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Óleo no escape

El Baru

UMMzito
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10 Mai 2009
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Boas, solicito umas opiniões sobre esta situação que me está a acontecer nesta fase final do meu demorado restauro.
Há cerca de 2 anos e meio quando parei o jipe para começo do restauro, embora tenha desde a altura da compra até à data desfrutado pouco do carro, cerca de 600km não havia nada de muito grave em termos mecânicos.
Na altura do desmonta tudo verificava-se:

- O turbo fora do lugar estava sujo de óleo, o exterior um bocado crosto, não muito líquido.
- A conduta do arrefecimento do turbo tinha óleo.
- A parte do turbo que sai para o escape tinha algum carvão ou crosta no corpo interior, mas estava seca, (não tinha óleo fresco) assim como toda a linha de escape estava normal, estava limpa.
- As janelas do bloco do motor e dos colectores estavam limpas e secas. (não tinham vestígios de óleo fresco)

Dito isto, no seguimento do restauro mandei o turbo para uma casa aqui da cidade, especialista em turbos, fizeram uma revisão, disseram na altura que tinha algumas folgas… levou uma revisão.
Outros componentes também foram revisionados, bomba injectora, injectores, alternador, enfim o normal de um bom restauro.

Voltando ao presente. O motor levou 5 litros de óleo 10/40w com filtro novo dos altos.
Depois de toda mecânica no sítio, tudo normal, um trabalhar do motor espectacular, um bom ronco, um trabalhar certinho, sem batimentos, um pegar a frio que quase não precisa de aquecer a resistência, uma disponibilidade incrível para subir as rotações, enfim ate parece respirar saúde.

Mediante este cenário aparece a desgraça, depois da 2 ou 3 vez que em dias diferentes que se põe motor a trabalhar, sem nunca ter saído à estrada, aparece uma mancha de óleo na ponta da linha de escape. Quando o motor trabalha cerca de 20 a 30 minutos, a mancha de óleo que aparece no chão tem quase o tamanho de um ovo frito, não aparece imediatamente, mas depois do aquecimento e arrefecimento ela escorre pela linha de escape (que é directa) e lentamente se torna visível.

Conjecturam-se os possíveis cenários (na minha opinião e na do meu primo mecânico):
1 -Vedantes das válvulas ressequidos (depois de tanto tempo parado)?
2 -Turbo mal reparado?
3 -Problemas nos seguimentos?

Começamos por partes:
Desmontou-se o turbo, colectores, e condutas dos radiadores do turbo, verificando-se que:
- A conduta do radiador de arrefecimento do turbo está limpa, tal como quando foi montada.
- Com o turbo fora e sem os colectores (com as janelas do motor abertas), pôs-se o motor a trabalhar e verifica-se que às janelas do motor continuam limpas e secas (hipótese nº1 posta de parte).
- Nesta fase também se pôs o motor a trabalhar com o “tubo de esgoto do cartér” fora do sítio para ver se a compressão mandava óleo para fora. Com o motor ainda não muito quente, nada de anormal foi visto em termos se saída de gases ou cuspidelas de óleo

- Levou se o turbo outra vez para a casa dos turbos, onde foi desmontado e testado (um curto teste) na nossa presença, o homem diz que não e do turbo, que o turbo está bom (não me cobrou nada desta vez), temos que acreditar… (hipótese nº2 posta de parte)?

- Com o turbo montado no lugar, sem o escape ligado pôe-se o motor a trabalhar, e em poucos segundos aparece o óleo em grandes quantidades na saída do turbo para o escape!
- De seguida voltamos a por o motor trabalhar, com o tubo de esgoto do óleo que liga ao cárter fora do sítio, e agora este já manda algum óleo para fora! (talvez o motor agora esteja com mais temperatura!). Enfim voltam algumas duvidas.…(n)


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pajomoro

UMM
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15 Mai 2006
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No teste que fizeram ao turbo verificaram o sistema de auto-lubrificação do mesmo? parece-me que está a sugar mais óleo que consegue expelir, opinião apenas...

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos
 

El Baru

UMMzito
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10 Mai 2009
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Boas, Paulo a mecânica não é o meu ponto forte, conto com o apoio do meu primo que é um jovem mecânico, e começa agora a lidar com os umm`s.
Todas as opiniões vão ser bem acolhidas para ultrapassa-mos esta faz. Obrigado.



