temos – voilá !

– R$5.200.00 ! Surpresa surpresa ?

Onde está portanto o 13 Salário ?

A explicação é simples, embora os nossos conhecidos líderes trabalhistas nunca se tenham dado conta desse fato simples.
A resposta é que o patrão lhe rouba uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com cinco semanas. Pagando-lhe mensalmente, portanto, esse patrão sabido se apodera de um dinheiro que não lhe pertence e isso porque o salário é o mesmo tenha o mês cinco semanas, trinta ou trinta e um dias e depois, com um sorriso de crocodilo lhe presenteia um décimo terceiro, dinheiro que saiu do próprio bolso do trabalhador. Por outro lado, não tenham meus leitores nenhuma dúvida da precisão da informação que explico nesta matéria, pela razão elementar de que, em 1945 acompanhei de perto a habilidade política e matreira do meu falecido e simpático amigo, o dep***do Aarão Steinbruck de Niteroi, que com essa gloriosa mentira conseguiu se eleger várias vezes. Daí que, como palavra final para meus inteligentes leitores, ai estão as duas maravilhosas mentiras nacionais. Não caiam no conto do vigário. Não existe nenhum Décimo Terceiro. O patrão apenas lhe devolve o que sorrateiramente lhe surrupiou do salário anual. Que é o que explica porque, quando da votação do projeto Steinbruck, a lei foi aprovada rapidamente pelos patrióticos dep***dos a serviço da classe dirigente de então, que é a mesma que hoje comanda nosso delicioso Brasil.
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Meus Caros.
A minha empresa tem agora 3 funcionários, há um ano tinha 9, e como patrão nunca me lembro de ter ROUBADO nada aos meus funcionários.
Aliás, convidaria todos a formarem empresas e a pagar 14 ordenados a pessoas que apenas trabalham 11 meses por ano.
Por estas e por muitas outras, estou seriamente a ponderar mandar os 3 funcionários que ainda resistem para o desemprego e mudar de País.
Patrão, eu, nunca mais...

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

pedrolopes58

UMMzito
Registo
3 Jan 2010
Mensagens
129
Localização
-
A realidade nua e crua vem das palavras do Batrakiu. Independentemente de ser ou não verdade a exposição do João, a capacidade do país em responder de forma satisfatória aos desafios cada vez maiores desta economia cada vez mais global, está seriamente em risco. Apesar dos milhões esbanjados pelo aparelho de estado, a economia real, ou seja aquela que produz riqueza está em risco de colapso. Eu sou funcionário público, eu não produzo nada, eu não gero riqueza nenhuma ao país e tenho plena consciência disso..eu apenas presto um serviço pago por todos os contribuintes e sou o 1º a dizer que se acabem de vez com as mordomias todas do nosso estado português.
Ao invés, os privados, aquelas empresas que geram riqueza, que produzem, que exportam, que geram dividendos e capitais deviam ser 1000 vezes mais apoiadas do que realmente são.
Ser empresário só de nome é fácil, a porra toda está em assegurar a viabilidade de uma empresa..pagar salários..IVA..IRC..bla bla bla.
Muitos de nós estamos habituados a só queremos um emprego de secretária e horário das 9 ás 5...eu sou um deles..mas não pode ser.
Cada vez é mais dificil aguentar uma empresa, e graças ás sucessivas gerações de patrões que tive no estado, estamos na situação em que estamos.
Batrakui estou solidário contigo, estou solidário com milhares de empregadores neste país que qualquer dia já não sabem para que lado se virarem...e uma coisa é certa..o direito á indignação e ao protesto é legitimo, mas sinceramente espero que não tenhamos de chagar ao exemplo grego que está á beira da insurreição civil.

"team chupetas"..poupados e forretas
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
André, não foi minha intenção conduzir o discurso nesse sentido, de facto o discurso nem é meu. Estou por demais familiarizado com as dificuldades de singrar um negocio em Portugal nestes tempos conturbados.

Ontem alguém referiu essa problematica no hotspot. Queria sim deixar claro aquilo que muitos não sabem: o 13º Mês, comummente chamado de subsidio de natal, de subsidio não tem nada.

