• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Área total de chapa de um Alter?

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
É uma pergunta um bocado difícil (nunca ouvi ninguém falar deste valor) mas queria saber se alguém faz ideia de qual a àrea total de chapa nos nossos UMM Alter?

Preciso deste valor para efeitos de orçamento para decapagem e metalização. Como o preço que me deram é ao m2 de chapa, pouco me adianta, sem saber qual a àrea total do UMM.

Quando falo total, é mesmo tudo, interior, exterior, por baixo, longarinas, etc.

Como dificilmente alguém terá conhecimento deste valor (espero estar enganado), se alguém decapou ou metalizou todo o seu UMM e se lembre do preço total e preço que cobravam por m2, consegue calcular a àrea total do UMM! :)

Agradecido!

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
penso que o Marcelo (o dono do noddy) fez um restauro nesse sentido. ele tem andado arredado do forumm, pode ser que entretanto ele passe por aqui e partilje essa informaçao

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com

Registo
26 Out 2007
Ola
Olha para estes lados decapar e metalizar anda nos 300,00€ +/- e fazem um trabalho porreiro agora a area nao sei

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
Email:[email protected]

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Resta saber se medem o m2 de chapa, ou de face de chapa.

Simplificando: Medes uma lateral e multiplica por 4. Depois mede o comprimento e largura e multiplica por 2. Finalmente mede a trazeira e multiplica por 4. Não deves ficar longe da medida correcta.

Se medirem somente a chapa, podes fazer o mesmo e divides por 2 no final.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
26 Out 2007
Aldeia aqui medem a area que vao decapar seja a chapa por dentro ou por fora conta tudo como area que trabalharam o jacto area e Metalizacao

Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by PEDROALCANENA

Aldeia aqui medem a area que vao decapar seja a chapa por dentro ou por fora conta tudo como area que trabalharam o jacto area e Metalizacao

Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943

Exacto! O que me explicaram também é nesse sentido. Não é tão directo quanto o Aldeia referiu, porque o calculo é feito à area de chapa efectivamente a decapar.

Bom, medindo tudo como o aldeia refere, sou capaz de chegar a um valor próximo, resta saber qual o erro do mesmo em relação à àrea real, para não ter grandes surpresas a pagar.

Mas assim sendo, como os homens até são de aqui perto, o mais indicado será levar-lhes lá o chassis e eles que se orientem a orçamentar a obra.

Obrigado pelas respostas! ;)

cUMMprimentos
Benjamim

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Benjamim,

3 chassis decapados em fases diferentes e dois desses chassis foram "re-decapados" ligeiramente apos trabalhos feitos.

Os precos variam, se o material que e' usado para decapar (projectil), for ou areia, ou grenalha (metal) depende do equipamento da empresa...se e' "de trazer por casa" se tem instalacoes industriais...tudo se paga.

Agora preco de "amigo" ou corrente e a usar possivelmente metal como projectil ronda os 300euros, ja ouvi valores de 250 euros, zona de Vale de Cambra.
Decapagem a areia e pormenorizada e com a distancia ao chassis "recomendada" = mao certa para nao para nao danificar a chapa...etc..etc.. pode comecar nos 500 euros e por ai acima.

Metalizacao a frio com decapagem incluida 300 euros e' de aproveitar, mas nao fica "impecavel", confirmo que e' bem melhor que nada fazer.
Metalizacao a quente (zinco liquido a 400graus centigrados aprox) = imersao total do chassis "e' para sempre" e fica em certos casos pelo preco de um UMM "usado" para venda e os precos nao sao para se publicar, sao proibitivos, so mesmo para "doentes da cabeca" e que nao tem vicios, como bebida ou "tabaco" e gastam o seu "extra" em UMM's / carros.

Comentario pessoal: se tens alguem minimamente interessado em fazer esse trabalho pegas nos varios esquemas UMM (plantas e alcados de construcao UMM) recentemente ate redesenhados pelo Ze Simoes (Ideias) e levas ao artista e mostras as medidas do chassis, alturas e larguras, e ele a grosso modo vai poder dar um preco muito proximo da realidade...isto se realmente te quer fazer o trabalho, ou entao faz tu esse "trabalho de casa" sozinho e depois reves o assunto com ele.
Lembra-te que e' so mesmo o chassis a decapar - tudo o que esta "soldado" as longarinas e nao se pode "desligar" desse chassis.

