• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Òleo do motor com água?

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Boas, gostava de saber se há alguma forma de saber se a água do circuito de arrefecimento está a passar para o óleo do motor, sem tirar o mesmo?

Haverá alguma forma ou nem por isso? Só mesmo tirando o óleo fora e tentar perceber pela cor e consistência?

Desde já agradecido a todos.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Registo
1 Out 2008
Olá. Ao tirares a Vareta do óleo e se vires que aparece em vez de óleo , é tipo leite é porque tem misturados os 2 óleo e agua mau prenuncio.Cummprimentos.

jsilva

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Não sei porque mas olhando para os buracos da cabeça parece-me impossível passar agua para o óleo.

É mole mas sobe.

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Bruno nãão é impossivel. É sim um pesadelo. Isso quer dizer que a junta da cabeça ou a propria cabeça precisa de manutenção. Não percebendo nada do assunto, são das regras básicas antes de comprar um carro, por exemplo. Verificar sempre o oleo e a agua de modo a verificar se não existem misturas. As juntas depois de muito tempo ou de mau uso acabam por apodrecer/estragar. Os cilindros são lubrificados com oleo, por volta dos cilindros existem ramificações onde a agua de arrefecimento circula. Ora se o que os separa está em estado de degradação/ultrapassado o tempo de vida útil é bem provável que possa haver troca de fluidos. Mas podes aguardar por alguem mais entendido paa te explicar como deve ser.

Carripana on the way ...

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Boas;

Se o nível de óleo está a subir pode ser sinal de alguma infiltração. Normalmente nas nossas máquinas esta fenómeno está mais associado ao retentor da bomba injectora que começa a deixar passar gasóleo para o motor.

Se o óleo sobe e fica pastoso e de cor acinzentada é agua.

se o óleo sobe e fica negro mas muito liquido é gasóleo.

cUMMprimentos;

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Desculpa mas não que convences
Não existindo pressão de óleo nas nossas cabeças, não estou a ver.

Quantos já viram nos UMM agua no oleo?

quote:Originally posted by Fante

Bruno nãão é impossivel. É sim um pesadelo. Isso quer dizer que a junta da cabeça ou a propria cabeça precisa de manutenção. Não percebendo nada do assunto, são das regras básicas antes de comprar um carro, por exemplo. Verificar sempre o oleo e a agua de modo a verificar se não existem misturas. As juntas depois de muito tempo ou de mau uso acabam por apodrecer/estragar. Os cilindros são lubrificados com oleo, por volta dos cilindros existem ramificações onde a agua de arrefecimento circula. Ora se o que os separa está em estado de degradação/ultrapassado o tempo de vida útil é bem provável que possa haver troca de fluidos. Mas podes aguardar por alguem mais entendido paa te explicar como deve ser.

Carripana on the way ...

É mole mas sobe.

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Olá Bruno, não sou mecanico, sou apenas um curioso e não tens que te desculpar. Vamos continuar a aguardar por um mecanico. Alguem que ajude o Bruno pessoal?

Carripana on the way ...

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by bruno-991

Desculpa mas não que convences
Não existindo pressão de óleo nas nossas cabeças, não estou a ver.

Quantos já viram nos UMM agua no oleo?

quote:Originally posted by Fante

Carripana on the way ...

É mole mas sobe.

Eu...:D

No meu PE quando estoirei o motor a primeira vez a água estava a passar para o oleo. A junta da cabeça estava bem queimada e possivelmente havia passagem na cabeça, digo possivelmente porque não fizemos qualquer teste à estanquecidade da mesma pelo motivo de ter optado pela substituição.

Free2UMM

Registo
29 Abr 2010
Olá Bruno,

O Fante tem razão na explicação que te deu. A principal causa da mistura da água com o oleo é a junta da cabeça danificada ou a cabeça estalada. A junta da cabeça é o que une e sela a própria cabeça do motor ao bloco. Se a junta estiver danificada a água vai ocupar os espaços abertos na dita junta e vai acabar por sair nas ramificações do oleo.

Abraço
Pedro SB
969779811

Registo
19 Jan 2012
quote:Originally posted by Abreu

Boas;

Se o nível de óleo está a subir pode ser sinal de alguma infiltração. Normalmente nas nossas máquinas esta fenómeno está mais associado ao retentor da bomba injectora que começa a deixar passar gasóleo para o motor.

cUMMprimentos;

Boas fui agora ver o nivel do oleo e reparei que está acima do nivel e muito preto... Ora se mudei o oleo a 100km será que tenho o retentor marado? É uma operação facil de mudar o retentor?

cUMMps

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
quote:Originally posted by portugues1111

quote:Originally posted by Abreu

Boas;

cUMMprimentos;

Boas fui agora ver o nivel do oleo e reparei que está acima do nivel e muito preto... Ora se mudei o oleo a 100km será que tenho o retentor marado? É uma operação facil de mudar o retentor?

cUMMps

Antes de pensares em mudar o que quer que seja tens que confirmar se o óleo que tem é muito mais que aquele que lhe meteste e se não é fruto por exemplo de o jipe estar inclinado. deves verificar também se o óleo está muito diluído e cheira a gasóleo.

O retentor é facil de mudar mas tens que retirar a bomba injectora fora, o que dá um pouco mais de trabalho.

vê aqui: https://for-umm.pt/oldthreads/14113

cUMMprimentos;

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Ora bem o óleo realmente tem a cor normal preta, portanto a hipótese água no óleo parece ficar excluída. Não excluo também a possibilidade de o jipe estar ligeiramente inclinado quando efectuei a medição.

Já agora, mais uma questão, no caso da bomba deixar passar gasóleo para o motor, é suposto notar-se alguma diferença de temperatura no motor?

Vou fazer mais umas medições e depois decido o que fazer.

Desde já obrigado a todos pela ajuda.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas coampnheiros
Problemas com a temperatura, não me parece que vás notar.
Agora se realmente estiver a passar gasoleo para o motor, podes ouvir um "PUMM" quando ligares o carro e nem sequer começar a trabalhar!
Resultado: já vi bielas retiradas de motores que pareciam um autêntico "Z", fora os outros estragos inerentes ao empeno da biela, o que dá uma grande dor de cabeça e despesa que nem queiras saber...
Aconselho a ir verificar isso antes que seja tarde!
Abraços fortes
RaminiUMM

Registo
19 Jan 2012
Eu como tenho os perifericos do motor desmontados ainda não fiz nada mas uma coisa é certa vou mudar pelo sim pelo não o retentor da BI... Depois logo vejo o que pode ter acontecido ao certo.. Agora tou mais virado para o restauro da chapa e interiores.

cUMMps

cUMMps

Top Inferior