É apenas um acerto aritmético do salário que sendo pago ao mês e não à semana foi acordado por quem percebe de tesouraria e banca.
Para ti, para mim e para alguns(arrisco dizer muitos) Portugueses(e pelos vistos também Brasileiros) pouca diferença faz não receber os 1/12 avos de salario mensalmente, recebendo o 'bolo' inteiro em dezembro... Por outro lado para as grandes empresas os juros dessas quantias somadas de todos os funcionarios a render durante um ano... são muito significativos.

O cerne da questão que queria evidenciar é que cortar na totalidade ou na parte desse valor, não é prescindir de um subsidio ou de parte dele, mas sim entregar ao estado parte ou a totalidade de um mês de trabalho...

cumps,

JC
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Caro João.
O meu discurso não é em nada contra a tua citação, apenas demonstrei a minha revolta como Patrão por uma situação que acho injusta.
Tal como é injusto eu descontar desde os 18 anos, e se precisar de encerrar a minha empresa não tenho direito a subsidio de desemprego.

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Bom, André, algumas coisas.

Estou no mesmo ramo em que tu trabalhas, junto com o meu pai à já uns anos. O meu pai já é empresário da construção à mais de 20 anos se bem que a sociedade actual tem cerca de 10 anos de mercado. A nossa crise neste momento é arranjar espaço para mais trabalhos porque já temos agenda garantida até meados do próximo ano. A razão disso acontecer é que temos sabido combater as sucessivas "crises" e desde a fundação desta sociedade e até aos dias de hoje já mudamos radicalmente o nosso mercado e continuamos a mudar caso seja necessário, o que nos deu uma preparação para absorvermos as dificuldades e passarmos por elas sem as sentirmos. Devo dizer que nós nunca pedimos nenhum financiamento, não dependemos de bancos pois tudo o que fazemos é feito com capitais próprios.

Uma empresa não pode viver de um mercado fixo, tem de se saber expandir e procurar novos mercados antes de passar dificuldades. Não quero com isto dizer que tudo são ginjas e no passado chegamos a ter mais de 40 pessoas a trabalhar e agora são 10...

Ainda assim sentimos que temos uma tarefa ingrata e não é seguramente pelo que pagamos aos nossos trabalhadores nem tanto pela TSU, é sim pelo sufoco dos restantes impostos e pelas retenções de IVA. O pior é o IRC visto que pagamos uma percentagem superior à de qualquer banco.

O subsidio de desemprego é exclusivo para os trabalhadores que ficam desempregados involuntariamente. Se este subsidio fosse alargado aos empresários então não faltaria por aí empresas a serem criadas e a declararem falência ao fim de 3 ou 4 meses só para o acesso a subsidio.



Free2UMM
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Pedro.

Mas de facto descontamos, e para onde vão os nossos descontos que são iguais aos dos outros trabalhadores? Para os rendimentos minimos dos gandulos, para a malta que faz 3 meses de verão e leva 9 a viver á nossa conta...bolas, eu tb quero ter uma vida assim, despreocupada porque alguem anda todos os dias a levantar-se ás 7 da manha para que eu possa ás 11 decidir em que café vou tomar o pequeno almoço...

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
André, isso é um problema de fiscalização, bem sei que há pessoas e etnias que apenas vivem à nossa custa mas acredito que um dia serão postos à prova.

A solução que vejo é a de continuar a trabalhar porque não fui educado e nem tenho coragem de viver à sombra da bananeira.

Mas tal como esses idividuos e etnias existe mais um grande grupo que enriquece à nossa custa e vejo-os da mesma maneira, vejo-os como ladrões...



Free2UMM
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Pedro.
O problema é que a nossa vontade de trabalhar, e dos nossos pais são o pão para a boca dessas " carraças " do sistema de segurança social que temos, e a segurança social utiliza o nosso dinheiro para dar de comer a essa gente.
Depois, temos as questoes politicas, criou-se desde há alguns anos a politica do facilitismo que começa logo nas escolas, onde as crianças já passam de ano com notas negativas...não compreendo e temo que o nosso futuro, nós que trabalhamos vai ser muito pior!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