Paineis laterais onde correm as janelas + portas + capots e toda a "chaparia solta do chassis" torna-se complicado decapar pois pode empenar e/ou furar.

Alguma duvida apita, ve sempre bem que meios tem o artista de decapagem.

P.S. bom bom era nao efectuar nenhuma decapagem "mecanica" = desbasta camadas minimas de metal ao teu UMM, mas em virtude de certas tecnicas nao serem comercializadas ou permitidas ou exploradas em portugal tens mesmo que jogar com o que tens, ou entao perde tempo a investigar outras tecnicas e monta tu mesmo um negocio para decapagem de classicos como deve de ser - ja estive mais longe.

EDIT: ainda melhor que tudo o que disse e somente para responder a pergunta directamente: Area total da chapa do Chassis monocoque UMM, mandas uma mensagem ao pessoal da MoDena (que anda a fazer as espetaculares miniaturas UMM) e eles te poderao dar medidas exactas, e' so eles terem tempo para te "atender".

Ou entao mete "cunha" com o "Presidente da Joouuunta" ca do sitio!:D aka Norberto Liberato e ele faz isso que te disse acontecer.

Carlos Pires

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mais uma vez, obrigado pelas respostas!

Carlos, os tipos são profissionais, é o negócio deles, têm oficina e ao contacta-los telefonicamente explicaram-me os vários processos, vantagens e desvantagens de fazer um ou outro, etc. Pareceram bastante competentes, como de resto se exige de quem tem casa aberta! :)

A decapagem é feita com granalha (metal) em vez de areia. É possivel fazer bem o trabalho com metal sem amolgar os paineis? Ou só mesmo com areia se evita isso?

Como dizes, também tenho ponderado submeter só mesmo o chassis e tudo o resto (portas, tejadilho, etc) fazer eu em casa a decapagem e pintura com primarios à maneira. De qualquer forma, o que importa mesmo ter bem tratado é o chassis...o resto, mal por mal, troca-se de portas ou de tejadilho ou outra peça de chapa.

Também me falaram da zincagem no entanto o senhor referiu ser mais caro e mostrou-se bastante preocupado com a elevada temperatura do processo aplicada a certos paineis, o que os pode deformar (como disse, não se preocuparam tanto em vender mas em esclarecer-me o que acho de louvar hoje em dia).

Como a oficina é numa vila aqui bem próxima, vou pegar no jipe, monta-lo num reboque e leva-lo até lá. Nada como avaliarem a peça alvo de tratamento para orçamentarem o mais proximo possivel e perceber qual o tatamento se pode/deve aplicar.

A minha questão surge porque eles deram-me o preço por metro quadrado mas como não faço ideia quantos metros quadrados tem a superficie total de um UMM, fico na mesma, não tendo um valor de referência.

cUMMprimentos
Benjamim

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
boas!

Carlos os preços proibitivos andam em que valoreS? foi o que fizeste ao teu de 93?

e que eu ando a equacionar para o meu longo

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by aloevera

Benjamim,

ja tens a nocao da area?

Boas Carlos,

Ainda não tenho. Entretanto o trabalho ocupou muito tempo e depois meteu-se uma merecida semana de férias! Vou agora voltar-me novamente para os UMM. Mas primeiro quero reparar chapa que está podre para depois o montar no tactor e levar a uma casa da especialidade (decapagem/metalização) para me orçamentarem o trabalho. Falei com eles por telefone e a rsposta foi mesmo essa, "o melhor será trazer o chassis para medirmos e orçamentar de forma mais precisa".

Quando souber alguma coisa colocarei aqui ou num novo topico sobre o restauro deste UMM que ainda permanece no segredo dos Deuses! :p

cUMMprimentos
Benjamim

Top Inferior