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MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Viva amigo Alvaro, na minha opinião o que se está a passar é o seguimte:
O motor do teu menino apesar de estar a trabalhar que nem um relógio Suiço está a deixar passar compreção pelos segmentos, isto na prática leva a um aumento do volume de gázes no interior do bloco do motor, como tens o turbo a fazer uma boa aspiração leva a que este aspire os gazes quentes provenientes do tubo de respiro que liga à tampa das válvulas, cláro que estes gazes são uma nuvem de micro goticulas de óleo que se acomulam no escape depois de passarem pelo motor!
Tira o tampão da tampa das válvulas e coloca o motor a trabalhar, feito isto verifica se tens muita saida de gázes/salpicos de óleo, ou então retira o tubo de respiro que fáz a ligação entre o tubo de admição e o tampão da tampa das válvulas.
Só mais uma coisa, verifica se o tampão de óleo da tampa das válvulas tem uma malha de rede tipo esfregão de palha de áço!
Vá, agora toca a fazer os trabalhos de casa e depois volta cá para dizer como é que isso está.

Nota: se colocas-te segmentos novos no motor, tens que deixar que o motor os acame, pois muitas vezes os segmentos novos deixam passar mais óleo que os velhos.;)

Abraço.
 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Boas;

Para aparecer óleo nas quantidades que descreves, esse óleo a passar pelos segmentos tinha que ser um dano considerável.

Assim sem ver, parece-me que o turbo foi mal reparado e está a passar óleo pelo veio. Para tirar as duvidas, fazes o seguinte teste; desmonta o turbo e tampona o tubo de lubrificação do mesmo, deixa montado o colector de escape, coloca o motor a trabalhar e verifica se ainda aparece óleo. Se não aparecer o problema está no turbo.

Um turbo danificado que deixa passar óleo pelo veio também deixa passar pressão para o circuito de lubrificação, pressão essa que acaba por aparecer no carter.

Para tirar a dúvida, nada como testar o motor sem turbo.

cUMMprimentos;
 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Mais uma coisa, reli o teu post inicial e tenho quase a certeza que é do turbo. Porque se o óleo estivesse a passar pelos segmentos, queimava e fazia-te uma fumarada branca incrível além do cheio típico a óleo queimado. Se aparece liquido, tem que sair depois do local onde há combustão...
 

El Baru

UMMzito
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10 Mai 2009
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Boas, agradeço as opiniões que foram dadas. Ainda não houve progressos por indisponibilidade do meu primo, lá para o fim-de-semana. Já agora para melhor entendimento da história, digo que o motor não foi rectificado, o óleo só passa no corpo interno do turbo para o lado do escape , o da admissão fica limpo.
Fiquei com dúvidas sobre o que é, e onde fica o tal restridor de caudal do turbo.
Já agora outra dúvida, já li aqui no fórum em cartes de 3,5 e 7 litros de óleo no motor, penso que este meu será de 5 litros.




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El Baru

UMMzito
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10 Mai 2009
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Olá, para por fim a este tema, tenho a dizer que todo o problema era o TURBO.
Aqui em Viana do Castelo, a casa “Viana Turbo – Sr. Jorge Rego, cobrou me 190 euros por um trabalho mal feito, injustificado, pois quando levei o turbo para uma segunda casa ( www.turboguilha.com - Sr. Joaquim –Vila do Conde), este Bom profissional disse me logo, que o turbo tinha uma grande folga “axial”, quando desmontado na minha presença ,tinha o veio muito picado e muito calo na zona dos casquilhos, não tinha nenhum material com aspecto novo!. Enfim, fui burlado pelo Sr. da Viana Turbo em Viana do Castelo. Recordo que quando foi na minha 2ª visita, este Sr. garantia a mim e ao meu primo mecânico que o problema não e era do turbo mas sim do motor…
Falando de coisas menos tristes, o Sr. Joaquim foi 5***** mas os seus fornecedores não arranjavam Kit de reparação ( Cuore)para este k16.
Encontrei solução nesta casa em Vigo – Espanha (www.turbovigo10.com)) em 48h tinha um Turbo reconstruído e com 6 meses de garantia, por 370€ com entrega da carcaça velha.
Falando de coisas boas, o Turbo Já esta no sítio e o problema está resolvido. Obrigado a todos que ajudaram a resolver este caso e a propor soluções que também seriam validas.


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