Boas, solicito umas opiniões sobre esta situação que me está a acontecer nesta fase final do meu demorado restauro.
Há cerca de 2 anos e meio quando parei o jipe para começo do restauro, embora tenha desde a altura da compra até à data desfrutado pouco do carro, cerca de 600km não havia nada de muito grave em termos mecânicos.
Na altura do desmonta tudo verificava-se:
- O turbo fora do lugar estava sujo de óleo, o exterior um bocado crosto, não muito líquido.
- A conduta do arrefecimento do turbo tinha óleo.
- A parte do turbo que sai para o escape tinha algum carvão ou crosta no corpo interior, mas estava seca, (não tinha óleo fresco) assim como toda a linha de escape estava normal, estava limpa.
- As janelas do bloco do motor e dos colectores estavam limpas e secas. (não tinham vestígios de óleo fresco)
Dito isto, no seguimento do restauro mandei o turbo para uma casa aqui da cidade, especialista em turbos, fizeram uma revisão, disseram na altura que tinha algumas folgas levou uma revisão.
Outros componentes também foram revisionados, bomba injectora, injectores, alternador, enfim o normal de um bom restauro.
Voltando ao presente. O motor levou 5 litros de óleo 10/40w com filtro novo dos altos.
Depois de toda mecânica no sítio, tudo normal, um trabalhar do motor espectacular, um bom ronco, um trabalhar certinho, sem batimentos, um pegar a frio que quase não precisa de aquecer a resistência, uma disponibilidade incrível para subir as rotações, enfim ate parece respirar saúde.
Mediante este cenário aparece a desgraça, depois da 2 ou 3 vez que em dias diferentes que se põe motor a trabalhar, sem nunca ter saído à estrada, aparece uma mancha de óleo na ponta da linha de escape. Quando o motor trabalha cerca de 20 a 30 minutos, a mancha de óleo que aparece no chão tem quase o tamanho de um ovo frito, não aparece imediatamente, mas depois do aquecimento e arrefecimento ela escorre pela linha de escape (que é directa) e lentamente se torna visível.
Conjecturam-se os possíveis cenários (na minha opinião e na do meu primo mecânico):
1 -Vedantes das válvulas ressequidos (depois de tanto tempo parado)?
2 -Turbo mal reparado?
3 -Problemas nos seguimentos?
Começamos por partes:
Desmontou-se o turbo, colectores, e condutas dos radiadores do turbo, verificando-se que:
- A conduta do radiador de arrefecimento do turbo está limpa, tal como quando foi montada.
- Com o turbo fora e sem os colectores (com as janelas do motor abertas), pôs-se o motor a trabalhar e verifica-se que às janelas do motor continuam limpas e secas (hipótese nº1 posta de parte).
- Nesta fase também se pôs o motor a trabalhar com o tubo de esgoto do cartér fora do sítio para ver se a compressão mandava óleo para fora. Com o motor ainda não muito quente, nada de anormal foi visto em termos se saída de gases ou cuspidelas de óleo
- Levou se o turbo outra vez para a casa dos turbos, onde foi desmontado e testado (um curto teste) na nossa presença, o homem diz que não e do turbo, que o turbo está bom (não me cobrou nada desta vez), temos que acreditar (hipótese nº2 posta de parte)?
- Com o turbo montado no lugar, sem o escape ligado pôe-se o motor a trabalhar, e em poucos segundos aparece o óleo em grandes quantidades na saída do turbo para o escape!
- De seguida voltamos a por o motor trabalhar, com o tubo de esgoto do óleo que liga ao cárter fora do sítio, e agora este já manda algum óleo para fora! (talvez o motor agora esteja com mais temperatura!). Enfim voltam algumas duvidas.
EL Barumm...Viana do Castelo Tm: 96 70 24 520
Há cerca de 2 anos e meio quando parei o jipe para começo do restauro, embora tenha desde a altura da compra até à data desfrutado pouco do carro, cerca de 600km não havia nada de muito grave em termos mecânicos.
Na altura do desmonta tudo verificava-se:
- O turbo fora do lugar estava sujo de óleo, o exterior um bocado crosto, não muito líquido.
- A conduta do arrefecimento do turbo tinha óleo.
- A parte do turbo que sai para o escape tinha algum carvão ou crosta no corpo interior, mas estava seca, (não tinha óleo fresco) assim como toda a linha de escape estava normal, estava limpa.
- As janelas do bloco do motor e dos colectores estavam limpas e secas. (não tinham vestígios de óleo fresco)
Dito isto, no seguimento do restauro mandei o turbo para uma casa aqui da cidade, especialista em turbos, fizeram uma revisão, disseram na altura que tinha algumas folgas levou uma revisão.
Outros componentes também foram revisionados, bomba injectora, injectores, alternador, enfim o normal de um bom restauro.
Voltando ao presente. O motor levou 5 litros de óleo 10/40w com filtro novo dos altos.
Depois de toda mecânica no sítio, tudo normal, um trabalhar do motor espectacular, um bom ronco, um trabalhar certinho, sem batimentos, um pegar a frio que quase não precisa de aquecer a resistência, uma disponibilidade incrível para subir as rotações, enfim ate parece respirar saúde.
Mediante este cenário aparece a desgraça, depois da 2 ou 3 vez que em dias diferentes que se põe motor a trabalhar, sem nunca ter saído à estrada, aparece uma mancha de óleo na ponta da linha de escape. Quando o motor trabalha cerca de 20 a 30 minutos, a mancha de óleo que aparece no chão tem quase o tamanho de um ovo frito, não aparece imediatamente, mas depois do aquecimento e arrefecimento ela escorre pela linha de escape (que é directa) e lentamente se torna visível.
Conjecturam-se os possíveis cenários (na minha opinião e na do meu primo mecânico):
1 -Vedantes das válvulas ressequidos (depois de tanto tempo parado)?
2 -Turbo mal reparado?
3 -Problemas nos seguimentos?
Começamos por partes:
Desmontou-se o turbo, colectores, e condutas dos radiadores do turbo, verificando-se que:
- A conduta do radiador de arrefecimento do turbo está limpa, tal como quando foi montada.
- Com o turbo fora e sem os colectores (com as janelas do motor abertas), pôs-se o motor a trabalhar e verifica-se que às janelas do motor continuam limpas e secas (hipótese nº1 posta de parte).
- Nesta fase também se pôs o motor a trabalhar com o tubo de esgoto do cartér fora do sítio para ver se a compressão mandava óleo para fora. Com o motor ainda não muito quente, nada de anormal foi visto em termos se saída de gases ou cuspidelas de óleo
- Levou se o turbo outra vez para a casa dos turbos, onde foi desmontado e testado (um curto teste) na nossa presença, o homem diz que não e do turbo, que o turbo está bom (não me cobrou nada desta vez), temos que acreditar (hipótese nº2 posta de parte)?
- Com o turbo montado no lugar, sem o escape ligado pôe-se o motor a trabalhar, e em poucos segundos aparece o óleo em grandes quantidades na saída do turbo para o escape!
- De seguida voltamos a por o motor trabalhar, com o tubo de esgoto do óleo que liga ao cárter fora do sítio, e agora este já manda algum óleo para fora! (talvez o motor agora esteja com mais temperatura!). Enfim voltam algumas duvidas.
EL Barumm...Viana do Castelo Tm: 96 70 24 520