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É normal?

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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ok, como muitos de voces ja devem saber, a minha experiencia de conduçao e pouca, o que so pode ser igualado a minha experiencia de UMM's, no entanto ja fiz muitos km a pendura nos chaços mais velhos do mundo e alguns em estados verdadeiramente lastimaveis, e no entanto....

eu faço 90% dos meu km's no MM em estrada, sendo a larga maioria deles em cidade, no entanto, e apesar do tamanho do carro, do barulho do motor e da cor amarela dificil de passar despercebida, nao é a primeira nem a segunda vez (e duvido que seja a ultima) que um estupido qualquer se manda para a frente do carro - seja de carro ou a pé :astonished: - vendo-me eu obrigado a meter travao a fundo já por algumas vezes. Agora a minha questao é, sempre que isso aconteceu (e mais tarde por andar desconfiado, fiz as minhas experiencias em ambientes mais controlados e o resultado foi o mesmo) sempre que tenho de pisar o travao com mais força a traseira sai-me disparada para a direita!! eu sei que nao tendo sistemas de compensaçao de travagem (ABS e afins) é normal o carro bloquear as rodas se for uma travagem bruta e desviar-se da sua trajectoria, mas como disse ja andei em muito chaço velho e nunca vi nenhum fugir SEMPRE da mesma maneira e para o mesmo lado, independentemente da posiçao das rodas em relaçao a trajectoria ou da velocidade. Agora, isto é normal no UMM ou pode ser indicio de que tou realmente com algum problema no meu sistema de travagem?
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Isso não é normal em carro nenhum!E o UMM que eu saiba tem que passar nos testes IPO como todos os outros...
Isso pode ser os travões de trás desafinados,o compensador de travagem(de carga) a funcionar mal,ou podes ter problemas na travagem á frente.


Filipe Pinheiro
 

raimummdo

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1 Out 2007
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Eu vou mais para os travoes de tras. vai ver isso ainda matas alguem e depois das m trabalho para leva-los para o hospital lol
abraco
 

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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Ele na inspecçao passou em fevereiro do ano passado, mas eu so o comprei em abril.. nao faço ideia do que é que se passou nesse entretanto nem tao pouco se a inspecçao foi rigorosa ou foi amigavel... tendo em conta que passou mas ficou com o registo dos pneus fora de medidas do livrete nao sei mas..

seja como for, obrigado!! porque eu tou farto de me queixar disto e so me dizem "é pah tens pouca experiencia tem é de ter mais cuidado que isso nao é para travar a fundo" eu sei que nao é mas os travoes tao lá e para alguma coisa e eventualidades é uma delas, e sinceramente tava mesmo com dificuldade de engulir que isto era 100% problema meu =P vou tratar entao de ver se me dedico a descubrir o que e que ele tem mesmo ;)

Graci filipeumm :D
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Éláa,inspecção de Fevereiro do ano passado,vê lá se não andas sem inspecção:D
O meu antes de levar discos atrás so travava bem quando ia á re-inspecção:angry:,passados 15 dias já estava na mesma...
Os travões de trás das nossas máquinas deviam ser inspeccionados/afinados com frequencia,os afinadores são manuais.E se for carro de fazer muito mato ainda pior:disappointed_relieved:


Filipe Pinheiro
 

ZePill

UMM
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sem inspecçao nao eheh ta a ser tratadinho para ver se passa primeira em tudo agora =P mas e sempre bom ir sabendo estas coisas como isso da afinaçao dos travoes, tenho de começar a conhecer a maquina, tou farto que me chamem nomes pelas minhas fracas capacidades em mecanica automovel lol

Raimummdo, nao, esse ja o vi la tambem, mas o meu amarelo é mais vivo e o tejadilho é preto, costuma tar é ao pé do segunda circular, no parque da ANA. ;)
 
Registo
30 Mar 2006
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Não é para travar a fundo????? Porquê? Se for necessário, como já tens provas de que é, que remédio tem ele se não travar.

Agora diz-me outra coisa, o fugir é em drift, ou a rolar? em qualquer um dos casos é a travagem descompensada dum lado para o outro, só faz diferença para perceber melhor qual a roda que trava mais ou menos. Bom, mas de qualquer maneira afina isso por igual e o problema deve ficar resolvido.

Primeiro páras e puxas o travão de mão para o travar, depois mete-te debaixo dele e vai inspeccionar o travão de mão, da alavanca sai um espigão que puxa um travessão onde engatam os cabos, verifica se esse travessão está perpendicular ao espigão, isto é, direitinho, se estiver torto quer dizer que há um cabo que está a fazer mais força e em princípio está aí o problema.
Para endireitares esse travessão nas pontas das bichas donde saem os cabos para engatar no travessão tens umas espias com porcas de afinação, mexe nisso até teres equilíbrio.

Se o travessão estiver direito passa à afinação das rodas, tens dois afinadores por roda, são uns quadrados tipo bujão de diferencial que estão do lado dos amortecedores, a meio do prato dos tambores, não é preciso desmontares nada, nem a roda sequer. Basta levantares a roda, rodá-la à mão e mexeres no afinador, prende a roda totalmente e alivia-a totalmente para ganhares sensibilidade, depois afina até conseguires rodar livremente à mão mas sentires um ligeiro roçar dos calços no tambor, quando isso acontecer está bom, passas para a outra roda.

Por fim o curso a alavanca do travão ajustas no espigão que puxa o travessão com os dois cabos.

Espero ter-te ajudado e não baralhado ainda mais


UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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a mim da-me a sensaçao que é drift, mas andar dar de cu como ele ta, com a altura e o peso que o MM tem... com as experiencias habituei-me mas se vai alguem ao lado mesmo a 20 ou 30 a hora é preciso fralda eheh =P

o travao de mao afinei-o no incio de agosto, custa-me a querer que ja esteja a precisar outra vez mas obrigado, vou dar uma vista de olhos na mesma e de caminho pelas rodas que essa nunca vi. ;) No entanto a minha aposta vai para as pastilhas como o ******* diz ou assim.. :S

mas obrigado, ja tenho aqui umas ideias por onde começar o troubleshooting ;) graci
 
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