Anunes

UMM
Registo
11 Out 2010
Mensagens
168
Localização
-
Pessoal, passei por aqui e não posso de deixar de dar o meu contributo para esta polémica que aqui consta. Eu tal como vocês fico um bocado f*** (lixado), com o pensamento de certa gente que não pensa em fazer nada apenas em mamar o dinheiro que os outros contribuintes pagam ao final de cada mês.
Eu vou partilhar convosco uma experiência que tive um pouco insolita convosco. Aqui há uns tempos estive a plantar umas árvores num terreno que tenho aqui em Castelo Branco e qual não é o meu espanto que enquanto lá andava a cavar, entra lá dentro do terreno um individuo sem perguntar nada a ninguém e que por acaso nem me viu, a dirigir-se para uma barraca que lá tenho. Indignado com a situação fui lá perguntar-lhe o quê que o mesmo por ali fazia, pois nem o conhecia nem lhe tinha dado autorização para lá entrar. Este pede-me imensa desculpa, mas tinha que ir ao dito barracão, pois tinha lá uma coisa que lhe pertencia. Eu, como é óbvio, perguntei-lhe o que era, respondendo este que era uma garrafa de vinho, pois era álcoolico dependente e que ia lá todos os dias esconder a garrafa e bebe-la para a mulher que vive ao lado não descobrir. Eu fiquei um pouco parvo com a situação e questionei o individuo, de qual a sua idade e a sua ocupação. Este diz que tem 48 anos e está desempregado a receber o subsideo de reenserção social, qualquer coisa como 400 e picos euros. Eu perguntei o quê que ele fazia e ele respondeu que era desempregado da VOLVO, onde teria sido mecânico durante 18 anos. Eu, disse-lhe que não compreendia o porquê de estar desempregado com uma profissão destas, pois decerto que arranjaria emprego em qualquer oficina do ramo. Este tem a ombridade de me dizer que já tinha trbalhado o suficiente na vida, pois tinha descontado já quase vinte anos e que agora estava na altura do país contribuir para a sua sobrevivência. Perguntei-lhe se já se encontrava nesta situação à muito tempo. Este mais uma vez com um desrespeito total por quem se mata a trabalhar todos os dias, diz que já está desempregado desde 2002. Eu fiquei burro com a conversa e disse que se ele estaria interessado que lhe pagaria 40 Euros por dia para cavar os pés de umas 60 oliveiras que lá tenho. Este disse que já estava velho para cavar e que 40 euros não seria nada e era um mpouco desprestigiante para um antigo mecânico. Eu passado com a conversa, disse que era engenheiro civil e que como ele estava a observar no momento em que este entrou no terreno, estava a cavar e não estava nada preocupado com o prestigio e mandei-o sair dali com a garrafa do vinho.
Moral da história.
Acham que este individuo, se lhe continuarem a pagar o subsidio vai procurar algum emprego?
Afinal em que país vivemos nós.
Quem é que é mais xulo? Os governantes ou aqueles que por ai andam a mamar susidios?

Um forte abraço a todos!!
Amândio Nunes
Como é lógico não
 

scalbis

UMM
Registo
3 Nov 2010
Mensagens
405
Localização
Portugal
Boas, deixem me so acresentar, a realidade de ser " patrão".
Sou socio gerente de uma empresa desde 2001, mas estou nela desde 1998, faço o meus descontos OBRIGATORIOS , para que possa usufruir em caso de doença ( baixa) ou perda emprego( subsidio)e para a reforma .
Pois é , MAS EU NAO TENHO DIREITO NEM A BAIXA , NEM A SUBSIDIO , se estiver doente o estado nao quer saber como vou eu SUSTENTAR a minha familia , e OBRIGA ME ao final do mes a pagar como se estivesse a trabalhar . Nao recebo subsidio de desemprego se por algum motivo ficar sem trabalho , mas desconto ha 17 anos .
BEM ESTAVA ME A ESQUECER , TENHO DIREITO A REFORMA :D:D, MAS ESPERA LÁ :thinking:, QUAL REFORMA(n)(n)!!???

" SE NAO OS CONSEGUES VENCER ( UMMS),JUNTA -TE A ELES "
Socio clube UMM Nº 257
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
É a tal inserção social, eu tenho que pagar 400 euros do emprestimo que pedi ao banco durante 25 anos para poder pagar o apartamento.
Outros, da minha idade vivem em casas dos bairros sociais, andam em bons Mercedes e Audi's, e eu, limito-me a um Seat Ibiza...pois é, mas eu não pago 3 euros de renda por mês...

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 
Top Inferior